QUESTÕES POLÊMICAS

 

1 - Comissões do Rotary

As comissões são só as 5 permanentes. As demais são por uma única gestão (Ad Hoc) e não fazem parte do Estatuto ou Regimento.

2 - Diretor X Dirigente

O Presidente de uma Comissão é DIRIGENTE e não pode ser chamado de Diretor, mesmo porque não faz parte do Conselho Diretor.

3 - Diretores

O Conselho Diretor é formado por Diretores.

4 - Principício da Continuidade

Todas as Comissões, inclusive a Secretaria, a Tesouraria e o Protocolo devem ter TRÊS MEMBROS e deve ser aplicado o Princípio da Continuidade.

Um membro que é indicado para uma Comissão, será o Terceiro Membro na próxima gestão. Na gestão seguinte ele permanece na mesma Comissão, na qualidade de Segundo Membro. Finalmente, na gestão seguinte ele será o Presidente da Comissão. Terá feito, então, um estágio de DOIS anos antes de assumir a Presidência daquela comissão.

5 - Membros são eleitos com 30 meses de antecedência.

No mês de Novembro de 2005 (no mais tardar no mês de Dezembro), o Rotary deverá convocar uma Assembléia para eleger o Presidente 2008-09.

E não basta apenas escolher o Presidente não. Ele (o Presidente 2008-09) deverá indicar todos os Terceiros Membros de todas as comissões, inclusive o Terceiro Secretário, o Terceiro Tesoureiro e o Terceiro Protocolo para comporem o Quadro de Diretores e Dirigentes para o ano rotário 2006-07.

Esses Terceiros Membros serão, automaticamente, Segundos Membros na gestão 2007-08.

Finalmente, quando chegar a gestão 2008-09, eles serão os Titulares das suas comissões.

Só para ficar mais claro.

O Presidente 2008-09 que deverá ser eleito no mês de Novembro de 2005 deverá indicar todo o seu quadro de diretores e dirigentes para que sejam eleitos como Terceiros Membros na gestão 2006-07. Por exemplo, o Presidente 2008-09 indica o Secretário 2008-09.

Este Secretário 2008-09 será o Terceiro Secretário na gestão 2006-07.

O mesmo Secretário 2008-09 será o Segundo Secretário na gestão 2007-08.

E, finalmente, o mesmo Secretário será o Primeiro Secretário na gestão 2008-09.

6 - Todos os companheiros, novos e antigos deverão passar por um Treinamento de Capacitação.

A Capacitação é uma Ação que objetiva melhorar a Capacidade do indivíduo em um dos aspectos de Liderança. Companheiros podem se destacar em algum aspecto da liderança, mas falhar em outros. Por exemplo, fulano é muito bom para fazer discursos mas é péssimo em organizar eventos.

Assim, devemos nos preocupar com dois tipos de liderança. Uma delas é desenvolvida pela capacidade individual de exercer a liderança nos meios rotários e que passa pelo grau de conhecimento e experiências em atividades como palestras, fóruns, seminários e conferências.

As populares "escolinhas rotárias" ou Escolas Rotary passam a ser o veículo oficial de treinamento dos novos sócios. Há regras para a sua realização. Veja mais em STAR.

A outra é desenvolvida pela capacidade individual de exercer a liderança em sua empresa, na sua família e na comunidade como um todo.

Cursos formais, com diploma e tudo, onde poderemos aprender técnicas de liderança, de negociação, de planejamento, etc.