Variados285.gif (8366 bytes)

REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

7- PAUTA DA REUNIÃO

Toda reunião ordinária é uma reunião de trabalho e deve ter um tema previamente anunciado.

De acordo com o Manual de Procedimento, uma reunião ordinária deve ser composta de:

A Abertura e o Encerramento devem ser solenes, precedidas pelo Sino Rotário e realizadas pela Tribuna de Honra pelo Presidente. Durante a abertura é aceitável algum comentário ou frase de efeito. Mas não é obrigatório, muito pelo contrário, as reuniões ordinárias devem ser abertas com a simples frase "Declaro aberta a Nésina reunião ordinária do Rotary Clube de ... " .

Quem preside uma reunião ordinária é o Presidente e cabe, somente a ele, o ato de abrir e de encerrar a reunião.

Não devem fazer parte da pauta da reunião, anúncio de falecimento, cantar parabéns para você, apagar vela de bolo. Tais atividades devem ser feitas antes da Abertura ou depois do Encerramento.

Quem apresenta os convidados e visitantes é o Diretor do Protocolo e isso ele faz na Tribuna pois é uma honra ter convidados e visitantes.

Os expedientes e comunicações não precisam ser feitos na Tribuna, mesmo porque não é honroso nem solene.

Expediente do Secretário - O Primeiro Secretário apresenta as correspondências recebidas e expedidas, incluindo-se aí os boletins, revistas e jornais. Pode haver a leitura da ata da reunião anterior. O ideal é não ter nada disso e apenas mencionar que os tópicos mais importantes da reunião anterior encontra-se no boletim semanal. O Presidente deve pedir a aprovação ou não da ata da reunião anterior.

Expediente do Companheirismo - Momento para enaltecer qualidades do companheiro. A comissão deve trabalhar na surdina, tentando descobrir assuntos pessoais ou familiares que valorizam a vada do companheiro como o filho que passou no vestibular.

Demais comissões apresentam novos assuntos e os encaminhamentos que já foram dados a eles. Não tem sentido apresentar em uma reunião ordinária um assunto totalmente novo que ninguém esteja sabendo.

No dia a dia, um companheiro qualquer que fique sabendo de algum evento que vai acontecer na comunidade, não deve esperar o dia ou a hora da reunião ordinária. No mesmo momento que ele ficou sabendo deve entrar em contato telefônico com o companheiro Presidente da Comissão que trata daquele assunto. Este, por sua vez, já encaminha, de imediato, a questão.

Quando chegar a reunião ordinária, o Presidente da Comissão, anuncia que tal assunto chegou ao clube e já foi dado determinado encaminhamento e que os sócios serão contatados para colaboração ou participação.

O presidnete deve fazer o expediente dele depois de todos, mas ANTES da palestra.

Depois da palestra não deve haver mais comunicações. Apenas os agradecimentos do Presidente e o Encerramento.

Não deve existir "Palavra Livre" em Reunião de Rotary.

O ideal é que a Pauta seja fechada no dia anterior à da reunião e no seu fechamento participar o Presidente, o Secretário e o Diretor de Protocolo.

A Pauta deve fazer parte do Boletim Semanal.

 

Veja um exemplo de uma Pauta Completa:

 

11:45 - Abertura do local. Identificadores “Hoje: Reunião do Rotary”, “Estacionamento”, “Tema de hoje”, “Cardápio do dia”, “Taxa de Adesão: “, etc.  feito pelo Serviços Internos.

11:50 - Instalação da Recepção – tesouraria, secretaria, boletim, companheirismo, relações públicas, informação rotária. O boletim semanal deve ser distribuído logo na entrada, pois contém a pauta da reunião. Deve haver uma pasta com “literatura rotária” com folhetos do tipo “Isto é Rotary”, “IGE”, etc.

12:00 - Início do coquetel, recepção aos convidados e visitantes. Cumprimentos e apresentações. Durante coquetel, o Presidente deve ficar solto e cumprimentar todos. Elé é o principal anfitrião da Reunião Ordinária.

12:25 - Diretor de Protocolo convida as pessoas a tomar seus lugares. Para isso, não ocupa a tribuna.

12:30 - Presidente – Inicia a Reunião com a Abertura e Saudação ao Pavilhão

12:35 - Presidente – Solicita ao Protocolo ocupar a tribuna para fazer a apresentação da mesa, dos convidados e visitantes.

            Protocolo: Apresentação dos Componentes da Mesa Presidencial, e registro dos Convidados e Visitantes

Presidente: Dá sinal ao Protocolo autorizando servir o Primeiro Prato (Salada). Em locais self-service, o Protocolo anuncia no microfone, sem, no entanto ocupar a tribuna. Ele deve falar do lado da mesa diretora e não necessariamente do lado da tribuna.

12:40 – Presidente – Solicita ao Secretário apresentar o seu expediente. Modernamente, o secretário apresenta o seu expediente da mesa onde está, sem ocupar a tribuna, pois o seu expediente é uma coisa corriqueira. Antes de solicitar ao secretário a apresentação do seu expediente, o presidente dá um sinal ao protocolo que leva o microfone até o secretário e alerta-o que ele será o próximo a falar (dá tempo de ele engulir o que estava mastigando) e o protocolo faz um leve sinal para o presidente para dizer que o secretário está pronto.

Secretário: Apresenta Expediente da Secretaria. Durante a apresentação, o secretário deve enfatizar os aspectos motivacionais. Cartas não devem ser lidas. Apenas mencionar os aspectos importantes. Detalhes como endereços, horários, etc. devem ser transcritos no boletim semanal.

“Aspectos Motivacionais”, o secretário não deve se ater somente à leitura monótona de uma carta que o clube recebeu convidando todos para participar, por exemplo, de uma cerimônia cívica no quartel da polícia militar. Se ele fizer só isso, ninguém irá. Então, o secretário deve ENGRANDECER o evento, dizer que o Quartel já fez coisas maravilhosas, que será uma grande oportunidade para o Rotary mostrar a sua força, para mostrar o prestígio do nosso Presidente (que não estará só) e que se fará acompanhar de um comitiva de Diretores e Dirigentes do Rotary.

Presidente: Dá sinal ao Protocolo para servir o Segundo Prato. Em locais self-service, o Protocolo anuncia no microfone, sem no entanto ocupar a tribuna.

12:45 - Presidente – Oferece a palavra para Presidente de Comissão.

Presidente de Comissão: - Passa a informação. Modernamente, ele não ocupa a tribuna e fala de onde está. Cuidado para não confundir saudação com cumprimento. No início da sua fala, deve saudar pelo menos o Presidente e o Palestrante que é ilustre convidado. Saudar e não cumprimentar. Não tem sentido iniciar a fala com "Boa Tarde" ou "Boa Noite". Ao finalizar, dizer apenas "Obrigado" e não boa reunião e muito menos "bom jantar".

12:50 - Presidente – Expediente da Presidência

13:00 - Presidente – Convoca o Diretor de Programação para fazer a apresentação do Palestrante

Diretor de Programação faz a apresentação do Palestrante. A apresentação não deve ser substituída por “leitura” do currículo. Procure colocar o currículo completo no boletim semanal. Assim, a apresentação na tribuna pode ser restringir somente àqueles aspectos diretamente relacionados com o tema da palestra. Ao terminar, oferece a tribuna em nome do presidente (lembre-se que somente o presidente pode conceder ou não o uso da tribuna). Diga “... e, com a anuência do presidente fulano, ofereço a tribuna do RC tal e peço uma calorosa saudação ao Dr. fulano”.

Protocolo conduz o Palestrante até a Tribuna e ajusta o microfone.

13:05 – Palestrante – Faz a Palestra. Terminada a palestra, ele deve agradecer e sentar. Normalmente não há sessão de perguntas e respostas. Palestra não é fórum de debates.

Presidente: Faz um sinal ao protocolo para que sirvam a sobremesa.

13:25 - Presidente – Agradecimento ao Palestrante (pede para o Secretário fazer entrega uma lembrança, o ideal é um Certificado)

  Estatística da Reunião

Reforça convite e lembra eventos

  Agradecimentos Finais

13:30 -  Encerramento – Saudação ao Pavilhão Nacional


RMW/4430/reuord/reu07.htm em 01/05/2003 atualizado em 28/03/2006.