ESTUDANDO O MUNDO ARDUINO E ANTECIPANDO O FUTURO: | |||
ACABEI DE GANHAR (OU COMPRAR)
UM KIT ARDUÍNO acessar com www.ebanataw.com.br/arduino/ganheiumkit.htm ou fotografe e guarde o QR-CODE ao lado. |
1 - BOAS VINDAS: Parabéns para você que tem em maõs um kit
ARDUÍNO. Se você comprou o kit, parabéns, você tem em
mãos uma ferramenta que é bastante poderosa porém é muito fácil de usar. Se você ganhou de presente o kit, parabéns
também. O kit ARDUINO é muito fácil de usar quando você compreender cada
uma das partes que compõem o kit.
Olhando para todos esses componentes você pode
até ficar meio assustado mas vamos com calma pois é andando devagar que
se vai ao longe, dando um passo de cada vez.
01 – CD com software e material de apoio
01 – Arduino Uno R3 + cabo USB
01 – Fonte chaveada 9v 1A
01 – Módulo Wireless Esp8266 WIFI
01 – Chave gangorra 2 polos KCD1/101
01 – Barra de pinos preta 1x40 180 Graus
50 – Jumper fêmea fêmea premium 20cm
01 – Protoboard 400 Pontos
01 – Clip bateria com plug saída P4
05 – Led difuso Verde 5mm
05 – Led difuso Amarelo 5mm
05 – Led difuso Vermelho 5mm
05 – Led Difuso Azul 5mm
01 – Display lcd 16x2 + barra de pinos
01 – Módulo Serial I2C para display
01 – Módulo relógio RTC DS3231
01 – Bateria CR2032 para RTC
01 – Módulo bluetooth HC-05
01 – Sensor ultrassônico HC-SR04
01 – Sensor de umidade e temperatura DHT11
01 – Micro Servo motor SG90
01 – Buzzer / Sirene 5v
05 – Chave táctil
10 – Resistor 10K
10 – Resistor 330R
10 – Resistor 100R
10 – Resistor 2K
10 – Resistor 680R
01 – Módulo leitor cartão micro SD
01 – Módulo relé 1 canal
01 – Barra de pinos preta 1x40 180 Graus
01 – Potenciômetro de 100k 2 - ORGANIZANDO A SUA BANCADA DE TRABALHO: Os primeiros passos no Mundo Arduíno já envolve, logo de cara, um quantidade muito grande de componentes, a maioria muito pequenos e que se perde com facilidade. Então é bom organizar a sua Bancada de Trabalho, arranjando um local adequado com mesa, tomada, notebook, estante e caixas para guardar tudo. Eu vou te ensinar tudo, as montagens mais
simples e as montagens mais complicadas, mas vamos começar pelas
montagens mais simples. Você tem em mãos o kit, fornecido dentro de um
organizador com divisórias.
você, que é novo no pedaço, não vai fazer ideia do ele faz nem muito menos como utilizá-lo. Mas, não se desespere. Na pagina eu apresento a fotos dos sensores mais empregados. Consulte a página e localize quem é quem. Lá, você descobrir que o componente acima é um Sensor Receptor VS-1838. Para identificar o componente, eu recomendo que
você confeccione pequenas etiquetas autocolantes com o nome dos
componentes. Para isso, eu costumo usar a “lista de componentes” que
geralmente vem com o kit. Copie a lista para um editor de texto tipo
Word, altere o tipo de letra pelo tipo ARIAL e no tamanho 10 em negrito
e imprima a lista num papel autocolante, como a etiqueta #6285 da
PIMACO.
Depois é só recortar com uma tesoura ou com um
estilete e colar no componente. Alguns componentes possuem partes sensíveis à RF
e devem ser manuseados com cuidado pois ao pegar numa das pernas o
componente pode captar a Radio Frequência existente no ar e, por ser
muito sensível, pode queimar, inutilizando o componente. Por isso,
recomendo guardar o componente num envelope plástico e colar a
identificação por cima.
Além das caixas para guardar componentes é bom ter várias caixas para guardar "montagens em andamento". Algumas montagens, pela complexidade ou pelo trabalho que dá para montar podem levar um longo tempo para serem concluídas. Depois da montagem finalizada, nem sempre se deseja desmontá-la. Então sugiro ter caixas para guardar essas montagens. Eu uso as caixas marca BEL de 4 litros pois são providas e tampas e podem ser empilhadas, além da disponibilidade de várias cores.
3 - AS PARTES DO ARDUINO: O sistema ARDUINO funciona por meio de um
"programa", que o pessoal chama de sketch. Esse programa é feito em um computador que pode
ser um desktop ou um notebook. O melhor é montar a estrutura de programas num
notebook pois algumas das montagens que faremos precisa ser executada ao
ar livre como o “velocímetro”, um medidor de velocidade baseado num
shield GPS, velocímetro que a gente pode usar no carro, no aeromodelo ou
num drone. O programa é uma sequencia de comandos que a gente digita num editor especial denominado Editor ARDUINO. Aparentemente complicado, na verdade o "programa" é uma coisa bem simples pois é uma sequencia lógica de comandos que a gente passa para o Arduíno. Veja um exemplo: void loop() { digitalWrite(LED, HIGH); delay(500); digitdigitalWrite(LED, HIGH);lWrite(LED,LOW); delay(500); } O comando digitalWrite(LED, HIGH); diz ao Arduino que desejamos "ligar" (parâmetro HIGH) o LED e o ponto-e-vírgula indica o fim da linha de comando. Na sequência, depois que o LED foi ligado, o programa diz, no comando delay(500); para fazer uma pausa de 500 milissegundos, isto é, meio segundo. Isso é importante pois logo em seguida vamos dar o comando de desligar o LED e se não pedirmos para fazer uma pausa, não será possível a gente ver o LED aceso. Os 4 comandos ficam dentro de um laço de comando (chamado LOOP, que se pronuncia LUPI) que começa com o comando void loop() { (com a chave que abre) e termina com o comando } (com a chave que fecha) que indica o final do loop. Dentro do loop o programa efetua uma volta ao primeiro comando do loop depois que executou o último comando e, assim, repete indefinidamente o ciclo, isto é, o LED fica acendendo e apagando contínuamente.
4 - Instalação do Editor ARDUINO no seu Notebook: Você que está iniciando e não tem ainda o Editor
ARDUINO instalado no seu computador, então entre no site da ARDUINO
http://arduino.cc/, vá
em SOFTWARE e baixe a última versão do Editor de acordo com o sistema
operacional do seu computador.
Sugiro criar uma pasta \ARDUINO e baixar o Editor Arduino lá: Depois de baixado, você verá uma lista de pastas e programas como a seguinte:
5 – Familiarizando-se com o Editor
ARDUINO: Ao clicar no
Aplicativo
será
apresentada a tela do Editor que tem a seguinte aparência:
Você, que é novo em
Arduino, não vai entender esta tela e talvez ache até complicada. Mas
não é. Com calma, vamos ver as partes do Editor:
A parte mais
importante do Editor ARDUINO é a área onde você edita o programa. Nela
você digita o “programa” que, como veremos, não é nenhum
“bicho-de-sete-cabeças”.
Você
edita como se fosse um texto qualquer.
Depois de terminar a digitação do
programa você pode guardá-lo no disco rígido do seu computador. NOME DO PROGRAMA: O progrma precisa ter um nome. Este nome deve
ser redigido conforme as regras do computador e não pode ter certos
símbolos. O programa deve ser guardado numa pasta e esta pasta precisa
ter, obrigatoriamente, o mesmo nome do programa. Eu sugiro criar uma pasta com o nome \PROGRAMAS
dentro da pasta \ARDUINO.
O Editor Arduino acrescenta, automaticamente, a terminação .INO ao programa.
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6 - EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS:
As tabelas seguintes apresentam as 15 experiências práticas para você se familiarizar com o funcionamento dos componentes. Realize, com atenção, cada uma das experiências, começando com as mais fáceis como o Piscar de um Led.
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NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para adolecentes e estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.
ET-18\RMW\arduino\GanheiUmKit.htm em 24/02/2018, atualizado em
25/03/2018 .