Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:
DIRETORES E DIRIGENTES 06/08/2006 |
|
|
muitas pessoas não entenderam ainda a diferença entre Diretor e Dirigente.
A diferenciação entre Diretor e Dirigente assume papel relevante no PLC que utiliza o termo Diretor somente para aqueles companheiros que fazerm parte do Conselho Diretor e o termo Dirigente para os demais companheiros que assumem cargo de direção mas que não pertence, necessariamente, ao Conselho Diretor.
Organograma de um Rotary Club:
De acordo com o Novo Rotary, todos os companheiros devem fazer parte do organograma. Pode ser na forma de um Diretor, na forma de um Dirigente ou mesmo na forma de um simples Membro. Em algum lugar o seu nome deve aparecer.
Diferentemente do esquema anterior em que o Conselho Diretor tinha que ter o mínimo de 17 membros, no Novo Rotary, o Coselho Diretor pode ter apenas 5 membros. Isso resolve aquela antiga pendenga quando clubes pequenos eram obrigados a repetir nomes em diversas comissões. Assim, era comum encontrar companheiro que era Tesoureiro, Protocolo, Boletim e Companheirismo tudo ao mesmo tempo.
Dependendo do porte do clube, pode-se escolher uma das opções seguintes:
CONSELHO DIRETOR (Todos os membros do Conselho Diretor são chamados de DIRETORES e são eleitos em Assembléia) |
1a OPÇÃO: Melhor para clubes pequenos com até 20 sَcios. | 2a OPÇÃO: Boa para clubes médios entre 20 e 50 sَcios. | 3a OPÇÃO: Boa para clubes grandes com mais de 50 associadosَ |
|
|
|
DIRIGENTES:
NOTA: Todos os Dirigentes, não só os principais como também os segundos e os terceiros, são eleitos em Assembléia, exceto os Protocolos (seção 2, art. 3 do Regimento). |
MEMBROS:
NOTA: Todos os
membros ativos do clube devem fazer parte de ao menos uma comissão. |
Atendendo aos clamores dos Tempos Modernos, o Rotary International separa dois conceitos quase que inseparáveis mas que fazem parte do Objetivo do Rotary que é seguinte:
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.
Segundo. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
Terceiro. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.
Quarto. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidaçao das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Observem que o Objetivo contempla dois conceitos fundamentais para qualquer entidade ou empresa no mundo globalizado de hoje, ou seja, o Objetivo propriamente dito que é apenas "Estimular e Fomentar o Ideal de Servir" e a Missão do Rotary que é a amizade, a compreensão, o exemplo e a paz.
A base filosófica do Rotary, ou seja a sua Missão, é representada pelo que o Rotary denomina As Quatro Avenidas de Serviço, que não é e não deve ser confundido com o Objetivo, mas o caminho pelo qual o Rotary gostaria que os Rotarianos atingissem o Objetivo.
É claro que existem companheiros cujo "objetivo" talvez seja o caminho. Eu, por exemplo, como engenheiro experiente em pavimentação, talvez queira "pavimentar as quatro estradas por onde caminham os companheiros", mas isso é uma opção individual e uma excessão.
Veja também a composiçمo dos cargos em
NOTA: Desejando que a cor de fundo apareça na impressão, Altere: Painel de Controle / Opções da Internet / Avançada / Impressora / Imprimir cor e imagens de fundo.
RMW\GEROI\pensadores\watanabe\organograma.htm em 06/08/2006, atualizado em 04/06/2011 .