Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 29 - Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2008 |
A MORTE DE PAUL HARRIS
Paul faleceu em 27 de janeiro de 1947, aos 79 anos, tendo sido sepultado em Chicago, próximo ao local onde está enterrado o seu grande amigo Silvester Schielle.
Paul Harris foi casado com Jean Thompson, natural de Edimburgh, Escócia. Conheceram se em 1907, no Chicago Praire Club, tendo se unido em matrimônio três meses depois de se haverem conhecido. Dois anos após Paul e Jean instalaram-se em casa própria, chamada "Comely Bank", nome da rua onde Jean nasceu, na cidade de Edimbrugh.
Jean morreu em 9 de novembro de 1963, aos 82 anos de idade.
Paul Harris chegou a Chicago em 27 de fevereiro de 1896, tendo alugado um escritório, e, depois um prédio, que sublocou. O ambiente da cidade era difícil, com imoralidades, incêndios fraudulentos e falências, melhorando 1900, com o fechamento das casas de jogos e tavernas, a promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição.
Sócio do clube da imprensa, Paul escrevia contos para um sindicato de jornais; freqüentava restaurantes e igrejas de diferentes cultos; no período de 15 anos residiu em trinta lugares diferentes, embora mantendo o mesmo endereço profissional. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados de Chicago, do Colégio de Advogados do Estado de lllinóis, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago.
A idéia de Rotary surgiu em 1900, durante almoço de Paul Harris, em Rogen Park, com um outro advogado. Impressionado com o relacionamento fraterno do colega nos armazéns e fábricas da região, ocorreu-lhe a iniciativa de procurar converter os clientes em amigos.
Silvester Schielle (negociante de carvão), Gustav Loehl (engenheiro de minas), Hiram Shorey, (dono de uma alfaiataria) fizeram a primeira reunião na noite de 23 de fevereiro de 1905, no Edifício Unity, na North Dearborn Street n° 127, 70 andar. Os quatro eram pessoas amistosas, acessíveis, procedentes de pequenas comunidades da Nova Inglaterra; e de ascendência alemã, sueca, e irlandesa, adotando as religiões protestante, católica e judaica.
O primeiro Presidente foi Silvester Schielle, cliente de Paul, que com ele havia almoçado num restaurante italiano no dia 23, para explicar o plano; Gustav convidou Hiram Shorey; e Paul Hanis declinou de qualquer cargo, só aceitando a presidência dois anos mais tarde. Três itens do seu programa: estimular o crescimento do clube, estender o movimento a outras cidades e acrescentar Serviços à Comunidade aos objetivos do Rotary.
Na segunda reunião, Harry Rugles, impressor, sugeriu que se cantasse nas reuniões. Até o fim do ano, já eram trinta sócios. Apesar de fazer sobressair a vantagem comercial dos sócios, a
(continua na última página)
EFEMÉRIDES:
FEVEREIRO Mês da Compreensão Mundial.
14/01 Dia Internacional do Amor (Valentine´s Day);
16/01 Dia do repórter.