Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 30 - Semana de 19 a 25 de fevereiro de 2008 |
Aniversário do Rotary
No próximo dia 23 o Rotary International estará comemorando 103 anos da sua fundação.
Foi na noite do dia 23 de fevereiro de 1905 que quatro profissionais, Silvester Schielle, negociante de carvão, Gustav Loehl, engenheiro de minas, Hiram Shorey, alfaiate e Paul Percy Harris, advogado, reunidos no sétimo andar do Edifício Unity na cidade de Chicago fundaram uma entidade que recebeu o nome Rotary na terceira reunião por estarem reunindo-se semanalmente de forma rotativa nos locais de trabalho dos seus membros.
Paul Harris percebera, desde o início, que por si só, o objetivo do clube tinha campo extremamente limitado. Então ansiava por expandir esse objetivo para fora dos quadros do clube criar clubes congêneres em outras cidades.
Muitos poderão pensam que a expansão de Rotary de cidade a cidade e de país a país aconteceu sem que houvesse um árduo trabalho de propagação de seus ideais: No entanto, isso se deu em virtude de um labor planejado e laboriosamente executado.
A extraordinária força de união de Rtoary pode ser simbolizada pelo fato de que a amizade era o que ligava os companheiros do Rotary de Chicago.
Conta Paul Harris em seu livro Meu Caminho para Rotary:
Foi um período longo de dolorosa expectativa. Sofri desesperanças amargas, alternadas por fases de vibração e otimismo sem, contudo, poder abandonar o meu trabalho de firmar-me na profissão.
Três longos anos se passaram para que surgisse o primeiro resultado positivo. Custou, mas encontrei em Manuel Munhoz o portador eficiente da mensagem de Rotary a São Francisco da Califórnia. Ele fora meu companheiro de quarto no "Del Prado Hotel" em Chicago e se impregnara das minhas idéias.
Durante uma viagem de negócios a São Francisco, que estava em reconstrução, após o terremoto e os incêndios conseqüentes, Munhoz fez com que o advogado Homer Wood se correspondesse comigo. Resultado: em novembro de 1908 surgia o segundo Rotary Club.
Logo em seguida, os diligentes sanfrancisquenses levaram Oakland a fundar o 3º R.C. Logo após, o 4º em Seattle e o 5º em Los Angeles. Depois New York, Boston e outras cidades aderiram ao movimento.
Animados com o sucesso, pensamos chegar à Inglaterra e fomos a Londres. Meu amigo Arthur Frederick Sheldon iria visitar sua representante naquela metrópole. O rotariano Harvey C. Wheeller, de Boston, tinha uma filial do seu negócio em Londres. Foi fácil para Sheldon interessar seu representante e, amparado, com a cooperação de Wheeller, foi organizado o R.C. de Londres. Wheeller foi o seu presidente.
Os países da América Latina foram os próximos a ocupar nossa atenção e passamos a nos interessar por um americano que tinha interesses em Havana, Cuba. Era homem de elevados ideais e muita habilidade. Embora se esforçasse, durante algum tempo, voltou trazendo só fracasso e pessimismo quanto à aceitação de Rotary, por gente de qualquer raça que não fosse a anglo-saxão. Inobstante, dos sócios do R.C. de Tampa, na Flórida, Angel Cuesta e John Turner provaram, logo em seguida, que o meu emissário estava errado: organizaram um excelente R.C. em Havana e Cuesta, animado com o sucesso, foi à Espanha e, ali, organizou o R.C. Madrid, o primeiro do continente europeu.
(continua na última página)
EFEMÉRIDES:
FEVEREIRO Mês da Compreensão Mundial.
14/01 Dia Internacional do Amor (Valentine´s Day);
16/01 Dia do repórter.