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REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

2 - FÓRUNS E ASSEMBLÉIAS

Os Fóruns são oportunidades que os clube têm de promover discussões esclarecedores sobre os temas rotários. Trata-se de uma Reunião Formal com a presença de todo o quadro social do clube para tratar de questões ligadas às atividades do clube. Como na antiga roma quando fórum era a Praça Pública onde a comunidade tratava assuntos de interesse geral, o Fórum Rotário deve eleger um tema e proceder à discussão ampla com oportunidades para todos.

Tratando-se de reunião formal do clube, deve ser realizado, de preferência no dia, horário e local habitual. Entretanto, pode ser realizado em data e local diferente, com transferência ou não de uma reunião ordinária.

O fórum deve ser conduzido por um MEDIADOR. Pessoa que cuidará para que a reunião siga o roteiro previamente determinado e que dará oportunidade a todas as tendências e vertentes existente sobre o tema. Convide para ser mediador um companheiro com experiência em condução de reuniões e em administração de conflitos e, mais importante, que não tenha a tendência de monopolizar, ou pior, de tomar um dos partidos.

O fórum pode ter um RELATOR que apresentará a linha geral do fórum ou aspectos principais do tema, enfim, os tópicos principais que nortearão as discussões. Convide para relator um companheiro didático que possa caracterizar o "onde estamos" e o "onde queremos chegar".

O fórum pode ter também dois ou mais DEBATEDORES, cada um com a responsabilidade de apresentar e defender um aspecto, partido ou vertente do tema. Convide para debatedor um companheiro que conheça o assunto e que tenha argumentos convicentes. Ele deve ser também muito didático na sua apresentação.

O Rotary está em constante evolução e a cada 3 anos mudam certas regras, comissões são extintas, outras são criadas. Para acompanhar, de perto, essas mudanças, mesmo rotarianos "calejados" devem participar dos fóruns. Geralmente o Governador municia sua equipe distrital com um companheiro que esteja "por dentro" das novidades do Rotary. Então, convide este companheiro para participar do Fórum como Convidade Especial.

A data de realização de um Fórum deve ser amplamente divulgada aos outros clubes, pois os fóruns são direcionados mais para os companheiros do próprio clube.

Quando o fórum é realizado dentro de uma reunião ordinária, a duração do fórum não pode extrapolar o tempo normal da reunião (normalmente 60 minutos).

Caso o Presidente da sessão perceba que irá ultrapassar a duração prevista e havendo a presença de Convidados e Visitantes, o Presidente deverá alertar para que essas pessoas se sintam à vontade para se retirar ao atingir a duração normal das reuniões.

Além dos Fóruns obrigatórios, o clube pode elencar mais alguns por conta própria. Os obrigatórios são centrados nas Avenidas de Serviços:

  1. Fórum sobre os Serviços Internos;
  2. Fórum sobre os Serviços Profissionais;
  3. Fórum sobre os Serviços à Comunidade;
  4. Fórum sobre os Serviços Internacionais;
  5. Fórum sobre os Serviços Pró-Juventude ou Novas Gerações.

Alguns meses ou semanas já possuem determinação do Rotary Internacional, de modo que os Fóruns correspondentes deverão ser realizados dentro desses meses. Veja quais são:

  1. Mês da Alfabetização (JULHO)
  2. Mês do Desenvolvimento do Quadro Social (AGOSTO)
  3. Mês das Novas Gerações (SETEMBRO)
  4. Mês dos Serviços Profissionais (OUTUBRO)
  5. Mês da Fundação Rotária (NOVEMBRO)
  6. Semana Mundial do INTERACT (semana que inclui o dia 5 de novembro)
  7. Mês da Conscientização Rotária (JANEIRO)
  8. Mês da Compreensão Mundial (FEVEREIRO)
  9. Semana Mundial do ROTARACT (semana que inclui o dia 13 de março)
  10. Mês da Revista do Rotary (ABRIL)
  11. Mês dos Grupos Profissionais e Recreativos do Rotary (JUNHO)

As Assembleias são ocasiões especiais para conhecimento de determinados temas e a aprovação de determinadas determinações do clube.

Além das Assembléias obrigatórias, o clube pode elecar mais algumas por conta própria. A assembléia do clube é uma reunião de todos os membros do clube, ocupantes ou não de cargos diretivos, para discussão do programa da gestão, atividades, preparar a visita oficial do governador, discutir com o governador o andamento do clube, realizar a eleição dos diregentes e revisão do plano de atividades.

  1. Assembléia Geral Ordinária para apresentação do Plano de Atividades e Aprovação do Plano Orçamentário da Gestão. Deve ser realizada na primeira quinzena de julho.
  2. Assembléia Geral Ordinária com a presença do Governador Assistente para Preparar a Visita Oficial do Governador.
  3. Assembléia Geral Ordinária com o Governador;
  4. Assembléia Geral Ordinária para Eleições do Presidente e Conselho Diretor. Deve ser realizada até o dia 31 de dezembro;
  5. Assembléia Geral Ordinária para Revisão do Plano de Atividades e Plano Orçamentário da Gestão. Deve ser realizada na primeira quinzena de janeiro;
  6. Assembléia Geral Ordinária para Apresentação dos Resultados da Conferência Distrital. deve ser realizada logo após a Conferência Distrital;
  7. Assembléia Geral Ordinária para Apresentação das Orientações da Assembléia Distrital. Deve ser realizada logo após a Assembléia Distrital;

RMW/4430/reuord/reu02.htm em 01/05/2003 atualizado em 14/08/2005.