REUNIÃO
ORDINÁRIA |
2 - FÓRUNS E ASSEMBLÉIAS |
Os Fóruns são oportunidades que os clube têm de promover discussões esclarecedores sobre os temas rotários. Trata-se de uma Reunião Formal com a presença de todo o quadro social do clube para tratar de questões ligadas às atividades do clube. Como na antiga roma quando fórum era a Praça Pública onde a comunidade tratava assuntos de interesse geral, o Fórum Rotário deve eleger um tema e proceder à discussão ampla com oportunidades para todos.
Tratando-se de reunião formal do clube, deve ser realizado, de preferência no dia, horário e local habitual. Entretanto, pode ser realizado em data e local diferente, com transferência ou não de uma reunião ordinária.
O fórum deve ser conduzido por um MEDIADOR. Pessoa que cuidará para que a reunião siga o roteiro previamente determinado e que dará oportunidade a todas as tendências e vertentes existente sobre o tema. Convide para ser mediador um companheiro com experiência em condução de reuniões e em administração de conflitos e, mais importante, que não tenha a tendência de monopolizar, ou pior, de tomar um dos partidos.
O fórum pode ter um RELATOR que apresentará a linha geral do fórum ou aspectos principais do tema, enfim, os tópicos principais que nortearão as discussões. Convide para relator um companheiro didático que possa caracterizar o "onde estamos" e o "onde queremos chegar".
O fórum pode ter também dois ou mais DEBATEDORES, cada um com a responsabilidade de apresentar e defender um aspecto, partido ou vertente do tema. Convide para debatedor um companheiro que conheça o assunto e que tenha argumentos convicentes. Ele deve ser também muito didático na sua apresentação.
O Rotary está em constante evolução e a cada 3 anos mudam certas regras, comissões são extintas, outras são criadas. Para acompanhar, de perto, essas mudanças, mesmo rotarianos "calejados" devem participar dos fóruns. Geralmente o Governador municia sua equipe distrital com um companheiro que esteja "por dentro" das novidades do Rotary. Então, convide este companheiro para participar do Fórum como Convidade Especial.
A data de realização de um Fórum deve ser amplamente divulgada aos outros clubes, pois os fóruns são direcionados mais para os companheiros do próprio clube.
Quando o fórum é realizado dentro de uma reunião ordinária, a duração do fórum não pode extrapolar o tempo normal da reunião (normalmente 60 minutos).
Caso o Presidente da sessão perceba que irá ultrapassar a duração prevista e havendo a presença de Convidados e Visitantes, o Presidente deverá alertar para que essas pessoas se sintam à vontade para se retirar ao atingir a duração normal das reuniões.
Além dos Fóruns obrigatórios, o clube pode elencar mais alguns por conta própria. Os obrigatórios são centrados nas Avenidas de Serviços:
- Fórum sobre os Serviços Internos;
- Fórum sobre os Serviços Profissionais;
- Fórum sobre os Serviços à Comunidade;
- Fórum sobre os Serviços Internacionais;
- Fórum sobre os Serviços Pró-Juventude ou Novas Gerações.
Alguns meses ou semanas já possuem determinação do Rotary Internacional, de modo que os Fóruns correspondentes deverão ser realizados dentro desses meses. Veja quais são:
- Mês da Alfabetização (JULHO)
- Mês do Desenvolvimento do Quadro Social (AGOSTO)
- Mês das Novas Gerações (SETEMBRO)
- Mês dos Serviços Profissionais (OUTUBRO)
- Mês da Fundação Rotária (NOVEMBRO)
- Semana Mundial do INTERACT (semana que inclui o dia 5 de novembro)
- Mês da Conscientização Rotária (JANEIRO)
- Mês da Compreensão Mundial (FEVEREIRO)
- Semana Mundial do ROTARACT (semana que inclui o dia 13 de março)
- Mês da Revista do Rotary (ABRIL)
- Mês dos Grupos Profissionais e Recreativos do Rotary (JUNHO)
As Assembleias são ocasiões especiais para conhecimento de determinados temas e a aprovação de determinadas determinações do clube.
Além das Assembléias obrigatórias, o clube pode elecar mais algumas por conta própria. A assembléia do clube é uma reunião de todos os membros do clube, ocupantes ou não de cargos diretivos, para discussão do programa da gestão, atividades, preparar a visita oficial do governador, discutir com o governador o andamento do clube, realizar a eleição dos diregentes e revisão do plano de atividades.
- Assembléia Geral Ordinária para apresentação do Plano de Atividades e Aprovação do Plano Orçamentário da Gestão. Deve ser realizada na primeira quinzena de julho.
- Assembléia Geral Ordinária com a presença do Governador Assistente para Preparar a Visita Oficial do Governador.
- Assembléia Geral Ordinária com o Governador;
- Assembléia Geral Ordinária para Eleições do Presidente e Conselho Diretor. Deve ser realizada até o dia 31 de dezembro;
- Assembléia Geral Ordinária para Revisão do Plano de Atividades e Plano Orçamentário da Gestão. Deve ser realizada na primeira quinzena de janeiro;
- Assembléia Geral Ordinária para Apresentação dos Resultados da Conferência Distrital. deve ser realizada logo após a Conferência Distrital;
- Assembléia Geral Ordinária para Apresentação das Orientações da Assembléia Distrital. Deve ser realizada logo após a Assembléia Distrital;
RMW/4430/reuord/reu02.htm em 01/05/2003 atualizado em 14/08/2005.