ET-9\\arquivos\10\X1029.DOC em 16/11/2005

O ROTARY ESTÁ MUDANDO

PLD, PLC e a Nova Estrutura para o Rotary

por: Roberto Massaru Watanabe -  ABRIL de 2005

O autor é Presidente da Comissão Distrital de Orientação e Informação Rotária

Ano rotário 2005-06

 

1 – Necessidade de um Novo Rotary

 

Na década de 80, frente à grande evasão de sócios, o Rotary International contratou uma empresa de consultoria para diagnosticar as causas de tamanha perda.

Constatou-se inúmeros problemas na estrutura da organização e foi, então, desenvolvida uma nova Estrutura para os clubes.

Em 1º de julho de 1993, 12 distritos rotários iniciaram um experimento para reorganizar o seu sistema operacional. O Projeto Piloto de três anos, autorizado pelo CD do RI, visava desenvolver uma Nova Liderança e conter os Elevados Custos Administrativos dos Rotarys.

Os distritos que participaram do piloto foram os seguintes:

                                        1 -     2200 - Espanha

                                        2 -     3810 - Filipinas

                                        3 -     5170 - Califórnia - EUA

                                        4 -     5330 - Califórnia - EUA

                                        5 -     6050 - Missouri - EUA

                                        6 -     6860 - Alabama - EUA

                                        7 -     6910 - Geórgia - EUA

                                        8 -     7020 - Bahamas, Ihas Cayman, Haiti e outros ..

                                        9 -     7570 - Tenesse e Virgínia - EUA

                                     10 -     7600 - Virgínia - EUA

                                     11 -     7850 - Quebec - CANADÁ, New Hampshire e Vermount - EUA

                                     12 -     9600 - Austrália, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão.

Em 1997 foi elaborado um plano diretor de 10 anos para a implantação da nova estrutura e foi dado início no dia 1º de julho de 1997 sob a presidência do companheiro Luiz Vicente Giay.

Dentre muitas novidades, o plano, conhecido como PLD - Plano de Liderança Distrital, cria o cargo de Governador Assistente e as atribuições administrativas do Governador de Distrito são transferidas para eles, ficando, o Governador somente com as atribuições políticas do cargo. A verificação da regularidade administrativa assim como fiscal dos clubes passou a ser exercida pelo Governador Assistente.

Outra novidade é a criação do cargo de Instrutor Distrital Assistente, figura de professor treinado para lecionar matérias sobre o Rotary. O conhecimento sobre o Rotary, sua Estrutura, a forma de atuação, etc. estava sendo passada de boca em boca muitas vezes de forma pessoal e em alguns casos distanciando de forma significativa da realidade do Rotary.

Cada distrito deve elaborar o seu próprio PLD, um PLANO ESTRATÉGICO que inclui esses e outros itens, o qual deverá ser sancionado pelo maioria das lideranças e clubes do distrito antes de ser submetido ao secretário geral do RI, para revisão e aprovação.

Veja a carta que o Presidente Luis Vicente Giay enviou em agosto de 1996 aos Governadores Eleitos 1997-98:

Prezado Governador Indicado:

A construção do futuro requer planejamento. Durante os últimos três anos, o Rotary International esteve planejando para um grande projeto, cujo objetivo era permitir que os distrito operassem mais eficazmente. O resultado desse esforço é o Plano de Liderança Distrital, o qual foi examinado e aprovado pelo Conselho Diretor de RI, em sua reunião de fevereiro deste ano. Entre outras medidas, o plano envolve a redistribuição do trabalho administrativo associado aos clubes, de modo que os governadores possam devotar mais tempo para motivar rotarianos a participar das atividades de clube e distrito. O plano requer a nomeação de "governadores adjuntos", facilitando o atendimento às necessidades dos clubes d dando maior flexibilidade para o governador realizar as visitas oficiais.

O CD de RI decidiu que os detalhes do plano serão compartilhados com todos os distritos a partir de 1996-97. Isso significa que você é um dos primeiros rotarianos a receber informações sobre como adaptar e implementar o plano no seu distrito. Segue anexouum exemplar da nova publicação rotária "Plano de Liderança Distrital" (PD3-245), que explica o seu funcionamento e como poderá beneficiar líderes distritais e de clube. Eu o incentivo a discutir o conteúdo dessa publicação com o supervisor de serviços aos clubes e com outros líderes distritais. Exemplares adicionais podem ser obtidos gratuitamente junto ao balcão de pedidos do RI (847-866-3149)

O Plano de Liderança Distrital permitirá que o Rotary continue a florescer no próximo século. Temos o privilégio de sermos os primeiros a nos beneficiarmos dessa nova oportunidade. Pense em todas as maneiras através das quais o plano poderá fortalecer a estrutura do seu distrito, para que juntos possamos Construir o Futuro com Ação e Visão.

Cordialmente

Luiz Vicente Giay

Presidente

2 - PLD entra para o Manual de Procedimento

A primeira aparição do Plano no Manual de Procedimento do Rotary acontece na versão 1998:

Na página 33 é feita uma apresentação da história do PLD conforme já vimos acima.

Depois, com um alerta de que a sua utilização não é obrigatória, relaciona as principais questões que devem ser tratadas pelo PLD. Esclarece também que o termo Governador Assistente empregado pelo CD do RI não é de adoção obrigatória.

Relaciona também o papel dos Governadores Assistentes.

Estabelece o Ciclo de treinamento de liderança rotária: O CD do RI recomenda as seguinte seqüência para treinamento da liderança rotária:

                         1 -             Treinamento zonal dos governadores eleitos (por líderes de treinamento indicados pelo Presidente do RI) em conjunção com os institutos Rotary;

                         2 -             Assembléia Internacional;

                         3 -             Treinamento dos Governadores Assistentes;

                         4 -             Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos;

                         5 -             Assembléia Distrital.

 

A segunda aparição do Plano no Manual de Procedimento acontece na versão 2001:

Aquilo que vinha sendo colocado como opcional adquire atribuições mais rigorosas.  "Todos os distritos têm até 30 de junho de 2002 para desenvolver e adotar um Plano de Liderança Distrital". Sabemos que alguns distritos não chegaram a elaborar esse plano.

O Plano deve ser aprovado por no mínimo 2/3 dos clubes do distrito no PETS ou na Assembléia Distrital. Uma cópia aprovada deve ser encaminhada ao Secretário Geral como confirmação de sua adoção pelos clubes do distrito.

A questão do nome do assistente é assim colocada: Todos os distritos devem usar o título "Governador Assistente" ao referirem-se a rotarianos indicados pelo Governador para auxiliá-lo na administração de determinados clubes. Para quem não acompanhou a problemática na época da implantação do PLD, ocorreram muitas discussões desgastantes e alguns ex-Governadores foram "contra" o PLD, achando que o PLD iria diminuir o prestígio do Governador de Distrito.

Segue uma relação de atribuições dos Governadores Assistentes como visitar mensalmente os clubes (o mínimo é uma visita a cada trimestre), participar da Assembléia Preparatória da Visita Oficial, etc.

Segue uma relação de atividades necessárias para os Governadores Assistentes como participar do PETS, Treinamento da Equipe Distrital.

Segue critérios para seleção de Governadores Assistentes.

3 - CONTEÚDO DO PLANO DE LIDERANÇA DISTRITAL.

O Plano visa fortalecer clubes e distritos proporcionando:

§       apoio mais rápido e completo aos clubes,

§       maior disponibilidade de líderes distritais bem treinados,

§       maior número de rotarianos capacitados para ocupar o cargo de Governador do Distrito

§       Maior participação nas atividades distritais e da Fundação Rotária,

§       Habilidade para governar eficazmente mais de 100 clubes

§       Melhor comunicação no distrito.

 

Tamanho do Distrito e Clube

Está muito clara a intenção do RI em diminuir o número de distritos. Não encontrei nada expressamente escrito, mas parece que o RI pretende ir elevando, paulatinamente, os requisitos mínimos quanto ao número de clubes e de sócios em um distrito.

MP-1995: Pelo menos 40 clubes e 1.200 rotarianos.

MP-1998: Pelo menos 50 clubes e 1.800 rotarianos.

MP-2001: Pelo menos 75 clubes e 2.700 rotarianos. Aconselha-se a distritos com menos que esses números a sua fusão com outros distritos com essa finalidade.

MP-2004: repete o acima.

O número de 529 distritos na atual organização parece acarretar custos elevados de treinamento e de manutenção que o Rotary almeja diminuir.

Para geranciar eficazmente 32.000 clubes, qual seria o número adequado de distritos? 400?, 300?

No Brasil, assistimos angustiados a sobrevivência dos distritos com menos de 1.000 sócios que o Conselho Diretor havia dado ordem para serem eliminados e agregar os clubes para os distrito vizinhos.

 

Tamanho do Quadro Social

A literatura rotária não é muito clara sobre uma “quantidade ideal” de rotarianos em um clube. Entretanto, pela leitura do Manual de Procedimento fica muito claro que este número é da ordem de centenas, visto que o Clube deve representar a comunidade.

Com relação ao Quadro Social (página 8 e 9) diz:

O clube deve manter um bom equilíbrio no quadro social sem que haja predominância de qualquer profissão ou tipo de negócio.

O Rotary Club deve contar, entre seus sócios, com um representante de cada atividades comercial ou profissional reconhecida na comunidade, desde que essa representação esteja em conformidade com os princípios estabelecidos nos artigo 5 dos estatutos do RI e no artigo 6 dos estatutos prescritos para os Rotary Clubs.

Os clubes são incentivados a analisar a área para certificar-se de que todos os segmentos da comunidade estejam representados em seu quadro social.

 

4 – PLC – Plano de Liderança de Clube

 

Neste ano (2005-06) está sendo implantado em todos os clubes do Distrito 4430, o PLC - Plano de Liderança de Clubes que complementa o PLD. Apoiados em 9 itens, o PLC é um PLANO ESTRATÉGICO que determina a maneira como o clube pretende chegar a ser um Clube Eficaz. Entende-se como Clube Eficaz  aquele que ao longo do ano rotário consegue:

1 - Aumentar, ou ao menos manter, o seu quadro social;

2 - Implementar projetos bem-sucedidos que atendam às necessidades da comunidade local e internacional;

3 - Apoiar a Fundação Rotária com contribuições financeiras e também participando em programas;

4 - Treinar líderes capazes de servir o Rotary além do âmbito do clube.

Os 9 itens do PLC são os seguintes:

1. Desenvolver plano de longo prazo que incorpore os elementos de um clube eficaz.

2. Estabelecer metas anuais usando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs e o plano de longo prazo do clube.

3. Realizar assembléias de clube que envolvam os sócios no processo de planejamento e os mantenham informados sobre as atividades do Rotary.

4. Favorecer a comunicação entre o presidente do clube, conselho diretor do clube, presidentes de comissão, sócios, governador de distrito, governador assistente e comissões distritais.

5. Possibilitar a continuidade da liderança, enfatizando o planejamento da transferência das responsabilidades do cargo de modo a favorecer o treinamento dos futuros líderes.

6. Ajustar as diretrizes do clube para que reflitam a estrutura das comissões, bem como os papeis e responsabilidades dos líderes de clube.

7. Oferecer oportunidades de aumentar o companheirismo entre os sócios do clube.

8. Certificar-se de que todos os sócios estejam envolvidos com algum projeto ou cargo no clube.

9. Desenvolver um plano abrangente de treinamento que possibilite que:

• Líderes de clube participem de reuniões distritais de treinamento

• Atividades de orientação sejam oferecidas regularmente aos novos sócios

• Oportunidades educacionais estejam disponíveis aos sócios atuais

Dentre as inúmeras novidades introduzidas pelo PLC podemos destacar o STAR - Special Training Action Rotary, vulgarmente conhecida como Escolinha Rotária que será implantada em todos os clubes. Embora se pareça com as antigas “Escolinhas”, o STAR deve ser organizado por uma comissão especial e as aulas devem ser ministradas por pessoa familiarizada com treinamentos.

Além do STAR, que é basicamente voltada para os novos sócios para o aprendizado sobre “O que é o Rotary”, a Nova Estrutura prioriza o treinamento de todos os sócios na arte da liderança. O RI gostaria que todos os sócios se tornem líderes completos com capacitação em comunicações, planejamento, execução, motivação e comando de equipes.

Outra novidade é que os companheiros indicados para serem membros das comissões devem permanecer na mesma por 3 gestões. Antigamente esta exigência só se aplicava para as Comissões Técnicas, mas agora vale para todas as comissões do clube, visando assegurar a continuidade das ações.

O Presidente “perde” aquela regalia de poder compor o “seu” Conselho Diretor com nomes à sua livre escolha. O Rotary deseja que o novo Presidente de uma comissão (incluindo-se aí Tesouraria, Protocolo e Secretaria) seja um elemento com pelo menos 2 anos de experiência naquela comissão, experiência esta que ele adquiriu como “ estágio” sendo sucessivamente o Terceiro Membro e o Segundo Membro.

Com a implantação do PLD e do PLC, os clubes de Rotary perdem um pouco o perfil de clube social e reaproximam mais do seu objetivo que é estimular e fomentar o ideal de servir.

Na nova estrutura, os clubes poderão ter um Conselho Diretor com poucos membros e com isso ganhar muita agilidade nas decisões. A composição mínima é de 4 membros, isto é: Presidente, Vice-Presidente, Ex-Presidente e Próximo-Presidente. Pode-se incluir Secretário, Tesoureiro e Protocolo totalizando 7 membros. Para isso, os componentes diretivos são classificados em Diretores e Dirigentes, isto é, Presidente de Comissão não é mais diretor e passa a ser dirigente, não fazendo parte do Conselho Diretor.

As tradicionais comissões (Internos, Profissionais, Comunidade e Internacionais) deixam de ser comissão, permanecendo como filosofia e os clubes passam a se estruturar em torno de 5 comissões (chamadas de comissões permanentes) que são Quadro Social, Projetos de Prestação de Serviços, Fundação Rotária, Relações Públicas e Administração.

Qualquer outra comissão (além das comissões permanentes) é considerada comissão temporária e não fazem mais parte dos Estatutos ou Regimento.

Com todas essas alterações, os Estatutos e Regimento atuais deverão sofrer uma revisão, aprovadas em Assembléias e Registradas em Cartório.

PRAZO: Não encontrei um prazo nem tampouco procedimentos de entrega do PLC ao RI.

Os Novos Estatutos e Regimento Interno podem ser “baixados” pela INTERNET no site do Governador Ari Sérgio www.rotary4430.org.br/ari.

No PETS que foi realizado em março de 2005 em São Pedro, os Presidnete 2005-06 receberam uma cartilha contendo Nova Estrutura, os novos Estatutos e o novo Regimento Interno. Cópia desta apostila pode ser obtida no site do Distrito 4430.

Além dessas medidas que vêm do RI, a apostila contém recomendações específicas do Governador Ari Sérgio como, por exemplo, sobre as Visitas Oficiais que ele quer se sejam mais simples.

 

5 – TREINAMENTOS EM ROTARY NO ÂMBITO DO DISTRITO

 

RMW\ET6\Arquivos\05\X056.DOC em 16/11/2005 16:09 .

TREINAMENTOS EM ROTARY

De acordo com o Manual de Procedimento – Edição 2004.

REUNIÕES

Com o intuito de preparar líderes entrantes para assumir suas responsabilidades, o conselho diretor do RI aprovou os seguintes eventos de treinamento:

                   A.1 -    seminário de treinamento de governadores eleitos (GETS)

                   A.2 -    assembléia internacional

                   A.3 -      seminário de treinamento da equipe distrital (inclusive treinamento do governador assistente)

                   A.4 -    seminário de treinamento de presidentes eleitos (PETS)

                   A.5 -    assembléia distrital

Os treinamentos abaixo são indicados para quem quer expandir o conhecimento rotário:

                   B.1 -    seminário distrital de capacitação

                   B.2 -    seminário distrital do quadro social

                   B.3 -    seminário distrital da Fundação Rotária

Além desses, a conferência distrital é um encontro informativo e inspirador para todos os rotarianos.

 

A1 - Seminário de treinamento de governadores eleitos (GETS)

Treinamento de dois dias realizado em conjunção com o instituto Rotary zonal. Tópicos abordados:

• Função e responsabilidades

• Estrutura organizacional do distrito

• Desenvolvimento do quadro social

• Capacitação de líderes eficazes

• Fundação Rotária

• Administração do RI

• Visão geral da assembléia internacional

O tempo mínimo de treinamento recomendado para os tópicos da Fundação Rotária será de três horas e os três tópicos a serem incluídos no treinamento são:

1) Noções sobre a Fundação Rotária e sistema SHARE

2) Programas da Fundação Rotária

3) Captação de recursos (Cód. Norm. do Rotary 19.040.3.)

Mais informações podem ser encontradas no Código Normativo do Rotary, 19.040

 

A.2 - Assembléia internacional

 

A assembléia internacional é uma reunião de treinamento obrigatória para governadores eleitos e dura seis dias. Entre os tópicos abordados constam projetos de prestação de serviços, quadro social, Fundação Rotária, requisitos administrativos do RI e apresentação do lema anual e ênfases do presidente. (Cód. Norm. do Rotary 58)

 

A.3 - Seminário de treinamento da equipe distrital

 

Objetivo

Reunião de um dia realizada em fevereiro para desenvolver uma equipe coesa de líderes distritais que possuam as qualidades necessárias, conhecimentos e motivação para ajudar os clubes do distrito. (Cód. Norm. do Rotary 23.050.1., 23.050.4.)

Tópicos

Tópicos discutidos no seminário de treinamento da equipe distrital:

• Lema anual

• Administração distrital

• Funções e responsabilidades

• Assessoria a clubes

• Recursos - como e quando usá-los

• Planejamento para o ano

• Comunicação

Participantes

Esse seminário é voltado aos rotarianos nomeados pelo governador eleito para servirem no ano rotário seguinte como governadores assistentes e como membros das comissões distritais. (Cód. Norm. do Rotary 23.050.2.)

Em apoio ao seminário de treinamento da equipe distrital, o RI oferece uma programação básica, inclusive guia para facilitadores, recursos visuais e manuais para os participantes. Para mais informações consulte o Guia para Líderes do Seminário de Treinamento da Equipe Distrital (247-PO), Manual de Treinamento dos Governadores Assistentes (244-PO) e Manual das Comissões Distritais (249-PO).

 

A.4 - Seminário de treinamento de presidentes eleitos de clube (PETS)

 

Objetivo

Seminário de um dia e meio realizado em março (Reg. Int. RI 15.030.) com o objetivo de preparar presidentes entrantes de clube para o desempenho de suas funções.

Tópicos

Tópicos do PETS (Cód. Norm. do Rotary 23.030.3.):

• Lema anual

• Função e responsabilidades do presidente de clube

• Estabelecimento de metas

• Seleção e preparo de líderes de clube

• Administração do clube

• Recrutamento e orientação de novos sócios

• Projetos de prestação de serviços

• Fundação Rotária

• Recursos

• Planejamento para o ano

Participantes

Os participantes do PETS incluem o governador eleito, os governadores assistentes, o instrutor distrital e todos os presidentes entrantes de clube do distrito.

Recomenda-se que as despesas dos presidentes entrantes de clube sejam pagas pelos clubes ou pelo distrito. (Cód. Norm. do Rotary 23.030.4.)

Os governadores assistentes devem auxiliar o governador a promover o comparecimento dos presidentes eleitos ao seminário e a fomentar um espírito de cooperação entre os presidentes e governadores eleitos e eles próprios. (Cód. Norm. do Rotary 23.030.4.)

PETS multidistrital

No PETS multidistrital, pelo menos três horas da programação devem ser dedicadas a reuniões entre os governadores eleitos, presidentes entrantes de clube e governadores assistentes. Os governadores eleitos são responsáveis pelo desenvolvimento e aprovação do programa final, seleção dos instrutores e oradores para as sessões plenárias e envio ao presidente do RI de uma carta indicando sua aprovação do seminário multidistrital e demonstrando que as condições supramencionadas foram obedecidas. Tal carta deve ser remetida pelo menos quatro meses antes da data marcada para o seminário. Para mais informações sobre PETS multidistritais consulte o Código Normativo do Rotary, seção 3.030.7.

Em apoio ao PETS, o RI oferece uma programação básica, inclusive guia para facilitadores, recursos visuais e manuais para os participantes. Para mais informações consulte o Guia para Líderes do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (243-PO) e o Manual do Presidente de Clube (222-PO).

 

A.5 - Assembléia Distrital

 

Objetivo

Reunião de um dia realizada em abril ou maio com o objetivo de preparar líderes de Rotary Clubs. (Reg. Int. RI 15.020.)

Tópicos

Os tópicos da assembléia distrital, para cada grupo específico que estiver participando do treinamento, são:

• Funções e responsabilidades

• Princípios gerais - normas e procedimentos

• Seleção e treinamento da equipe

• Desenvolvimento de um plano de ação

• Recursos

• Atividades bem-sucedidas

• Aplicação prática e elaboração de um plano

• Resolução de problemas (Cód. Norm. do Rotary 23.020.3.)

Participantes

Os participantes da assembléia distrital incluem os presidentes eleitos de clube e os sócios dos Rotary Clubs por estes nomeados para servir em cargos-chave de liderança no ano rotário seguinte. (Cód. Norm. do Rotary 23.020.2.)

Datas da assembléia distrital

Quando as circunstâncias assim o exigirem, se a conferência distrital ocorrer no mês de abril ou maio, deve-se considerar a possibilidade de realizar as reuniões da assembléia e conferência distritais consecutivamente, desde que, ao planejá-las, a conferência distrital seja a segunda da seqüência. Essas reuniões consecutivas devem ser planejadas sem redução da duração exigida e com a devida consideração às características essenciais de cada uma delas. (Cód. Norm. do Rotary 23.020.8.)

Em apoio à assembléia distrital, o RI oferece uma programação básica, inclusive guia para facilitadores, recursos visuais e manuais para os participantes.

Para mais informações consulte o Guia para Líderes da Assembléia Distrital (828-PO), Manual do Presidente de Clube (222-PO), Manual do Secretário do Clube (229-PO) e Manual das Comissões de Clube (226-PO).

 

B.1 - Seminário distrital de capacitação

 

Objetivo

O objetivo do seminário distrital de capacitação é treinar líderes rotarianos que possuam as qualidades necessárias, conhecimento e motivação para servir o Rotary além do âmbito do clube. O seminário é aberto a qualquer rotariano que tenha servido como presidente ou ocupado cargos de liderança no clube por no mínimo três anos. Este seminário de um dia inteiro deve ser realizado imediatamente antes ou depois da conferência distrital. (Cód. Norm. do Rotary 23.040.)

Tópicos

Os tópicos do seminário distrital de capacitação são:

• Plano de liderança distrital

• Técnicas de motivação e liderança

• Elaboração de projeto de prestação de serviços internacionais

• Planejamento de reunião distrital

• Programas eletivos

• Oportunidades distritais, regionais e internacionais

Participantes

Esse seminário é voltado a rotarianos que tenham atuado como presidentes de clube ou servido por mais de três anos em um cargo de liderança no clube.

(Cód. Norm. do Rotary 23.040.2.)

Para mais informações consulte a seção 23.040.3. do Código Normativo do Rotary.

Em apoio ao seminário distrital de capacitação, o RI oferece guia para facilitadores com recursos visuais. Para mais informações, consulte o Guia para Líderes do Seminário Distrital de Capacitação (248-PO).

 

B.2 - Seminário distrital do quadro social

 

Objetivo

Reunião de um dia realizada em agosto ou setembro com o objetivo de formar líderes de clube e distrito que possuam as qualidades necessárias, conhecimento e motivação para manter estável e/ou desenvolver o quadro social. O seminário é aberto a todos os rotarianos. (Cód. Norm. do Rotary 23.060.)

Tópicos

Os tópicos do seminário distrital do quadro social incluem (Cód Norm. do Rotary 23.060.3.):

• Importância do desenvolvimento do quadro social

• Retenção

• Recrutamento

• Organização de novos clubes

• Funções e responsabilidades

• Recursos

Participantes

Entre outros rotarianos, os participantes do seminário distrital do quadro social incluem presidentes de clube, membros de comissões de desenvolvimento do quadro social de clube, membros de comissões distritais de expansão e governadores assistentes. (Cód. Norm. do Rotary 23.060.2.)

Em apoio ao seminário distrital do quadro social, o RI oferece guia para facilitadores com recursos visuais. Para mais informações, consulte o Seminário

Distrital do Quadro Social - Guia para Líderes (242-PO).

 

B.3 - Seminário distrital da Fundação Rotária

 

Objetivo

O propósito deste seminário é informar rotarianos sobre os programas da Fundação e incentivá-los a participar ativamente destes e a divulgar as atividades da entidade. O seminário é o principal meio de conscientizar os sócios

quanto à importância da entidade, e é conduzido pela comissão distrital da Fundação Rotária com o apoio do coordenador regional da Fundação Rotária.

Embora todos os rotarianos do distrito devam ser incentivados a comparecer, o seminário tem como público alvo presidentes de clube, membros de comissão da Fundação Rotária, governador do distrito, governador eleito e governadores assistentes.

Especificamente, o seminário distrital da Fundação Rotária oferece oportunidade

de:

• Incentivar os rotarianos a apoiar e participar dos programas da entidade

• Apresentar informações gerais sobre os programas e normas da Fundação

• Manter os rotarianos atualizados sobre os programas ou normas da entidade e estabelecer metas para o ano seguinte

• Homenagear sócios e clubes pelas contribuições extraordinárias à Fundação

• Esclarecer dúvidas quanto aos programas e atividades da Fundação

Tópicos

Os tópicos do seminário incluem:

• Programas da Fundação Rotária

• Estabelecimento de metas relativas à Fundação

• Campanha Todos os Rotarianos - Todos os Anos

• Estrutura distrital e de clube: comissão distrital da Fundação Rotária

• Sistema SHARE

• Elementos básicos de captação de recursos

• Difusão da mensagem da Fundação Rotária aos rotarianos

• Metas da Fundação Rotária

• Utilização do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC)

• Atividades no Mês da Fundação Rotária

Para mais informações consulte o Manual do Seminário Distrital da Fundação Rotária (438-PO).

 

6 – TREINAMENTOS EM ROTARY NO ÂMBITO DO CLUBE

 

No âmbito do clube, o Novo Rotary prevê dois tipos de treinametnos:

1 – Sobre questões envolvendo a estrutura e a organização rotária.

2 – Capacitação de Lideran~ca.Isso tudo é o que já está definido e em implantação no mundo todo. Mas parece-me que as mudanças não param aí.

 

No âmbito do Clube: O STAR-Special Training Action Rotary.

STAR (Treinamento Especial para Ação Rotária)

É a adoção pelo RI das populares Escolinhas Rotárias.

Só em que em vez de serem dirigidas e ministradas por voluntários dotados apenas de boa vontade, o STAR procurar dar um certo profissionalismo.

Não basta ler para aprender.

Não basta falar para se aprender.

É necessário inserir um componente pedagógico para que o processo de aprendizagem seja efetivado.

Uma das idéias seria direcionar as aulas na forma de CICLOS, envolvendo, cada ciclo, a um aspecto diferente do processo de aprendizagem. Tais ciclos poderiam ser:

1º Ciclo: OQUE

2º Ciclo: COMO

3º Ciclo: QUEM

4º Ciclo: QUANDO

5º Ciclo: PORQUE

No Primeiro Ciclo, persegue-se o OQUE, isto é, conteúdo e atribuições. O que é cada componente do todo Rotário, definições e atribuições dos cargos.

No segundo Ciclo, persegue-se o COMO, isto é, a forma como os responsáveis pelos cargos podem conduzir suas ações. Basicamente, discute-se metodologias de articulação e composição de formas tendo em vista objetivos comuns.

No Terceiro Ciclo, persegue-se o QUEM, isto é, o enfoque é centrado no elemento, no sujeito que produz a ação, na sua CAPACITAÇÃO. Analisa-se a qualificação pessoal e profissional desejada para o companheiro em função do cargo que ele exerce no clube e procura-se complementar a sua formação.

No Quarto Ciclo, persegue-se o QUANDO, isto é, a oportunidade, ou melhor, de como é possível desenvolver a percepção sobre as oportunidades que nos surgem no dia a dia.

No Quinto e último Ciclo, persegue-se o PORQUE, isto é, as razões individuais de cada um.

Que razões levam os companheiros a se dedicarem ao Rotary e à comunidade?

Que razões impulsionam os companheiros e que razões despertam nele o dever de auxiliar o próximo, que é a filosofia básica do próprio Rotary, e que é expressada pelo lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

 

O programa STAR foi criado em 1976, pelo Rotary Club de El Paso, Texas, EUA, e tem se mostrado um instrumento extremamente útil na preparação de sócios para assumir posições de líder no clube, bem como no sentido de manter o quadro social informado.

Incentiva-se os clubes a implementar programas semelhantes que facilitem o estabelecimento de um quadro social atuante e conhecedor de assuntos relacionados ao Rotary.

Considerando que anualmente um novo grupo de novos sócios ingressa no Rotary, o programa pode ser repetido continuamente. Atividades proporcionadas através do programa STAR, tais como reuniões para o café da manhã, servem não só como veículo de informação sobre o Rotary, como contribuem para que os novos sócios interajam entre si e com os rotarianos mais experientes do clube.

O ambiente informal e amigável, proporcionado por pequenas reuniões de grupo, favorece o esclarecimento de dúvidas e discussões interessantes.

Em grandes clubes, as reuniões patrocinadas pelo programa STAR podem ser um instrumento útil para a promoção de companheirismo.

As seguintes diretrizes do programa STAR podem ser adaptadas para uso em seu clube:

1)     Cada novo sócio é encaminhado à comissão do programa STAR, devendo apresentar uma fotografia e preencher questionário com dados biográficos, que servirá para a elaboração de um perfil a ser publicado no boletim semanal do clube.

Os novos sócios utilizam uma estrela e uma fita vermelha em seus crachás enquanto os rotarianos ex-perientes são incentivados a sentar-se junto a eles nas reuniões de clube..

2)     Dentro das duas semanas que sucedem seu ingresso no Rotary, os novos sócios recebem uma visita do presidente e/ou do vice-presidente da comissão do programa STAR em seus locais de trabalho.

3)     Reuniões com duração de uma hora, onde é servido café da manhã, realizam-se uma vez por mês, exceto em dezembro.

Espera-se que todos os novos sócios participem dessas reuniões durante um ano.

Esse comparecimento não substitui a participação nas reuniões ordinárias do clube..

4)     A comissão do programa STAR é composta pelo presidente (normalmente um ex-governador de distrito ou ex-presidente do clube), vice-presidente (o último ex-presidente do clube), três ou quatro ex-presidentes de clube, presidente eleito do clube, e alguns integrantes do programa do ano anterior, se assim solicitarem..

5)     Todos os sócios do clube podem participar dos encontros organizados pelo programa STAR caso queiram atualizar seus conhecimentos sobre o Rotary e interagir com os novos sócios. Além disso, sócios de outros clubes da cidade ou do distrito são convidados a comparecer.

6)     A programação dos encontros inclui, de um modo geral, as boas-vindas àqueles que participam pela primeira vez; reconhecimento dos sócios que tenham participado do programa por um ano; divulgação das atividades e eventos do clube e distrito; e apresentação de tópicos específicos, seguida de sessão de perguntas e respostas.

Esses tópicos podem incluir as quatro Avenidas de Serviços, comparecimento às reuniões de clube, história do clube, a Fundação Rotária e os programas do Rotary International. As apresentações são feitas pelo líder do conselho diretor do clube ou pelo presidente da comissão responsável pelo tópico sendo tratado.

 

-         Os novos membros da comissão do programa STAR são responsáveis por organizar um almoço comemorativo em dezembro.

-         Se necessário, encontros adicionais do programa STAR serão realizados, após as reuniões ordinárias de clube, para recuperação da freqüência.

-         O presidente da comissão STAR publica um relatório mensal no boletim semanal do clube.

 

No âmbito do Clube: O Curso de Capacitação de Liderança em Rotary:

 

II - Para melhor preparo de Líderes: CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA EM ROTARY

 

1)     Módulo I – Apresentação Pessoal – Traje, postura, comportamento em grupo interação rotária, profissional e familiar.

2)     Módulo II – Técnicas de Negociação e de Articulação – Natureza da Comunicação Humana, Neurolingüística e Psicologia do comportamento humano, técnicas de negociação e comportamento em equipe

3)     Módulo III – Comando de Equipe – Meios e Técnicas para Motivação de Equipes, Como Conduzir uma Reunião, Processos e Dinâmicas de Grupo para Treinamento de Equipes, Métodos e Técnicas para Distribuição e Delegação de Atribuições, Funções e Responsabilidades

4)     Módulo IV – Coordenação de Projetos – Questões Estratégicas, Critérios para o Estabelecimento de Objetivos e Metas, Técnicas e Instrumentos de Planejamento, Técnicas para Acompanhamento e Avaliação.

 

Por definição, o Rotary é uma organização de Líderes, entretanto, nem todos os sócios dominam as técnicas para o exercício pleno da Liderança.

O Treinamento (não é curso, não é palestra, não é aula) de Capacitação (ação que leva à capacidade máxima de cada competência) em Liderança está sendo desenvolvido na forma de Projeto Piloto pelo Distrito 4430. Veja mais detalhes em www.geroi.org.br/tcl .