ESTUDANDO O MUNDO ARDUINO:E ANTECIPANDO O FUTURO:

PROTOBOARD

acessar com www.ebanataw.com.br/arduino/protoboard.htm

Escreve-se PROTOBOARD mas pronuncia-se PROTOBORDI. Em vez de traduzir é bom manter o termo original em inglês por causa dos mecanismos de busca. Caso você procure por PLACA DE PROTOTIPAÇÃO o Google não vai encontrar muitas coisas mas usando-se PROTOBOARD você terá um universo imenso de aplicações.

Esta placa protoboad mostrada na foto acima é a Protobord-400 nome pela qual ela é mais conhecida por causa da quantidade de furos que ela tem. Na verdade tem 420 furos.

Olhando assim por fora parece que são 420 furos todos independentes mas, por dentro, há ligações que unem alguns furos com os outros.

Na parte central, furos identificados por letras e números:

Existe, por dentro da placa protoboard, uma ligação elétrica unindo os furos a-b-c-d-e na linha 1, outra ligação na linha 2 e assim por diante. Quando fazemos uma montagem como a foto abaixo, estamos fazendo a ligação de uma das pernas do LED, enfiada no furo e5, com uma das pernas do resistor, enfiada no furo c5, pois ambas as pernas estão enfiadas em furos da ligação 5.

 

Nas duas laterais:

encontramos 50 furos em duas fileiras de 25 furos cada. Ao lado dos furos encontramos a identificação + e - e uma linha vermelha e outra azul indicando que todos os 25 furos do lado vermelho estão interligados entre si. O mesmo acontece no lado azul. Em resumo, eis as ligações existentes, por dentro do protoboard:

Uma boa prática é utilizar um suporte Sparkfun ou similar:

O suporte mantém o ARDUINO e o Protoboard-400 lado a lado, facilitando as montagens e ligações:

As ligações são feitas com pedaços de fios que tem conectores nas pontas:

   

São denominados JUMPERs (pronuncia-se jamper), são fornecidos em diversos comprimentos, exemplo 10cm, 20cm, etc. em diversas cores e com conectores nas pontas que pode ser tipo macho ou fêmea. Assim temos jumper macho-macho, jumper fêmea-fêmea, Jumper macho-fêmea. Podem ainda serem fornecidos soltos ou grudados na forma de fitas. É bom ter uma grande quantidade:

O protoboard é usado para segurar o componente e também para fazer a ligação elétrica entre ele e os demais componentes e o ARDUINO.

Os fabricantes de componentes seguem o mesmo padrão de espessura de fio e distanciamento entre os fios de modo que o componentes se encaixa perfeitamente no protoboard:

   

Veja outros casos de componentes que se encaixam perfeitamente no protoboard:

 

Veja na figura acima que a terceira perna do circuito, encaixado no furo d-27 está ligado ao jumper do furo b-27.

CUIDADO: Existem protoboard, de preço mais baixo, que não vem com a gravação das letras e números. Isso dificulta a montagem:

Caso o Protoboard-400 não seja suficiente para caber todos os componentes e ligações, você pode anexar (grudar) mais um Protoboard-400 pois eles vêm com encaixes tipo macho-fêmea nas bordas:

   

que permitem extensões na longitudinal ou na transversal ou em qualquer combinação conforme sua necessidade ou conveniência:

   

Às vezes, um componente, sensor ou circuito é fornecido sem os pinos de conexão.  Vem os furos indicando as funções e só com os furos não tem como encaixar no protoboard:

Nestes casos você precisa ter em mãos a Barra de Pinos:

    

Você corta, com um alicarte de corte, a quantidade de pinos que vai precisar. Depois encaixa, por baixo, e mete um pingo de solda quente para fixar:

  

Alguns componentes que não fazem parte do Mundo Arduíno têm padrões diferentes do Padrão Arduino e da placa Protoboard-400. Um desses componentes é o circuito XBEE (pronuncia-se EQUISBII). Em outra parte de site eu mostro o que é, para que serve e como se usa este versátil componente:

O espaçamento dos pinos do XBEE é diferente do espaçamento parão ARDUINO de modo que não é possível enxaixar o XBEE no Protoboard-400:

Mas, o pessoal é esperto e já inventaram um shield, pronuncia-se shildi, (em outro ponto do site explico o que é um shield), o Shield Xbee e que tem a pinagem no padrão ARDUINO:

  

O Shield Xbee, encaixado no Arduino, permite o acesso do ARDUINO ao também fantástico Mundo Xbee:

   

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para adolecentes e estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-18\RMW\arduino\protoboard.htm em 04/03/2018, atualizado em 06/01/2020 .