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Escola Estadual Prof. Ascendino Reis : uma escola que está dando certo

Ao visitar a Escola Estadual Professor Ascendino Reis por ocasião da aplicação da prova de avaliação do ensino médio, o Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, deixou registrado um comentário que exprime o trabalho dessa escola na luta pela melhoria do ensino público: ‘’Pude comprovar a excelente qualidade da escola, um exemplo de que é possível alcançar qualidade de educação no ensino público”.

Publicada em 02.02.2002

Ao visitar a Escola Estadual Professor Ascendino Reis por ocasião da aplicação da prova de avaliação do ensino médio, o Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, deixou registrado um comentário que exprime o trabalho dessa escola na luta pela melhoria do ensino público: ‘’Pude comprovar a excelente qualidade da escola, um exemplo de que é possível alcançar qualidade de educação no ensino público”. Diante disso, é importante “abrir” a escola para que todos conheçam o seu trabalho, diretrizes, esquema de funcionamento, servindo de modelo para outras escolas que também buscam a resolução de seus problemas, a melhoria na qualidade de ensino e a transformação da escola pública na “verdadeira escola que queremos”, formando o aluno para o exercício da cidadania.

A administração da Escola Ascendino Reis, que tem à frente a diretora Leda Maria Tereso Bontempo, tem características peculiares, que garantem o resultado positivo que o estabelecimento tem alcançado nesses últimos anos, associando ao seu trabalho coletivo a participação dos professores e demais funcionários. Voltados para os objetivos de uma gestão democrática, a diretora, vice-diretoras, coordenadoras, professores, comunidade e alunos trabalham, integrados, em busca da melhoria da qualidade do ensino, utilizando métodos e técnicas modernas, que correspondem aos anseios do adolescente atual, sem que se perca a seriedade que deve existir na escola e o compromisso de cada um no processo de ensinar e aprender. “Sentimos que os limites são necessários, por isso procuramos conscientizar os alunos de que, mesmo em uma escola democrática, eles devem seguir algumas normas que garantam a igualdade e o direito de uma boa educação para todos”, enfatiza Leda Bontempo. E esta filosofia só vem gerando resultados positivos, pois a escola vem melhorando sua reputação e é bastante procurada pelos alunos e seus pais, que confiam no trabalho da direção.

Ambiente agradável para todos Ao assumir a direção, em 1994, depois de ter sido vice-diretora desde 1986, Leda Bontempo também assumiu o compromisso de transformar a escola em um local agradável onde todos pudessem estar satisfeitos e envolvidos em um mesmo propósito. “Dentro das pretensões de executar um trabalho participativo, era preciso envolver os professores nesse processo; para tanto, procurou-se proporcionar a eles um ambiente agradável, com todas as condições necessárias para o bom desempenho de suas funções”, explica. E é a diretora quem conta: “Foram trocados todas os quadros negros por lousas brancas e compradas cadeiras novas, de acordo com o tipo solicitado pelos professores; na sala dos professores, colocou-se uma televisão para entretenimento e informação em aulas vagas, além de serem instalados um computador para seu uso exclusivo e uma máquina de café. Além do ambiente agradável, passou-se a valorizar o trabalho docente, permitindo a eles participação nas decisões a serem tomadas. Com isso, formou-se um grupo de professores envolvidos e comprometidos com a escola. A administração está intimamente relacionada a esse fato e alcança resultados satisfatórios”. Esse círculo de ações completou-se com a nomeação de duas coordenadoras, que passaram a desenvolver um excelente trabalho pedagógico. O esquema de HTPC por elas coordenado, com reuniões diárias, possibilitou a participação de quase todos os professores, contribuindo para resultados pedagógicos satisfatórios voltados para a melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Salas-ambiente melhoram o ensino No início deste ano, foram implantadas as salas-ambiente com resultados excelentes. Depoimentos de professores, pais e alunos confirmam que as aulas tornaram-se mais proveitosas e o ensino se desenvolveu de forma mais prática e condizente com a realidade. Na implantação deste tipo de salas, os professores receberam todo o material e equipamentos que tinham relacionado como necessários para o desenvolvimento de suas aulas. Na sala de Biologia, Psicologia e Filosofia, os professores optaram por mesas e cadeiras — compraram-se dez mesas, cada uma com cinco cadeiras — desenvolvendo-se aulas em grupo, que já podem ser consideradas uma experiência que deu certo, pela motivação que despertou nos alunos. A sala de Educação Artística foi montada em um corredor antes não utilizado, com uma mesa comprida de fórmica e banquinhos, lousa de correr e pia, transformando o espaço em um ateliê onde o aluno executa seus trabalhos, de forma descontraída e criativa, aumentando seu interesse pelo conteúdo das aulas. Cada sala recebeu armários para guardar os livros e outros materiais, conforme solicitação do professor. Além do que foi oferecido pela direção, os professores, em conjunto com os alunos, confeccionaram materiais necessários para as aulas. Na área de Física, realizaram-se várias experiências de acordo com o conteúdo curricular. O laboratório de Física, assim como o de Biologia, passaram a ser usados constantemente pelos professores para o planejamento da execução prática de suas atividades de ensino. Para o funcionamento prático e pedagógico das salas-ambiente, foram realizadas várias reuniões em que todos discutiram metodologias adequadas ao novo sistema. Enfatizou-se muito que a mudança não deveria ser apenas visual, refletindo-se somente na decoração da sala, e sim no exercício efetivo de técnicas e utilização de materiais que promovessem uma melhor aprendizagem para o aluno. Durante o transcorrer do ano letivo, os professores foram expondo para os colegas as novas experiências e os resultados alcançados em relação à aprendizagem em sala ambiente. Isso somou-se à utilização de um sistema de avaliação contínua — mantém-se um quadro de avaliação de desempenho dos alunos por classe e, no final de cada semestre, a classe que apresentar a melhor avaliação é premiada pela direção. A colocação dos resultados no quadro motiva os alunos a melhorar seus conceitos. “Com a implantação destas salas, tivemos resultados positivos, houve maior motivação para o aluno, melhor qualidade no ensino e facilidade para o trabalho do professor, que tem em sua sala os recursos necessários para suas aulas”, conta a diretora. Um quadro com o nome dos professores–coordenadores indica quem é o responsável, semanalmente, pela limpeza das salas-ambiente. Após avaliações semanais da limpeza, ao final de cada semestre, a direção premia, como forma de incentivo, os professores que tiverem melhor pontuação. Em relação à conservação das salas, uma pessoa retoca constantemente a pintura, evitando que as pichações se alastrem pela escola. Com isso e o controle de limpeza das salas, tudo é mantido em ordem, sem quebra de equipamentos ou estrago de materiais.

Mídias eletrônicas, grama e jardins A escola possui duas salas de vídeo, com antena parabólica e a outra com ligação no “Multicanal”, para os professores gravarem assuntos de interesse didático e cultural para os alunos. Com recursos do governo estadual, foi possível adquirir, no ano passado, um kit de informática, com cinco computadores, além de um microscópio com monitor, material pedagógico para as salas-ambiente e filmes para a videoteca. Com a colocação de catracas eletrônicas, ligadas a um computador, registra-se a entrada dos alunos na escola. A estrutura física complexa e o número reduzido de funcionários levaram a instalação de câmeras em todos os corredores, com sensores infra vermelhos e walk-talks para os inspetores se comunicarem com a parte administrativa. Hoje são 16 câmeras controladas pela secretaria da escola. Também foram instalados ventiladores em todas as salas de aula e bebedouros nos corredores. Ainda de acordo com a filosofia de uma escola agradável para motivar e despertar o interesse dos alunos, a Escola Ascendino teve mais de 2 mil m2 gramados, além de ter áreas ajardinadas com flores e árvores. Ao ar livre, foram colocadas mesas de concreto e banquinhos para os alunos usarem no intervalo ou para realizarem atividades durante as aulas vagas. Os alunos também têm, no pátio, uma TV de 29 polegadas e cestos com revistas para distraírem-se nos horários vagos.

Participação da APM começa com o uniforme Hoje, todos os alunos da Escola Ascendino Reis entram uniformizados, conforme decisão do Conselho de Escola. A obrigatoriedade do uso é comunicada aos pais e alunos no início do ano e reforçada em toda reunião bimestral. O uniforme, patenteado pela direção, é vendido na própria escola, mas para os alunos impossibilitados de pagar, a Associação de Pais e Mestres — APM se compromete a efetuar a doação. Muito do que se consegue fazer na escola se deve à arrecadação de recursos pela APM feita no início do ano letivo — é uma contribuição mínima que dá direito ao aluno de receber a carteirinha escolar e uma agenda. A diretora conta que o trabalho da APM é bastante atuante: “Contamos com um grupo de pais que trabalha durante toda a matrícula, conscientizando a todos da necessidade que a escola tem de receber essa colaboração que é revertida em benefício dos alunos. Durante o ano, os pais tomam conhecimento do que foi realizado com o dinheiro arrecadado e observam as melhorias efetuadas, uma vez que a escola está sempre em ordem e com equipamentos que facilitam o processo de ensino”. Além desses recursos, o aluguel pago pela cantina possibilita o pagamento dos funcionários. O depoimento final da diretora Leda Maria credita muito do sucesso da escola Ascendino Reis à gestão participativa: “Os problemas na escola pública são muitos, mas pelo trabalho e esforço coletivos conseguimos fazer de nossa escola um modelo de Educação Pública, embora estejamos cientes de que ainda falta adequar essa evolução estrutural, em relação aos nossos alunos. A gestão participativa contribuiu para esse resultado, pois conseguimos reunir um grupo de pessoas voltadas para o mesmo objetivo e comprometidas com o trabalho. Todas as ações e decisões que tomo, como diretora, são discutidas com o grupo de professores e vice-diretoras que colaboram para que as atitudes a serem tomadas estejam de acordo com nossos objetivos iniciais. Este trabalho em grupo é que permitiu se chegar a uma escola de qualidade, bastante procurada pela comunidade, que reconhece o nível de ensino que proporcionamos. E o mais importante: a qualidade não está só na aparência de Escola, bem organizada, mas, principalmente, no atendimento educacional oferecido aos nossos alunos. É para ele que funciona a Escola Estadual Professor Ascendino Reis, uma escola que está dando certo”. ‘’Pude comprovar a excelente qualidade da escola, um exemplo de que é possível alcançar qualidade de educação no ensino público”. PAULO RENATO DE SOUZA, MINISTRO DA EDUCAÇÃO

‘’Os problemas na escola pública são muitos, mas através do trabalho e esforço coletivo conseguimos fazer de nossa escola um modelo de educação pública”. Leda Maria Bontempo, diretora