REUNIÃO
ORDINÁRIA |
9 - SECRETARIA |
O Trabalho do Secretário do Clube.
A Secretaria do clube desenvolve um trabalho de grande importância para a imagem, prestígio e eficácia de um clube. O grande responsável para isso é o Secretário do Clube. Ele deve ser ativo, abnegado e fiel depositário de todos os bens do clube. Tem, praticamente, um mandato de 14 meses, sendo importante manter contato com o Presidente e o Secretário da gestão anterior e receber orientação quanto à situação administrativa e fiscal do clube.
Alguns clube contratam funcionários para gerir a secretaria, porém, o correto é o próprio companheiro Secretário que deve conduzir, pois a proximidade com a estrutura, os eventos, e a organização do Rotary International faz o companheiro "abrir os olhos" e ter uma visão mais ampla das coisas.
É de Competência do Secretário: Preparar e enviar relatórios, providenciar e enviar toda a correspondencia, supervisionando, ainda, a contabilidade do clube e a tesouraria. Para vocês terem uma idéia, no Conselho Diretor de R. I., o Secretário, é o único que tem Cargo Remunerado.
MATERIAL OBRIGATÓRIO NA SECRETARIA
ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO, devidamente atualizados e registrados no Regístro. Civil de Pessoas Jurídicas;
DIPLOMA DE ADMISSÃO EM ROTARY INTERNACIONAL (Caso o original tenha se extraviado, solicite à sucursal um novo exemplar);
RELATÓRIOS SEMESTRAIS DE R. I. , que devem ser guardados juntos e ordenados;
LIVROS DE ATAS: Em número de 4:
Atas de posse de associados;
Atas de reuniões do Conselho Diretor;
Atas de Assembléias;
Atas de reuniões ordinárias.
NOTA: As atas de eleições do Conselho Diretor, devem ser registradas no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, porque, normalmente são necessárias, quando da abertura de conta bancária.
MANUAL DE PROCEDIMENTO [035-PO] sempre atualizado, pois o mesmo é atualizado a cada três anos;
FICHAS CADASTRAIS DE ASSOCIADOS - Devem estar atualizadas, com os cargos exercidos em cada período rotário, bem como, suas contribuições à Fundação Rotária, e etc.;
LISTA DE CLASSIFICAÇÕES - A lista com as classificações vagas e ocupadas deve ser atualizada, anualmente, até 31/08;
CONTRÔLE DE FREQUÊNCIA Envio à Governadoria até, no máximo, o dia 15 do mês seguinte. Guardar em ordem cronológica. Anotar os percentuais mensais e a data de envio à Governadoria.;
CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO - Tem que ser renovado anualmente, entregue aos associados no início do período Rotário e com validade até 30/06 do ano seguinte (final do período rotário);
INFORMAÇÕES SÔBRE OS ASSOCIADOS- Os formulários sobre admissão, baixa e alterações nas classificações, devem ser preenchidos em 3 vias, sendo 1 para a Governadoria, outra para R. I. e a terceira deve ficar arquivada na secretaria. Com a moderna tecnologia, a via do R. I. já pode ser enviada via INTERNET, através do endereço: www.rotaryint.com.br, - Escritório do R. I. no Brasil ;
FUNDAÇÃO ROTÁRIA - Manter arquivadas as relações enviadas pela Fundação Rotária com a contabilização das doações dos companheiros.;
CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES DE R. I. - Recebido normalmente pelo Secretário ou Presidente. Pode ser também solicitado ao Escritório. de R. I. no Brasil . ( São Paulo ) 019PO, grátis. Solicitar o maior número possível de publicações, para orientação dos associados.;
OFFICIAL DIRECTORY - Muito útil, para os companheiros obterem recuperação, em caso de viagens, pois contém informações sobre os clubes rotários do mundo inteiro. É enviado, anualmente, ao secretário. Muito útil na procura de parceiros para a montagem de Projetos de Subsídios Equivalentes;
BRASIL ROTÁRIO, CARTA MENSAL DO GOVERNADOR, BOLETINS DO CLUBE, AUDIO- VISUAIS E PUBLICAÇÕES SÔBRE ROTARY, bem como todas as outras correspondências recebidas, também devem permanecer arquivadas;
INVENTÁRIO DO CLUBE : Deve ser atualizado anualmente, principalmente naqueles clubes que possuam sede própria.;
MEMÓRIA DO CLUBE - Todos os documentos do clube constituem a sua memória e devem ser arquivados em ordem rigorosamente cronológica. Sempre que solicitado, o Secretário deve fornecer dados sobre tais documentos, como subsídio ao editor do boletim.;
DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA - TODO CLUBE ROTÁRIO DEVE POSSUIR :
CADASTRO NACIONAL DE PESSOAS JURÍDICAS ( CNPJ ) ANTIGO CGC;
ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO - Caso o clube mantenha uma secretaria, própria ou alugada;
LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS Caso tenha funcionários.;
RAIS - A ser enviada anualmente no mês de março, mesmo não havendo empregados registrados;
LIVRO CAIXA - Previamente registrado no Registro. Civil de Pessoas Jurídicas.;
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA - Os clubes Rotários são reconhecidos de UTILIDADE PÚBLICA pela LEI 5575 de 17/12/68 Pres. Emílio G. Médice e, portanto , são rotulados como SOCIEDADES SEM FINS LUCRATIVOS, tendo que apresentar, apenas, a DECLARAÇÃO DE P. J. ISENTA , geralmente no mês de MAIO;
CALENDÁRIO FISCAL - O período Rotário vai de JULHO A JUNHO, mas o calendário fiscal no Brasil é de JANEIRO A DEZEMBRO, portanto é este o período a ser utilizado na confecção da documentação a ser apresentada à Receita Federal.;
Trabalho compilado pelo comp. Waldir N. Ribeiro, Gov. Indicado 2006/2007, a partir de publicações, folhetos de R.I., Foruns apresentados por vários companheiros , principalmente o belo trabalho didático feito pelo Comp. RENATO AZEVEDO, bem como de diversos artigos do BRASIL ROTÁRIO.
RMW/4430/reuord/reu09.htm em 01/05/2003 atualizado em 14/08/2005.