Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 37 - Semana de 8 a 14 de abril de 2008 |
O DIA DO JORNALISTA
Comemora-se no dia 7 de abril, o Dia do Jornalista.
Profissional incansável, freqüentemente de plantão, à espera de um furo de reportagem, o jornalista dedica a sua vida em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Outras vezes, o jornalista se entrega à prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. O jornalista é um profissional de Comunicações.
O jornalista pode atuar em diversas áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa.
A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem, indicando os parâmetros jornalísticos conhecido Quem-Quando-Onde-Como-Por que.
A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição.
O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.
A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final.
A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.
A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso em jornais, revistas e sites ou lido no rádio, na TV ou no cinema.
A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento.
Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), há no Brasil cem mil registros de jornalistas, dos quais estima que 60% corresponda a profissionais atuantes. Destes, dois terços são sindicalizados. Agora, quantos sabem que foi instituída uma data para comemorar o exercício da profissão? E quantos sabem que 7 de abril é o Dia Nacional do Jornalista? Difícil dizer.
O fato de 7 de abril ser o dia da fundação da ABI pelo jornalista Gustavo de Lacerda, em 1908, é um dos principais motivos para a comemoração do Dia Nacional do Jornalista nesta data. As fontes consultadas, porém, desconhecem quando e exatamente porquê a data foi instituída.
EFEMÉRIDES:
ABRIL Mês da Revista do Rotary..
08/04 Dia Mundial de Combate ao Câncer;
08/04 Dia do Correios;
08/04 Dia da Natação;
09/04 Dia do Aço;
10/04 Dia da Engenharia;
12/04 Dia do Obstetra;
13/04 Dia Internacional do Beijo;
13/04 Dia dos Jovens;
13/04 Dia do Office-Boy;
13/04 Dia do Hino Nacional;
14/04 Dia Internacional do Café.Fonte: www.rotary4430.org.br/efemerides