FUNÇÕES, em ARDUINO, são programas que realizam tarefas específicas de
programação. Existem para facilitar a vida do usuário quando está desenvolvendo
uma aplicação.
Por exemplo, numa montagem de um servo-mecanismo desejamos rodar a garra
de um robô ou o braço de um guindaste em 900.
Na programação ARDUINO, precisaríamos "entrar no íntimo" do servo e dar
comandos "eletrônicos" para acionar as bobinas dele para realizar este
movimento.
A biblioteca Servo.h oferece funções como o
attach() e o
write() que facilitam o trabalho do
usuário. Veja um trecho de programa que faz girar o servo em 900:
#include <Servo.h>
Servo meuservo;
void setup() {
meuservo.attach(2);
meuservo.write(90);
}
Vejam como é simples: Basta dizer ao Arduino, pela função
attach(), que o servo está conectado
na porta n0 2 e em seguida dizer, pela função
write(), para girar 900, no
sentido positivo, isto é, horário. Pode ser qualquer ângulo entre 0 e
1800. Se o giro for para o sentido anti-horário, informar o
ângulo negativo. Os comandos devem ser precedido pela declaração
Servo meuservo pois podemos ter no
programa outros servos conectados. O comando
#include <Servo.h> diz ao Arduino que é para incluir no programa
a biblioteca de funções Servo.h.
#include <Servo.h>
Servo bracodireito;
Servo bracoesquerdo;
Servo pernadireita;
Servo pernaesquerda;
void setup() {
bracodireito.attach(2);
bracodireito.write(90);
bracoesquerdo.attach(3);
bracoesquerdo.write(-67);
pernadireita.attach(4);
pernadireita.write(12);
pernaesquerda.attach(5);
pernaesquerda.write(-37);
}
O Editor Arduino traz, internamente, algumas funções de uso mais comuns,
reunidas na Biblioteca Básica do editor. Para essas funções não há
necessidade do comando include, bastando usá-las diretamente.
CATALOGO DAS FUNÇÕES ARDUINO:
Embora eu chame de "catálogo" não há, da minha parte, nenhuma pretensão
de relacionar TODAS as funções de TODAS as bibliotecas do Mundo Arduino.
Mesmo por que qualquer pessoa pode desenvolver uma "biblioteca" e
disponibilizá-la no Banco de Dados Arduino na forma open-source para uso
de todos. É por esta razão que o Mundo Arduíno cresce vestiginosamente.
Para que o comando #include <Servo.h>
funcione, é necessário que a biblioteca Servo.h esteja
presente na sua pasta \LIBRARIES. Então, antes mesmo de começar a
desenvolver o seu programa que vai usar as funções da Servo.h
são necessárias 2 coisas:
1 - que você encontre a "fonte" da biblioteca Servo.h
no site da ARDUINO ou num outro site na INTERNET. Isso vale para todas
as outras bibliotecas pois, muitas vezes, ao obter uma cópia de um
programa já existente, você verá que aquele programa usa uma biblioteca
que você não conhece ou que você não tem ainda na sua pasta \libraries.
Isso você constata pelo comando #include
do próprio programa.
2 - que você inclua essa biblioteca na sua pasta \libraries. As versões
mais modernas do Editor Arduino oferece facilidades para fazer essa
inclusão. Na aba Sketch:
você encontra a opção Incluir Biblioteca que, por sua vez
mostra todas as bibliotecas que você já tem, além da facilidade de
adicionar bibliotecas no formato compactado .ZIP, formato que muitas
bibliotecas são oferecidas na Internet.
Basica |
Servo.h |
LiquidCrystal.h |
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