Variados285.gif (8366 bytes)

REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

3 - DIVULGAÇÃO

Vivemos o mundo das comunicações. Como já dizia o Velho Guerreiro (Chacrinha, apresentador de televisão) "Quem não se comunica se estrumbica".

É importante providenciar uma adequada divulgação dos trabalhos que serão realizados.

A divulgação deve ser feita ANTES do evento ser realizado. Não adianta divulgar depois. Quem divulga depois está só dando razões para o seu ego.

Diversos meios estão disponíveis para a divulgação:

O meio mais rápido e automático é claro, valer-se do Boletim Semanal do clube. Esta mídia que é obribatória em todos os clubes possui uma estrutura própria de "repórteres", "editores", "revisores", "impressores" e "jornaleiros".

Outro meio é a divulgação na tribuna. O interessante é solicitar ao Presidente da Comissão correspondente a ida à tribuna para anunciar o evento. Assim, se for anunciar que haverá uma palestra de um ilustre especialista, dentro da programação de reuniões, deve ir à tribuna o Diretor de Programação, enquanto que se o evento a anunciar for uma Campanha de Saúde, quem deve ir à tribuna será o Presidente da Comissão de Serviços à Comunidade.

O Presidente do clube deve ser poupado desses anúncios cotidianos.

Um meio eficaz de divulgar os eventos do clube é enviar rotariano como representante do Rotary (não esquecer de dar a ele uma credencial) a uma reunião de outra entidade (Associação Comercial, Clube dos Lojistas, Comunidade Paroquial, etc.) e solicitar que ele ocupe a tribuna ou microfone e faça uma boa divulgação.

A imprensa (rádio, televisão e jornal) deve ser avisada com bastante antecedência. Os jornais de bairro vivem à custa de anúncios de modo que eles não vêem com bons olhos os pedidos de publicação gratuítos. Devemos facilitar o trabalho deles pois uma simples NOTA vai exigir deles a participação de um fotógrafo, de um repórter e de um redator. O Rotary poderá facilitar, providenciando uma fotografia de boa qualidade com um bom enquadramento e enviar um PRESS RELEASE, isto é, um rascunho da matéria já pronta.

Procure manter sempre, nos quadros sociais do clube um companheiro que conheça a linguagem jornalística. Se não for alguém da própria classificação da imprensa, ao menos alguém com facilidades com a linguagem deles.

A idéia de divulgar os próximos temas de reuniões e eventos do clube é para dar oportunidade aos sócios de convidarem sócios em potencial para assistir a uma reunião "interessante" do clube. 

Outro meio muito eficiente de divulgação é a Internet. Utilize-se de grupos de emails. Mnte um site do clube e anuncie com bastante antecedência os temas das próximas reuniões.

Não basta colocar somente o Tema. Dê dicas sobre os tópicos que serão trataddos. Dê ênfase também ao Palestrante, passe trechos da experiência profissional do palestrante naquele tema.


RMW/4430/reuord/reu03.htm em 01/05/2003 atualizado em 27/03/2006.