ESTUDANDO O MUNDO ARDUINO:E ANTECIPANDO O FUTURO:

LED  Pisca-pisca

acessar com www.ebanataw.com.br/arduino/expLEDpisca.htm

O LED é um diodo que emite luz.

Basta fazer passar uma corrente que ele irá emitir uma luz. A cor da luz não é do LED pois não sabemos, ainda, produzir luz com cores. A luz emitida pelo LED é branca e a cor é dada pelo encapsulamento (o plástico que recobre o led).

CUIDADO: A corrente que passamos pelo LED não pode ser maior que 20 miliamperes, de modo que você deve colocar um resistor em série com ele para limitar a corrente elétrica.

Sendo um diodo, o LED tem polaridade, isto é, uma das pernas é polo positivo e a outra é polo negativo. O polo positivo é a perna mais longa. O sentido da corrente deve ser do polo positivo para o polo negativo. Caso você ligue o LED ao contrário, isto é, entrando com a corrente pelo polo negativo, o LED não vai acender.

O valor do resistor vai depender do valor da voltagem.

Aplique a Lei de Ohm para calcular o valor do resitor. V = r.i   isto é  r = V / i

Para uma tensão de 5 Volts, r = 5 / 0,020 = 250 ohms

Para uma tensão de 3,5 Volts, r - 3,5 / 0,020 = 175 ohms

O valor do resistor não precisa ser exatamente estes. Colocando um resistor de, por exemplo 200 ohms, na voltagem de 5 Volts, o LED acenderá mais brilhante e, ao contrário, com um resistor de 300 ohms o LED vai acender mais fraco.

 

A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE MONTAGEM COM O ARDUINO.

Nesta nossa Primeira Montagem, eu vou considerar que você é totalmente leigo em eletrônica. Então vou mostrar de forma bem detalhada, passo a passo, cada etapa desta Primeira Experiência de Montagem com o Arduino.

Peço especial paciência e atenção das pessoas portadoras de deficiências cognitivas e mais paciência e mais atenção ainda dos monitores e cuidadores dessas pessoas. Eu acredito e recomendo que às pessoas portadores dessas deficiências que o mergulho no Mundo Arduino é uma excelente ferramenta pois melhor compreende e mais resultados práticos extraem do Mundo Arduíno quem tem alto poder de concentração, de associação de idéias, de enxergar em multiplas dimensões e grande inventividade.

Grande capacidade de concentração não exclui as pessoas dispersivas ou inquietas pois na hiperatividade física (não pára quieta) a concentração caminha como se fosse num caminho paralelo e independente da atividade física. Aos monitores e cuidadores recomendo muita tolerância com eles pois as peças que compõem o Mundo Arduíno são, em geral, muito pequenas e de difícil manuseio. Alguns componentes como os Capacitores Eletrolíticos, os Transistores e os LEDs possuem polaridade, isto é, uma das pernas é polo positivo e a outra negativa e a montagem com as pernas trocadas resulta em circuito que não funciona.

Bem, vamos à montagem da Primeira Experiência:

Veja o que vamos precisar para realizar a experiência:

10 PASSO: Observe que a ponta do fio tem muitos filetes soltos e espalhados:

20 PASSO: Vamos enrolar a ponta do fio, com os dedos até que todos os filetes fiquem bem juntos:

 

30 PASSO: Enrola a ponto do fio em torno de uma das pernas do Resistor de 330 ohms. Pode ser qualquer uma das pernas, pois o resistor não possui polaridade:

40 PASSO: Enrolar bem apertadinho:

50 PASSO: Enrolar a outra perna do Resistor na Perna Mais Curta (polo negativo) do LED:

60 PASSO: Veja como ficou a montagem:

70 PASSO: Vamos encaixar no ARDUINO:

80 PASSO: A Perna Mais Longa (polo positivo) do LED num dos Furos Digitais do ARDUIDO, por exemplo, no Furo n0 8:

90 PASSO: A outra ponta num dos furos do GND:

 

Concluída a montagem física, mais conhecida como HARDWARE, passemos à montagem do SOFTWARE, que eu prefiro chamar de Programa.

O Programa que vai acionar e controlar o funcionamento dessa montagem é editado no Editor Arduíno que você deve já ter instalado no seu Notebook.

O programa propriamente dito é muito simples:

void setup() {

        pinMode(8, OUTPUT);

        }

void loop() {

       digitalWrite(8, HIGH);

       delay(1000);

 

       digitalWrite(8,LOW);

       delay(1000);

       }

O comando pinMode(8, OUTPUT) define para o Arduíno que a porta n0 8 será uma porta de saída.

O comando digitalWrite(8,hIGH) ativa ou liga a porta 8, acendendo o LED que está nela.

O comando delay(1000) pede para o Arduíno parar e esperar passar 1.000 milissegundos, que é 1 segundo.

O comando digitalWrite(8, LOW) desativa ou desliga a porta 8, apagando o LED.

Depois, graças ao laço void loop(){ ... } o que está entre as chaves {} é repetido novamente, isto é, o Arduino volta a ligar o LED e assim por diante.

Digitado no Editor Arduino, o programa pode ser salvo no disco rígido do seu Notebook.

É sempre bom introduzir alguns comentários no programa pois, depois que você já fez muitos programas, pode não se lembrar bem do por que você introduziu determinados comandos nele. Os comentários devem ser colocados precedidos de certos sinais para que o Arduino não confunda com comandos.

Existem 2 símbolos que definem comentário e que o Arduino não deve levar em consideração:

Um desses símbolos é a barra dupla // que pode ser colocada numa linha:

// Feito por Roberto Watanabe em 08.03.2018

ou à frente de uma linha de comando:

digitalWrite(8, HIGH); // ativa a porta 8 (onde está o LED)

o outro é o par /*  e  */ que deve ser colocado em uma ou várias linhas e tudo o que estiver entre o primeiro par /*  e  o segundo par */ será considerado comentário e, portanto, ignorado pelo Arduino. Veja exemplo:

/*

   PiscaLED - Demonstra o funcionamento do Arduino.

 

  Roberto Massaru Watanabe 

   R-0 28.01.2018

   R-1 30.01.2018 Introduzi os comentários. 

*/

void setup() {

        pinMode(8, OUTPUT); // Define a porta 8 como porta de saída.

        }

void loop() {

       digitalWrite(8, HIGH); // Acende o LED.

       delay(1000);              // Pausa de 1 segundo.

 

       digitalWrite(8,LOW); // Apaga o LED.

       delay(1000);            // Pausa de 1 segundo.

       }

É sempre bom registrar a Revisão com números e data pois a gente costuma produzir muitos programas, às vezes muito semelhantes mas com um ou outro detalhe. Por exemplo, para determinar a "proximidade" de objetos podemos fazê-lo com um Sensor Ultrassom, com um Transistor, com um Sensor Infravermelho e com muitos outros tipos de sensores. Cada um deles apresenta um certo grau de sensibilidade ou de acuidade ou de alcance. Então para aquela determinada aplicação a gente precisa testar cada um deles para ver qual deles atende melhor o controle desejado. Nestas situações, em vez de testar cada um deles num único programa, isto é, fazer as alterações no próprio é melhor produzir vários programas, um para cada sensor, e salvá-los com nomes diferentes. Obviamente, para saber depois que sensor o programa usa e quais os cuidados necessários será sempre oportuno escrever isso "dentro" do programa na forma de comentário.

O

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para adolecentes e estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-18\RMW\arduino\mascara.htm em 08/02/2018, atualizado em 09/03/2018 .