Rotary Club de
São Paulo - Tatuapé Boletim N0 39 - Semana de 22 a 28 de abril de 2008 |
O ACHAMENTO DO BRASIL
Nos idos de 1.500, Portugal e Espanha tinham a fome insaciável de conquista de novas terras e diante disso assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494.
De acordo com este acordo, Portugal ficaria com as terras que viesse a descobrir que ficassem a leste da linha imaginária (meridiano) traçada a 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto a Espanha ficaria com as terras a oeste desta linha.
Influenciado pelo sucesso da odisseia de Vasco da Gama, o rei D. Manuel I apressou-se em mandar aparelhar uma nova frota para a 'Índia', desta feita bastante maior.
A nova frota era composta por treze navios e mais de mil homens. Pela primeira vez liderava uma frota um fidalgo, D. Pedro Álvares Cabral, filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte.
Sabe-se que a armada levava mantimentos para oito meses. Pouco antes da partida, mandou el-Rei rezar uma missa, no Mosteiro de Belém, presidida pelo bispo de Ceuta, D. Diogo de Ortiz, onde benzeu uma bandeira com as armas do Reino e a entregou em mão a D. Pedro Álvares Cabral. despedindo-se pessoalmente o rei do fidalgo e dos restantes capitães.
Zarpava a grande frota de treze navios do Restelo a 8 de Março de 1500, com o objetivo formal de concluir relações comerciais com os portos índicos de Calecute, Cananor e Sofala, iniciadas na viagem de Vasco da Gama.
Pelo dia 14 do mesmo mês já se encontravam nas Canárias e no dia 22 chegavam a Cabo Verde.
No dia 22 de Abril, avistava-se uma terra onde se destacava um alto monte que Cabral batizou de Monte Pascoal e à terra deu o nome de Ilha de Vera Cruz
No dia 24 de Abril Cabral recebeu os nativos no seu navio. Acompanhado de Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia e Pero Vaz de Caminha, recebia o grupo de índios que reconheceram de imediata o ouro e prata que se fazia surgir no navio nomeadamente um fio de ouro de D. Pedro e um castiçal de prata indicando aos portugueses que ali havia destes metais.
(Continua na última página)
EFEMÉRIDES:
ABRIL Mês da Revista do Rotary..
22/04 Descobrimento do Brasil;
22/04 Dia da Aviação de Caça;
22/04 Dia da Força Aérea Brasileira;
22/04 Dia do Planeta Terra;
23/04 Dia Mundial do Escoteiro;
23/04 Dia Mundial do Livro;
23/04 Dia Mundial dos Direitos do Autor;
23/04 Dia do Choro (estilo musical);
24/04 Dia Internacional do Jovem Trabalhador;
25/04 Dia do Contabilista;
26/04 Dia do Goleiro;
26/04 Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão;
27/04 Dia da Empregada Doméstica;
28/04 Dia Nacional da Caatinga;
28/04 Dia da Educação;
28/04 Dia da Sogra.Fonte: www.rotary4430.org.br/efemerides