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ESTRATÉGIAS PARA ORIENTAÇÃO DE NOVOS SÓCIOS

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Para que o Rotary permaneça viável no próximo século, devemos atrair e orientar constantemente novos sócios que estejam dispostos a adotar os mesmos elevados padrões de ética e de prestação serviços que caracteriza a organização desde seu início. Há três etapas essenciais no recrutamento e orientação de rotarianos:

1. Avaliação e seleção de homens e mulheres qualificados
2. Orientação dos novos rotarianos
3. Orientação contínua dos rotarianos atuais

O clube é o principal responsável pela orientação dos novos sócios.

O presidente da comissão distrital do quadro social pode ser muito útil no cumprimento dessa importante tarefa. Um programa de orientação eficaz deve incluir os seguintes elementos-chave:

. Benefícios de pertencer ao quadro social
.
Responsabilidades dos sócios
.
Oportunidades para servir

Os clubes devem utilizar o maior número de recursos possível, inclusive documentação escrita, CD-Roms, serviços online, internet, e-mail e serviços de faxback.

Nas próximas páginas encontrará recomendações específicas para cada uma das etapas de recrutamento e orientação de rotarianos.


AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

Esta etapa envolve três áreas: informação, convite e admissão.

1 - Informação

Recomenda-se que os clubes aproveitem toda oportunidade de apresentar o Rotary a visitantes não-rotarianos — enfatizando os programas do Rotary International nas reuniões, bem como apresentando um perfil do clube e os esforços envidados na área de prestação de serviços. 

É responsabilidade do governador assegurar que todos os clubes preparem e distribuam seu próprio perfil, o qual poderá ser oferecido aos convidados juntamente com o folheto Isto é Rotary.  

Membros da Comissão de Relações Públicas do clube devem estar atentos e quando comparecerem pessoas diferentes das habituais, devem aproximar-se delas, apresentarem-se, desejar boas vindas e oferecer um Kit Isto é Rotary.

2 - Convite

O aspecto mais importante desta etapa é a visita de uma Comissão do clube ao Sócio Potencial e respectivo Cônjuge.

Antes de programar a Visita Convite, a Comissão de Classificações já realizou a Análise das Qualificações do candidato e que deve incluir as seguintes questões:

  • Seu caráter é inquestionável?

  • Sua reputação é exemplar?

  • Tem inclinação para a prestação de serviços voluntários?

  • Poderá arcar com as obrigações financeiras para com a organização e comparecer às reuniões semansi do clube?

  • Está disposto a comprometer-se e participar dos projetos, programas e comissões do clube?

A visita pode ser feita por um rotariano apenas, porém recomenda-se que seja constituída uma pequena Comissão do clube composta de:

Durante a visita, o sócio potencial deve familiarizar-se com os aspectos que fazem do Rotary uma organização ímpar, inclusive receber uma descrição simples do seguinte:

. âmbito internacional de nossos serviços e companheirismo
. nossa ênfase em um caráter ilibado e integridade
. nossa ampla representação na comunidade
. requisitos de freqüência e a estrutura de pagamento dasquotas do clube
. outros fatores considerados necessários por aqueles que estão fazendo o convite

Princípio da Classificação: Explicar do que se trata, enaltecer as qualidades pessoais do candidato nesse aspecto e que ele será um representante da classificação que ele ocupará no clube.

Os membros dessa Comissão devem ir bem preparados, identificando antecipadamente (combinar quem fala o que) os interesses e aptidões do sócio potencial para realçar áreas que despertem sua atenção.

3 - Admissão

A cerimônia de admissão deve ser realizada de maneira digna e significativa. Será uma oportunidade para enfatizar os benefícios e responsabilidades de se tornar um rotariano. Além de presentear o novo sócio com um distintivo de lapela, será de bom tom oferecer-lhe alguns materiais rotários.

Antes da data de admissão um mentor deverá ser designado para o novo sócio, de preferência um ex-presidente de clube, para que possa supervisionar o processo de integração. Recomenda-se que clubes utilizem o “Manual de Desenvolvimento e Estabilidade do Quadro Social” (417-PO), que apresenta sugestões sobre como estabelecer um sistema de mentores para os novos rotarianos e também idéias para uma cerimônia adequada de admissão.  

Os Governadores "gostam" que na sua Visita Oficial, seja dado posse a novos sócios. Entretanto, o clima festivo reinante nessa ocasião, talvez não seja o ambiente apropriado para o novo sõcio sentir-se à vontade para relatar aspectos comunitários da sua vida e fazer um convite para que todos os companheiros o visitem no seu local de trabalho.

Devemos realçar sempre a Classificação e o novo rotariano deve acostumar-se a ter orgulho da sua classificação desde o momento da sua posse.

Recomenda-se também dar posse a diversos companheiros, pois nos primeiros dias de Rotary, o novo companheiro terá dúvidas banais como "qual o traje para ir a um seminário distrital?".

Roteiro da Posse:

  • Presidente: Abre a Solenidade de Posse

  • Convida o Proponente para fazer a apresentação do Novo Sócio. 

  • O Proponente que estava sentado junto com o novo sócio e familiares, levanta e conduz o novo sócio e familiares até a tribuna. Estrategicamente, eles podem estar sentado em um local distante de tal forma que durante a caminhada até a tribuna, todos possam admirar o porte, a segurança, etc. desse novo líder rotário. Comissão de Companheirismo ajuda todos a se perfilarem ao lado da tribuna para fotos, etc.

  • O Proponente deve evitar de "ler" o currículo. Parte-se do princípio de que o Proponente conhece bem o novo sõcio. Deve realçar aqueles aspectos (profissionais e particulares) que sejam importantes para o clube. Não há necessidade de apresentar o currículo completo. Este pode ser inserido no Boletim Semanal

  • Terminada a apresentação, o próprio Proponente coloca o distintivo rotário na lapela. Cuidado! Já participei de posse de companheira que foi com um vestido bem decotado e não havia "lapela" onde espetar o PIN rotário. O padrinho deve orientar e ajudar na escolha do traje.

  • Enquanto o novo sócio é "espetado", o Presidente: "Declaro empossado o companheiro Fulano de Tal como membro do Rotary Club de XXX". Cuidado! O Presidente não precisa falar "pelos poderes a mim conferidos, etc."

  • Presidente: Peço ao companheiro Fulano, Presidente da Comissão de Freqüência trazer o Livro de Presenças para que o companheiro Fulano de Tal possa apor a sua assinatura, cumprindo assim com a sua primeira obrigação como rotariano.

  • Presidente: Peço ao companheiro Fulano, Presidente da Comissão de Informação Rotária a fazer a entrega da Literatura Rotária.

    • Cópia do Estatuto

    • Cópia do Regimento Interno

    • Manual de Procedimento

    • Meu Início em Rotary

    • ABC do Rotary

    • Programa de reuniões do Clube e Programa dos Seminários do Distrito.

  • Fotos: Presidente/Novo Sócio/Cônjuge e demais.

  • Agradecimento. O novo sócio poderá ocupar a tribuna para agradecer. Somente agradecimento. Humildade é vital nesta ocasião. O padrinho deve orientá-lo sobre isso.

  • Todos se retiram. Os demais companheiros devem evitar de querer cumprimentar o novo sócio nesta ocasião. Os cumprimentos devem ficar para após o término da reunião. O padrinho deve orientá-lo nesse sentido.


ORIENTAÇÃO

Incentiva-se os clubes a desenvolver programas tais como o Treinamento Especial para Ação Rotária (cuja sigla em inglês é STAR), de modo a oferecer calorosas boas-vindas aos novos sócios. Um panorama geral do STAR, que é muito eficaz em oferecer orientação, encontra-se após a seção “Orientação Contínua”, mais à frente.

Além disso, todos os novos sócios devem receber de seus mentores uma relação das inúmeras oportunidades de adquirir conhecimentos sobre o Rotary e de participar das atividades de clube dentro de uma semana após a admissão, juntamente com orientação sobre como cumprir cada etapa sugerida.

As sessões de orientação de novos sócios devem incluir várias oportunidades para reflexão e discussão sobre uma ampla variedade de temas, inclusive os procedimentos e efeitos do programa de orientação.

Os comentários resultantes dessas sessões devem ser relatados ao presidente do clube, ao governador assistente e ao governador de distrito, conforme apropriado.

Deve-se considerar a possibilidade de realizar reuniões periódicas entre os novos sócios e o governador assistente, bem como fóruns para os novos rotarianos (cujo anfitrião será o representante do presidente do RI) na conferência distrital.

Sugere-se três sessões de orientação formal em áreas distintas, para que as informações sejam melhor assimiladas. Cada sessão deve cobrir uma das três áreas-chave:

. Normas e procedimentos do Rotary
. Oportunidades para servir
. História e tradições do Rotary International

Esses tópicos poderão ser apresentados em reuniões de comissão caso esteja implementando o programa STAR.

 

 Normas e Procedimentos do Rotary

1. Como propor um novo sócio
2. Recuperação de freqüência
3. Estrutura do clube
4. Reuniões do clube

— Reuniões ordinárias
— Reuniões de comissões
— Assembléias de clube
— Reuniões do conselho diretor
— Encontros de companheirismo

5. Critérios de freqüência
6. Finanças (participação, contribuições)
7. Estrutura do distrito

Oportunidades para Servir (no clube, distrito e internacionalmente)

1. Projetos em andamento de clubes e distritos
2. Programas do RI
3. Programas da Fundação Rotária
4. Relação das áreas de interesse.

Os novos sócios devem consultar seus mentores para obter orientação sobre como escolher uma comissão de clube da qual gostariam de participar.

Sugere-se aos clubes que busquem maneiras apropriadas de incentivar a participação dos cônjuges dos novos sócios no programa de orientação. Estes últimos devem ser apresentados aos rotarianos que estejam envolvidos em programas de interesse mútuo.

História e Tradições do Rotary International e do Rotary Club Local

1. Origem, desenvolvimento e realizações do RI
2. Tradição de elevados padrões de ética
3. História e realizações do clube local
4. Participação dos cônjuges e familiares

Os governadores de distrito são responsáveis pela preparação e distribuição aos clubes do perfil do distrito ou folha de dados (incluindo, dentre outras, informações sobre a estrutura das comissões e projetos).

 

ORIENTAÇÃO CONTÍNUA

A permanência de rotarianos qualificados é tão importante para a vitalidade do Rotary quanto a admissão de novos sócios. Os esforços envidados nas atividades de recrutamento de novos sócios são mais eficazes quando o clube conta com grande contingente de rotarianos experientes e bem informados.

Verifica-se que um bom programa de orientação contínua pode contribuir para o índice de permanência de sócios. Tal programa deveria incluir:

. Divulgação freqüente de notícias e informações sobre o Rotary
. Programa mensal de clube enfatizando orientação contínua
. Participação em reuniões multidistritais que tratem de orientação contínua
. Um mínimo de duas assembléias informativas de clube por ano
. Envolvimento pessoal de rotarianos em atividades de clube e distrito, principalmente naquelas que requerem participação direta
. Seminários distritais sobre orientação contínua
. Realização de reuniões semanais de clube estimulantes e bem organizadas, de modo a manter o interesse dos sócios pelo Rotary
. Promoção de atividades agradáveis de companheirismo dentro do clube
. Troca de idéias e informações sobre atividades, projetos e programas do Rotary em reuniões de comissão
. Participação em reuniões de outros clubes


STAR (TREINAMENTO ESPECIAL PARA AÇÃO ROTÁRIA)

O programa STAR foi criado, em 1976, pelo Rotary Club de El Paso, Texas, EUA, e tem-se mostrado um instrumento extremamente útil na preparação de sócios para assumir posições de líder no clube, bem como no sentido de manter o quadro social informado. Incentiva-se os clubes a implementar programas semelhantes que facilitem o estabelecimento de um quadro social atuante e conhecedor de assuntos relacionados ao Rotary.

Considerando que anualmente um novo grupo de novos sócios ingressa no Rotary, o programa pode ser repetido continuamente. Atividades proporcionadas através do programa STAR, tais como reuniões para o café da manhã, servem não só como veículo de informação sobre o Rotary, como contribuem para que os novos sócios interajam

entre si e com os rotarianos mais experientes do clube. O ambiente informal e amigável, proporcionado por pequenas reuniões de grupo, favorece o esclarecimento de dúvidas e discussões interessantes. Em grandes clubes, as reuniões patrocinadas pelo programa STAR podem ser instrumento útil para a promoção de companheirismo.

As seguintes diretrizes do programa STAR podem ser adaptadas para uso em seu clube:

  1. Cada novo sócio é encaminhado à comissão do programa STAR, devendo apresentar uma fotografia e preencher questionário com dados biográficos, que servirá para a elaboração de perfil a ser publicado no boletim semanal do clube. Os novos sócios utilizam uma estrela e uma fita vermelha em seus crachás enquanto os rotarianos experientes são incentivados a sentar-se junto a eles nas reuniões de clube.

  2. Dentro das duas semanas que sucedem seu ingresso no Rotary, os novos sócios recebem uma visita do presidente e/ou do vice-presidente da comissão do programa STAR em seus locais de trabalho.

  3. Reuniões com duração de uma hora, onde é servido café da manhã, realizam-se uma vez por mês, exceto em dezembro. Espera-se que todos os novos sócios participem dessas reuniões durante um ano. Esse comparecimento não substitui a participação nas reuniões ordinárias do clube.

  4. A comissão do programa STAR é composta pelo presidente (normalmente um ex-governador de distrito ou ex-presidente do clube), vice-presidente (o último ex-presidente do clube), três ou quatro ex-presidentes de clube, presidente eleito do clube, e alguns integrantes do programa do ano anterior, se assim solicitarem.

  5. Todos os sócios do clube podem participar dos encontros organizados pelo programa STAR caso queiram atualizar seus conhecimentos sobre o Rotary e interagir com os novos sócios. Além disso, sócios de outros clubes da cidade ou do distrito são convidados a comparecer.

  6. A programação dos encontros inclui, de modo geral, as boas-vindas àqueles que participam pela primeira vez, reconhecimento dos sócios que tenham participado do programa por um ano, divulgação das atividades e eventos do clube e distrito, e apresentação de tópicos específicos, seguida de sessão de perguntas e respostas. Esses tópicos podem incluir as quatro Avenidas de Serviços, comparecimento às reuniões de clube, história do clube, a  fundação Rotária e os programas do Rotary International. As apresentações são feitas pelo líder do conselho diretor do clube ou pelo presidente da comissão responsável pelo tópico sendo tratado.

  7. Os novos membros da comissão do programa STAR são responsáveis por organizar almoço comemorativo em dezembro.

  8. Se necessário, encontros adicionais do programa STAR serão realizados, após as reuniões ordinárias de clube, para recuperação da freqüência.

  9. O presidente da comissão STAR publica relatório mensal no boletim semanal do clube.


RMW\4430\star.htm em 03/05/2004, atualizado em 14/04/2006.