rodambpcores.bmp (423054 bytes)

Rotary Club de São Paulo - Tatuapé
BOLETIM SEMANAL GESTÃO 2007-08
DISTRITO 4430 de Rotary Internationa - São Paulo - Brasil

Boletim N0 32 - Semana de 4 a 10 de março de 2008

logo2007.jpg (11787 bytes)

 

PLANO ESTRATÉGICO DO ROTARY INTERNATIONAL

Da mesma forma que nas grandes organizações e corporações multinacionais, o   Rotary International conta com um planejamento estratégico de longo prazo que foi produzido por uma empresa especializada.

As metas do Plano Estratégico do RI foram decididas durante uma reunião do Conselho Diretor em novembro de 2002. Os objetivos foram adotados pela Comissão de Planejamento Estratégico em 30 de janeiro de 2003. Este comitê é composto por ex-presidentes do RI, líderes internacionais, ex-diretores, e conta com a colaboração de muitos funcionários do RI em posições de destaque, sob a liderança do seu secretário-geral.

O Plano Estratégico foi consolidado para um prazo de cinco anos para as atividades do RI em geral - à exceção dos programas corporativos, que têm um prazo de sete anos para sua consolidação. Portanto, o Plano Estratégico atualmente em vigência é o início de uma longa caminhada, já que, dentro de alguns anos, deveremos ter um Plano Estratégico Global para nossa organização, que deverá alcançar um período muito maior, de no mínimo 25 anos.

Isso nos lembra a história de um professor inglês – contada como verídica – que, ao iniciar uma palestra sobre um assunto correlato ao nosso, usou de uma imagem muito interessante. Ele colocou um vaso de cristal em cima de uma mesa e encheu-o até a borda com pedras de cor clara e tamanhos variados. Então o professor perguntou à audiência se o vaso estava completamente cheio, e todos concordaram. Em seguida, ele tirou de uma gaveta um prato cheio de seixos rolados e brancos, de tamanho médio, e ajeitou-os cuidadosamente dentro do vaso. Perguntou novamente aos presentes se eles concordavam que o vaso estava cheio, e todos disseram que sim. O professor apanhou outro prato, agora cheio de pedrinhas de cor preta, e repetiu o que havia feito antes, perguntando a mesma coisa à platéia, que se calou em silêncio indagador. Foi aí que ele encheu o vaso com areia e água, novamente até a borda, preenchendo-o em definitivo.

Cremos que o Plano Estratégico do RI abrange apenas algumas poucas pedrinhas claras da história acima. Ainda teremos muitos e variados panoramas que, ao longo dos próximos anos, serão inseridos como parte integrante de um plano estratégico para cerca de 30 anos.

Metas e objetivos

A primeira meta do RI é a erradicação da poliomielite. Precisamos assegurar que os recursos financeiros e humanos destinados ao combate da doença sejam gerenciados pela Fundação Rotária e por seus parceiros, com quem pretendemos desenvolver um plano para garantir a obtenção da documentação necessária para a emissão dos certificados de erradicação até dezembro de 2006. Um outro compromisso é fazer com que o Rotary mantenha um alto nível de premiação aos rotarianos e ao público em geral nos seus esforços de combate à pólio, desenvolvendo uma estratégia apropriada para o encerramento da imunização.

A segunda meta do Plano Estratégico é focalizar o programa de incentivos. Será criado um processo para identificar, desenvolver, implementar e avaliar um consistente programa multianual do enfoque de atividades da organização, que deverá ser aprovado pelo Conselho de Legislação, eliminando a alteração anual do programa de incentivo do presidente e/ou do Conselho de Diretores do RI.

Um programa de incentivo para a integração dos clubes em seus esforços será instaurado, oferecendo oportunidades, flexibilidade e encorajamento aos Rotary Clubs individualmente, para que eles ajam de acordo com as necessidades de suas comunidades. A adoção de oportunidades de cooperação com outras organizações para alcançar resultados melhores no que diz respeito aos objetivos do nosso programa é um outro ponto estabelecido por esta meta.

A terceira meta é a seleção do enfoque do novo programa corporativo do RI. Em julho de 2004, o Conselho de Legislação vai aprovar uma resolução estabelecendo que o Rotary terá um programa corporativo a ser endossado pelo Conselho de Legislação de 2007. Em julho de 2007, o Conselho de Legislação endossará o novo programa corporativo, a ser implementado pelo RI em 2010.
   Alguns pontos precisam ser desenvolvidos para que este objetivo seja alcançado, como o critério que será utilizado para selecionar um futuro programa corporativo, incluindo avaliações dos resultados;

(continua na última página)

EFEMÉRIDES:

MARÇO – Semana Mundial do ROTARACT – A semana que inclui o dia 13 de março.

04/03 – Dia Mundial da Oração;
05/03 - Dia do Filatelista Brasileiro;
07/03 – Dia do Fuzileiro Naval;
08/03 – Dia Internacional da Mulher;
09/03 – Dia das Sociedades Amigos de Bairro;
10/03 – Dia do Telefone;
10/03 – Dia do Sogro.

REUNIÃO DE HOJE:

RELATO SOBRE O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JOVENS

Relator:

GABRIEL AVILA GIANINI- Neto do companheiro Ávila e Marcy

REUNIÃO PASSADA:

Data: 26/02/2008

Palestra:

COMPANHEIRISMO

Mensagem do Presidente:

“Os problemas da vitória são mais agradáveis que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis”.

.   (WINSTON CHURCHILL)

 Mesa da Presidência:

  1. José AugustoVéras da Silva;
  2. Antonio Assumpção;
  3. Eugenio Guadagnoli.

Convidados:

§      Norberto Cesar Gavranich, pelo clube;

§      Raymond Rez – pelo clube;

§      Sebastião A Martins - por Francisco Thomaz

Estatística:

Companheiros do clube             32

Convidados             3

Visitantes             0

Total de Presentes             35

Percentual provisório             82%

Presidência:

O Presidente José Augusto Véras da Silva:

·        Agradeceu aos companheiros Gilson, Minoru, Ricardo, Ávila, Assumpção, Bordin, Sergio, Sampaio e as esposas Irai, Adelaide e Patricia, por terem acompanhado na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Rotary realizada na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 20.

·        Agradeceu aos casais Enéas e Wanda,  Edgard e Cecilia, Reck e Elizabete, João Perez e Lucema, Jose Lino e Beth por terem acompanhado na Reunião Festiva de aniversário de 50 anos de fundação do RCSP-Penha, nosso clube padrinho, ocorrido no último dia 21.

·        Anunciou que no próximo dia 28, quinta-feira, será realizada a reunião festiva de aniversário do RCSP-Itaquera, nosso clube afilhado. O evento será realizado nas dependências da ACM-Associção Cristã de Moços de Itaquera, localizada na Rua Leo da Afonseca numero 47.

·        Agradeceu ao mestre cuca da  noite, companheiro Norberto Pancera  que nos proporcionou um delicioso  jantar.

·        Agradeceu aos companheiros Silvio (20), Assumpção (14) e Ronaldo (4) pela doação realizada à Campanha dos Selos Usados.

·        Agradeceu ao companheiro Edgard Garcia do Souto (26) e Fernando Dias Aguiar Jr (980) pelos remédios doados à Campanha dos Remédios.

 

Anunciou que “hoje” o nosso companheiro   Sergio Contente está participando da reunião do RC de Mairiporã para receber os remédios arrecadados por aquele clube.

Tribuna:

·          O companheiro José Marcos Simões fez o Minuto da Fundação Rotária.

ANIVERSÁRIO DO CLUBE:

Reunião Festiva no dia 11 de março no Buffet Prince para comemoração do 380 aniversário de fundação.

Rua Ulisses Cruz, 800.

Leve um convidado.

ATIVIDADES DAS COMISSÕES:

EXPEDIENTE DO COMPANHEIRISMO:

Coordenadores da Cozinha:

·        De hoje: Ordival Bordin;

·        11/03 – Buffet Prince;

·        18/03 – Paulo Roberto.

No Rotary Tatuapé, a cada semana, um dos companheiros é o coordenador da Cozinha.

Aniversariantes da Semana:

05-03-Haidée Santos Mikalkenas;

09-03- Horacilio Melro;

Campanha de Selos Usados:

·          Assumpção  1.764
·          José Veras      729
·          Ordival Bordin      598
·          Sampaio   467
·          Carlos      441
·          Ricardo Thomaz    228
·          Eduardo Campofiorito      179
·          José Garcia Telles     149
·          João Perez      136
·          Enéas Júlio Massaglia 112
·          Edgard Garcia do Souto      115
·          Francisco Pereira Thomaz    100
·          José Lino 88
·          João Gavranich  58
·          José Marcos      49
·          Ávila        38
·          Ignácio      34
·          Edson        31
·          Ronaldo Marques    28
·          Silvio        22
·          Zizi  20
·          Eduardo Nadruz        19
·          Fernando  18
·          Gilson        17
·          Luiz Reck 13

·          Flávio 8
·          Paulo Roberto        7
·          Rodrigo        7
·          Silvio 7
·          Cammarota  2
·          Teruya          1

Mais detalhes sobre a Campanha de Selos Usados no site:

www.rotary4430.org.br/selos

COMPANHEIRISMO:

Participaram da reunião festiva de aniversário do RCSP-Itaquera, os companheiros Ávila, Assumpção, Sebastião e a assertiana Maria das Graças.

Aniversariou , no último dia 02/03, o nosso companheiro José Marcos Simões.

Da Comissão da Fundação Rotária:

- Chamada para Inscrições -


A Fundação Rotária do Rotary International anuncia a abertura das inscrições para a turma de 2009-11 das Bolsas Rotary pela Paz Mundial e para as sessões de Janeiro e Junho de 2009 do Programa Rotary para Estudos sobre Paz e Conflitos.

Os formulários de inscrição devem ser submetidos à Fundação Rotária até 1° de Julho de 2008.

Sinopse dos Programas:

Os Centros Rotary de Estudos Internacionais oferecem a oportunidade de obtenção de diploma de mestrado nas áreas de paz e resolução de conflitos.

Os bolsistas também adquirem conhecimentos sobre como resolver conflitos para utilizá-los em suas carreiras pessoais.

Cerca de 60 bolsistas iniciam estudos todo ano nos seis Centros Rotary, localizados em cinco países: Universidad del Salvador, Argentina; University of Queensland Austrália; University of California, EUA; Duke University e University of North Carolina em Chapel Hill, EUA; University of Bradford, Inglaterra; e International Christian University, Japão.

O Programa Rotary para Estudos sobre Paz e Conflitos oferece cursos intensivos de três meses de duração em Bangcoc, na Tailândia, nos quais grupos de até 30 estudantes recebem orientação de especialistas da área de paz e resolução de conflitos.

 

O currículo especializado tem o intuito de maximizar a experiência dos participantes e professores, e oferece equilíbrio entre teoria e prática.

Ideal para profissionais dinâmicos, o programa possibilita a líderes potenciais ampliar sua visão de mundo e fortalecer a capacidade de negociação visando, em última instância, causar impacto significativo nos esforços de promoção da paz e resolução de conflitos mundialmente.

Da Secretaria:

O NOVO TELEFONE, 2091-2159,  começará a vigorar a partir do dia 28 de março.

Anotem nas suas agendas.

NOTÍCIAS DOS DISTRITOS:

Dia do Rotary:

No último dia 20, a Câmara Municipal de São Paulo realizou Sessão Solene em comemoração do DIA DO ROTARY.

Estiveram presentes os seguintes companheiros:

Gilson, Veras, Minoru, Ricardo, Ávila, Assumpção, Bordin, Sergio, Sampaio e as esposas Irai, Adelaide e Patrícia.

Total 12 pessoas.

Foi uma festa muito bonita, com a presença de vários ex-governadores e também foi comemorado o Centenário da Imigração Japonesa.

O destaque da noite ficou com a belíssima apresentação do Coral do IDEPAC.

Conferência Distrital:

Nos dias 5 a 8 de junho estaremos em Águas de Lindoya.

Nesse ano, não há intermediação da governadoria na negociação com os hotéis de modo que os clubes devem entrar em contato direto com o hotel de preferência.


Google doa US$3,5 milhões ao Rotary para ajudar a erradicar a pólio

 O Rotary International recebeu uma doação de US$3,5 milhões da Fundação Google, para ajudar a erradicar a pólio. O valor será usado para equiparar na razão 1:1 cada dólar doado pelos rotarianos.

Os fundos resultantes do subsídio e das doações apoiarão diretamente atividades de imunização conduzidas pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, parceria formada pela Organização Mundial de Saúde, o Rotary International, o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças.

"Esta ação do Google, do mesmo modo que o subsídio de US$100 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates, vem em resposta ao apelo mundial de apoio à erradicação da pólio veiculado pelo Rotary e seus parceiros." diz o Dr. Robert S. Scott, presidente do conselho de curadores da Fundação Rotária: "Ambos os desafios refletem a confiança destas instituições na colaboração incessante dos líderes rotários à provisão de uma vida saudável às crianças do mundo."

Erradicar a pólio tem sido prioridade do Rotary desde 1985. Foram empregados mais de US$ 650 milhões para ajudar a imunizar cerca de dois bilhões de crianças, e estima-se que quando o mundo tiver sido certificado como Livre da Doença, a organização terá dedicado mais de US$ 850 milhões à causa.

O número de casos de pólio caiu de 350.000 por ano, na década de 1980, para cerca de 2.000 em 2006. O número de países endêmicos caiu de 125 para somente 4, isto é, Índia, Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

 

"Esta ajuda chegou em hora crucial para a Polioplus. Mais do que nunca precisamos de fundos para vacinar as crianças de regiões sob conflitos ou em áreas extremamente remotas" comentou o presidente do RI, Wilfrid J. Wilkinson. "Temos os conhecimentos técnicos para vencer a pólio, e estamos quase lá. O que necessitamos é que o resto do mundo siga o exemplo da Fundação Google."


(continuação da matéria da capa)

a codificação de um processo para identificar um futuro programa corporativo; e um plano para construir um consenso organizacional para o programa selecionado.

Liderança e treinamento

A quarta meta é o aperfeiçoamento do controle – aqui entendido como liderança - da estrutura. Para que isto ocorra, serão desenvolvidos um plano e um processo voltados à utilização mais eficiente dos recursos gerenciais da organização, com vistas a uma maior eficiência dos serviços nos Rotary Clubs.

Os valores do Rotary International serão identificados e codificados nos documentos constitucionais, assim como os pertinentes aos assuntos de governo, administração e controle, o que ajudará a definir as respectivas normas para os envolvidos nos assuntos de governo, administração e controle do RI em todos os níveis.

A quinta meta é implementar treinamento e educação em todos os níveis, processo que será desenvolvido a longo prazo.

Em 30 de junho de 2005, o novo programa de treinamento do Rotary será totalmente implementado, comunicado e avaliado. Todo esse cuidadoso procedimento visa realizar uma profunda análise para determinar os conhecimentos e habilidades necessários a todos os clubes, distritos e líderes internacionais, observando também a efetividade do atual programa de treinamento. Será um primeiro passo para desenvolver programas que ofereçam conhecimentos e habilidades identificadas, revendo e avaliando a efetividade do programa de orientação compulsória para todo o corpo de funcionários do Rotary.

Crescer e comunicar

A sexta meta é expandir e integrar globalmente os membros dos RCs. Em 1º de julho de 2003, iniciaram-se as negociações com as autoridades dos países que já tiveram Rotary Clubs no passado. Este processo ocorre dentro e de comum acordo com a política e as normas do Rotary International. Nesta mesma data, foi estabelecida a meta anual mínima de 10 mil novos rotarianos.

No próximo mês de abril, o secretário-geral vai estudar métodos para incluir membros femininos no Conselho Diretor do Rotary International. Esta decisão será submetida ao Conselho Diretor e ao Conselho de Legislação de 2007, se necessário. Em julho, deverão estar concluídas as negociações para a implantação de clubes provisórios nos países onde não haja a presença de RCs – sempre de acordo com a política e com as normas do RI. Para julho de 2004, espera-se estabelecer novamente a meta anual mínima de 10 mil novos rotarianos em todo o mundo. Em julho de 2005, será feito novamente o estudo dos países e das áreas que ainda não tenham recebido clubes rotários.

Outro objetivo é desenvolver e implementar um plano abrangente que possibilite a extensão do Rotary a todos países e comunidades aptos a sustentar um clube, envolvendo voluntários rotarianos com experiência específica e sensibilidade cultural ao iniciar estes esforços de ampliação da presença da organização em áreas que ainda não estão correta ou totalmente servidas por ela. Desenvolver uma legislação que traga a cada distrito um mínimo de 2.750 sócios, distribuídos em 75 clubes-padrão, com o intuito de fortalecer o Rotary e dar suporte aos sócios, é um outro ponto abordado por esta meta.

A sétima e última meta do Plano Estratégico do RI é fortalecer a imagem pública da organização. Para que isto ocorra, será desenvolvido um processo de revisão para determinar o sucesso da atual campanha de promoção da imagem pública do Rotary.

Também será assegurada uma aproximação diversificada de relações públicas, utilizando todos os sistemas e mídias, e reconhecendo as diferenças regionais. Maiores facilidades a respeito das normas de divulgação do RI serão observadas, como a que visa permitir o uso do logotipo do Rotary – bem como de suas marcas e símbolos – para identificar os projetos e atividades da nossa organização, resultando numa imagem pública positiva dela.

Arrematando o que foi exposto, é importante sempre nos lembrarmos que um Rotary Club deve ser uma referência permanente na comunidade à qual ele está inserido. Poderíamos comparar um Rotary Club a uma grande árvore que se destaca e que é vista por todos. E também sabemos que árvore alguma será conhecida ou amada pela sua aparência exterior mas, sim, pelos seus frutos e pela sua utilidade e produção.


MEU CAMINHO PARA ROTARY:

Semanalmente publicamos um pequeno trecho do livro de autoria de Paul Harris. Quem estiver interessado em todo o conteúdo, pode adquiri-lo na Sucursal de RI pelo código CD3-922A-EN.

CAPÍTULO XXXII

Coloca-se uma Placa

            Três meses antes dos cinco anos que me concedera para correr mundo e conhecer a alma humana cheguei a Chicago disposto a iniciar-me como defensor da lei. Minha juventude se fora. As aventuras e as viagens proporcionaram-me maturidade. Freqüentemente os homens, após haverem desprezado as oportunidades de adquirirem sabedoria, terão de suportar duras experiências. Afinal, assentei a vida ao início da primavera de 1896, quando a seiva subia nos "maples" do meu vale e iniciava a reverdecê-los.

            A visão do companheirismo mundial dos homens de negócio e profissionais ainda não fora concebida. Havia necessidade de mais experiências. Mas os fundamentos já estavam postos.

Seria de surpreender que uma mente sensível, havendo encontrado tanto bem em meio à maldade, tantos fatores de amizade em ambientes destituídos de afetividade, tanta razão, para confiar e ter fé nos homens de negócio, pudesse visualizar aquele ideal?

            Chicago passava por tempos sombrios. Eu os tivera, também, e não queria acreditar que os teria ainda piores. Eu me considerava especialista no suportar dificuldades. Contava com os meus recursos muito limitados, e esperava que, logo após haver afixado a placa indicativa do meu nome como advogado, teria algum trabalho. Mas as coisas não eram tão fáceis. Nos primeiros tempos as minhas esperanças se reduziram a um grande zero.

            Eu passava a maior parte do tempo nos tribunais a fim de familiarizar-me com os procedimentos legais e lia, diligentemente, os casos em litígio e acórdãos mas nenhum cliente me procurava. Tentei trocar idéias com outros  advogados em início de carreira mas isso não me rendeu subsídio aproveitável. Alguns deles tinham recursos, outros tinham parentes ou amigos influentes; outros, como eu, estavam lutando.

            Seria muito longo e desnecessário relatar como eu, de pequeno escritório particular, passei a ampliá-lo admitindo colegas como sócios e reservando-me a chefia. Os clientes foram aparecendo, de início paulatinamente e, depois, em aceleração crescente. Tornei-me sócio do Clube dos Advogados, do Clube de Imprensa, do "Bohemian Club" e da Associação Comercial, de cujas atividades passei a participar ativamente.

No entanto, ao jovem, que passara cinco anos em aventuras de múltipla característica, e que agora se tornara um jovem profissional, não era de se esperar que se transformasse, de pronto, num cidadão sereno e tranqüilo. O que sentia, prementemente, era solidão, principalmente aos domingos e feriados. Tentei travar conhecimento com outros jovens que, oriundos do meio rural ou do calor da convivência em cidades pequenas, tivessem vindo tentar a vida em Chicago. Demorei muito a encontrá-los e foi difícil a aproximação.

            Eu sentia necessidade premente de rever a aldeia da minha infância, até que resolvi ceder ao impulso de o fazer. Tio George, a quem eu me sentia um grande devedor, foi apanhar-me na estação, em Rutland e levou-me para a sua casa num "faeton" puxado por um sucessor do baio Billy. Tio George permanecia em atividade profissional, mas moderada. Reservava-se os casos menos preocupantes. O prédio pomposo da antiga estação havia sido consumido por um incêndio e em seu lugar, levantara-se um despretensioso edifício todo aberto. O pregão dos agentes carregadores dos três principais hotéis, o Bates House, o Berwick e o Bardwell, com as suas curiosas características de entonação e gíria publicitária, já não mais se ouvia e a rua do Mercado e a avenida principal, afiguravam-se para mim, que viera de Chicago, como as ruas do tranqüilo bairro de Goldsmith.

            A casa de tio George era na "Cottage Street", que agora se me afigurava muito mais estreita, do que me parecia na infância. A satisfação que tia Mellie e Mattie, minha prima, demonstraram ao receber-me, foi sincera e genuína. Muitas coisas haviam mudado no seio da família Fox. O ruído alegre, do riso e das vozes animadas da juventude feliz, desaparecera. Os filhos dispersaram-se pelos caminhos da vida. Tio George passava horas no alpendre oposto à rua, em silêncio, como se estivesse mergulhado em meditação. Era, ainda, uma criatura impregnada de bondade mas tornara-se extremamente calado. Só falava quando as circunstâncias o exigiam.

CONSELHO DIRETOR 2007-08

Presidente:

José Augusto Veras da Silva

COMISSÕES:

10 Vice Presidente:

Antonio Chiarotto Filho

Administração:

Fernando Dias Aguiar Jr

20 Vice Presidente:

Enéas Júlio Massaglia

Proj. de Prestação de Serviços:

Antônio Maria Rodrigues Ávila

10 Secretário:

Eugenio Guadagnoli

Desenvolvimento do Quadro Social:

Edson Dias Lamas

20 Secretário:

João Perez Filho

Fundação Rotária:

Edgard Garcia do Souto

10 Tesoureiro:

Carlos Roberto Vaz de Paula

Relações Públicas:

Ricardo Pereira Thomaz

20 Tesoureiro:

Eduardo A Ávila Nadruz

Último Ex-Presidente:

Minoru Ueta

Diretor de Protocolo:

Ordival Bordin

Presidente Eleito 2009-10:

Sebastião Osvaldo Dias

Presidente Eleito 2008-09:

José Lino de Caro

Comissão do Boletim:

Roberto Massaru Watanabe

Rotary Club de São Paulo – Tatuapé – Fundado em 10/03/1970

Rua Diamante Preto, 290 – CEP 03405-006
Telefone: (11) 6191-2159 – email: rotary.club@terra.com.br

IR PARA O ÍNDICE DOS BOLETINS - botaoQV.gif (478 bytes)

RMW\arquivos\boletins\b20080304.htm em 16/03/2008, atualizado em 16/03/2008.