ESTUDANDO O MUNDO ARDUINO:E ANTECIPANDO O FUTURO:

CATÁLOGO  DE  FUNÇÕES  DO  ARDUINO

acessar com www.ebanataw.com.br/catalogofuncoes.htm

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FUNÇÕES, em ARDUINO, são programas que realizam tarefas específicas de programação. Existem para facilitar a vida do usuário quando está desenvolvendo uma aplicação.

Por exemplo, numa montagem de um servo-mecanismo desejamos rodar a garra de um robô ou o braço de um guindaste em 900.

Na programação ARDUINO, precisaríamos "entrar no íntimo" do servo e dar comandos "eletrônicos" para acionar as bobinas dele para realizar este movimento.

A biblioteca Servo.h oferece funções como o attach() e o write() que facilitam o trabalho do usuário. Veja um trecho de programa que faz girar o servo em 900:

#include <Servo.h>

Servo meuservo;

void setup() {

   meuservo.attach(2); 

   meuservo.write(90);

    }

Vejam como é simples: Basta dizer ao Arduino, pela função attach(), que o servo está conectado na porta n0 2 e em seguida dizer, pela função write(), para girar 900, no sentido positivo, isto é, horário. Pode ser qualquer ângulo entre 0 e 1800. Se o giro for para o sentido anti-horário, informar o ângulo negativo. Os comandos devem ser precedido pela declaração Servo meuservo pois podemos ter no programa outros servos conectados. O comando #include <Servo.h> diz ao Arduino que é para incluir no programa a biblioteca de funções Servo.h.

#include <Servo.h>

Servo bracodireito;

Servo bracoesquerdo;

Servo pernadireita;

Servo pernaesquerda;

void setup() {

   bracodireito.attach(2); 

   bracodireito.write(90);

       bracoesquerdo.attach(3);

       bracoesquerdo.write(-67);

    pernadireita.attach(4);

    pernadireita.write(12);

       pernaesquerda.attach(5);

       pernaesquerda.write(-37);

    }

O Editor Arduino traz, internamente, algumas funções de uso mais comuns, reunidas na Biblioteca Básica do editor. Para essas funções não há necessidade do comando include, bastando usá-las diretamente.

CATALOGO DAS FUNÇÕES ARDUINO:

Embora eu chame de "catálogo" não há, da minha parte, nenhuma pretensão de relacionar TODAS as funções de TODAS as bibliotecas do Mundo Arduino. Mesmo por que qualquer pessoa pode desenvolver uma "biblioteca" e disponibilizá-la no Banco de Dados Arduino na forma open-source para uso de todos. É por esta razão que o Mundo Arduíno cresce vestiginosamente.

Para que o comando #include <Servo.h> funcione, é necessário que a biblioteca Servo.h esteja presente na sua pasta \LIBRARIES. Então, antes mesmo de começar a desenvolver o seu programa que vai usar as funções da Servo.h são necessárias 2 coisas:

1 - que você encontre a "fonte" da biblioteca Servo.h no site da ARDUINO ou num outro site na INTERNET. Isso vale para todas as outras bibliotecas pois, muitas vezes, ao obter uma cópia de um programa já existente, você verá que aquele programa usa uma biblioteca que você não conhece ou que você não tem ainda na sua pasta \libraries. Isso você constata pelo comando #include do próprio programa.

2 - que você inclua essa biblioteca na sua pasta \libraries. As versões mais modernas do Editor Arduino oferece facilidades para fazer essa inclusão. Na aba Sketch:

você encontra a opção Incluir Biblioteca que, por sua vez mostra todas as bibliotecas que você já tem, além da facilidade de adicionar bibliotecas no formato compactado .ZIP, formato que muitas bibliotecas são oferecidas na Internet.

 

Basica Servo.h LiquidCrystal.h  
       

 

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para adolecentes e estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-18\RMW\arduino\CatalogoFuncoes.htm em 11/03/2018, atualizado em 13/03/2018 .