Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 28 - Semana de 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2008 |
O CARNAVAL
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
A DATA DO CARNAVAL
O primeiro domingo após o 14o dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Ou, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa. Se o 14o dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de março. Entretanto, se a primeira lua cheia, isto é, o 14o dia após o equinócio da primavera for 29 dias, depois do 21 de março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de abril, isto é, o mais tarde possível. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março se situa necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de março e 25 de abril.
O domingo de carnaval cairá sempre no 7o domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
AS ALAS DE UM DESFILE
Dentre as diversas formas de festejar o carnaval, encontramos o desfile de Escolas de Samba.
O desfile é composto por ALAS. Cada ala pode conter um sub-tema ou contar uma parte da história.
Algumas alas são de existência obrigatória: Comissão de Frente, Ala das Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira. As alas desfilam um pouco separadas uma das outras. Adereços e alegorias podem marcar a separação entre uma ala e outra. Alegorias podem ser montagens sobre rodas empurradas por pessoas. Podem também ser montadas sobre o chassis de um caminhão. São conhecidas também como Carros Alegóricos.
Os Carros Alegóricos formam grandes atrações nas escolas e geralmente são mantidos em segredo até o momento do desfile. Ocupam o carro alegórico, além do cenário, os DESTAQUES que são pessoas especiais e convidados.
Entre uma ala e outra vai o Coordenador da Harmonia. Pessoa chave que vai orientando os passistas quanto à velocidade de avanço na pista. Ele é responsável, também, em manter o ânimo da turma. Verifica também se todos estão cantando o samba e sambando conforme a coreografia ensaiada. Cantar o samba e a harmonia marcam pontos para a escola.
A MONTAGEM DO DESFILE
A montagem começa na quinta-feira, logo depois da quarta-feira de cinzas do carnaval do ano anterior.
Mal descansaram das atividades do carnaval, os componentes da escola de samba já começam a trabalhar para o carnal do ano seguinte. As fantasias, as alegorias e os carros alegóricos são desmontados e as peças que poderão ser usadas no carnaval seguinte são cuidadosamente embaladas e guardadas.
Mais ou menos em torno do mês de julho é feito um concurso para a escolha do tema do carnaval. É um momento de muita disputa. Como em qualquer entidade existe sempre um grupo mais conservador e outro mais progressista. A escolha é precedida de muita discussão e provocação.
Feita a escolha do tema, a escola começa a trabalhar em torno do Samba Enredo. Diversos grupos saem pesquisando e levantando dados sobre o tema e cada grupo compõe a sua proposta para o Samba Enredo.
(continua na última página)
EFEMÉRIDES:
JANEIRO Mês da Conscientização Rotária.
FEVEREIRO Mês da Compreensão Mundial.29/01 Dia Internacional do Hanseniano;
30/01 Dia da Saudade;
30/01 Dia da História em Quadrinhos;
31/01 Dia Internacional do Mágico;
31/01 Dia da Solidariedade;
01/02 Dia do Publicitário;
02/02 Dia do Agente Fiscal;
02/02 Dia Mundial das Zonas Úmidas;
05/02 Carnaval;
05/02 Dia do Datilocopista;
06/02 Dia do Agente de Defesa Ambiental;
07/02 Dia do Gráfico;
11/02 Dia Internacional do Enfermo;
11/02 Dia do Zelador.