Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 27 - Semana de 22 a 28 de janeiro de 2008 |
As Origens de São Paulo
- CRÔNICA
Nos idos de 1553, duas tribos no Planalto de Piratininga estavam em uma guerra acirrada. Uma das tribos eram os Carijós (que significa Com Pintas Brancas). Eles eram briguentos, guerreiros e habitavam a região do Paissandú (que significa Deus Santo).
A outra tribo eram os Tupiniquins (que significa Descendentes dos Tupis). Eram, em geral pacíficos, e habitavam uma região cheia de árvores que davam um fruto muito nutritivo conhecido como Cambucí (que significa Fruta de duas partes).
Antes que a Anistia Internacional acusassem o Governo de OMISSÃO, o Governador Geral Tomé de Souza convocou o Padre Manoel da Nóbrega que estava em Itanhaém (que significa Pedra que Fala) apaziguando os índios de lá. Nóbrega pede auxílio a André Ramalho (filho de João Ramalho) que falava fluentemente o Tupi e, em JUNHO de 1553, chegam, junto com os índios Guaianás, a uma região muito bonita entre os rios Tamanduateí (que significa Rio de Muitas Voltas) e o rio Anhangabaú (que significa Rio dos Diabos) e lá dá início à Aldeia de Piratininga (que significa Peixe Seco, isto é, Bacalhau).
Ao contrário do que se esperava, os índios receberam muito bem os padres. Os índios guerreavam por esporte. Uma espécie de olimpíadas que os brancos copiaram depois. Frustada a expedição, os padres decidiram ficar por aqui.
Os índios Guaianás ajudaram os padres a construir uma escola. Nessa escola, o primeiro professor foi o Antonio Rodrigues que dominava o Tupi-guarani.
Montaram diversos cursos como Secretariado, Desenho Técnico, Torneiro Mecânico e Datilografia. A escola fez um grande sucesso e, em pouco tempo, começou a faltar professores. Alguns alunos vinham de São Bernardo do Campo especialmente para estudar Eletricidade de Automóveis, pois já se cogitava a instalação de um parque automobilístico naquela região.
Então, o padre Leonardo Nunes foi incumbido pelo Manoel da Nóbrega de ir à Bahia buscar mais professores. Imagine o sacrifício que era fazer uma viagem de São Paulo a Salvador. Naquela época, a viagem era demorada: Só o trem entre São Paulo e Rio demorava 11 horas!
No dia 24/12/1553, chegaram a São Paulo, vindo da Bahia, muitos padres, dentre eles o Padre José de Anchieta, aluno de Manoel da Nóbrega no Seminário em Coimbra. Com a ajuda dos índios construíram novas alas e puderam instalar os novos cursos como Comércio Exterior, Marketing e Informática.
Como a escola atendia a todas as nações indígenas, era conhecida como Serviço Nacional de Ajuda aos Indios SENAI. Dizem que esta sigla tem hoje outro significado.
No dia 25/01/1554, o Padre Manoel de Paiva, primo de João Ramalho, ajudado pelos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, rezou a 1a missa, fundando, desta forma, a Vila de São Paulo de Piratininga.
Esta vila teve um desenvolvimento surpreendente, chegando a ter quase 20 milhões de pessoas. É muito difícil imaginar como seria a vida em uma cidade com quase 20 milhões de pessoas. Deve ser um caos!
(colaboração do companheiro Roberto Massaru Watanabe em homenagem aos 454 anos de fundação da Cidade de São Paulo)
EFEMÉRIDES:
Janeiro: Mês da Conscientização Rotária.
24/01 Dia da Constituição;
24/01 Dia da Previdência Social;
24/01 Dia do Aposentado;
25/01 Aniversário de Fundação de São Paulo;
25/01 Dia do Carteiro;
25/01 Dia dos Correios;
27/01 Dia do Orador;
28/01 Dia do Comércio Exterior;
28/01 Dia do Portuário.