ESTUDANDO O MUNDO ARDUINO:E ANTECIPANDO O FUTURO: | ||
COMO IDENTIFICAR PESSOAS | ||
acessar com www.ebanataw.com.br/identificarpessoas |
ATENÇÃO! Site em construção.
COM UM SIMPLES NOTEBOOK E UMA PEQUENA DOSE DE BOA VONTADE, QUALQUER PESSOA CONSEGUE MONTAR UM APLICATIVO PARA CONTROLAR A ENTRADA DE PESSOAS NO CONDOMÍNIO POR MEIO DA TÉCNICA CONHECIDA COMO - FACE DETECTION - (pronucia-se feice detection)
Veja o que mostra a tela do monitor na guarita do prédio. É uma imagem real das pessoas, com indicação da categoria (MORADOR, VISITANTE, etc.) de cada uma delas e complementada com outras informações como o nome, o apartamento e até tipo de relação (TIA, PROFESSORA, DIARISTA, etc.). O aplicativo indica a categoria da pessoa por meio de cores no retângulo desenhado em torno do rosto.
Numa outra tela, mais detalhes podem ser apresentados facilitando a identificação da pessoa.
a ordem em que as pessoas são apresentadas não é a mesma em que elas se posicionam na portaria. O aplicativo coloca no lado esquerdo aquelas mais suspeitas como o Visitante Não-Cadastrado (retângulo vermelho para chamar a atenção do porteiro), seguido do Visitante Ocasional (retânculo alaranjado) como a professora que vem dar aula particular no apartamento 203, depois os moradores (retângulo azul) e finalmente os funcionários do condomínio (retângulo verde).
O aplicativo "feito em casa" tem essa vantagem de poder representar as preocupações de segurança dos moradores, abordando situações particulares daquele condomínio como Pessoas Impedidas de Usar a Piscina, Pessoas que Precisam de Atenção como os Idosos e outras situações envolvendo as pessoas que moram naquele edifício, que a segurança precisa saber. Uma simples e barata webcam colocada na entrada da piscina ou do salão de festas ou do salão de jogos pode identificar as pessoas e liberar ou não a entrada no local.
Como dito no início desta página, é possível para qualquer pessoa que tenha um NOTEBOOK (e não precisa ser muito potente) e com uma boa dose de boa vontade desenvolver o aplicativo. Quando eu digo qualquer pessoa é qualquer pessoa mesmo, como um jovem de 12 anos de idade. A tecnologia de processamento de imagens está tão evoluída que a técnica conhecida como "user-friendly", isto é, permite que o aplicativo seja feito sem conhecimento de programação de computadores, de linguagens complicadas e plataformas pagas.
Este site tem por finalidade mostrar, sempre passo a passo, todos os caminhos para você, jovem interessado, montar no seu notebook todos os exercícios de forma bem didática. O primeiro exercício, por exemplo, é tão simples que chega a ser banal pois é um exercício em que o programa pega uma imagem armazenada no notebook e a apresenta na tela. Depois, já aplicando a técnica de nome estrangeiro -face detecting - coloca um retângulo em volta dos rostos das pessoas. Depois, no caminho da evolução, você vai aprender como fazer com que o programa consiga pegar ou captar a imagem da webcam, câmera do notebook, e mostrar na tela.
Vê? a coisa é mesmo passo a passo. Uma coisa de cada vez. Depois que você aprendeu como fazer o programa que pega a imagem da câmera e mostra na tela, você vai dar mais um passo, nessa evolução passo a passo, e ver como instruir o computador a colocar um retângulo em volta do rosto da pessoa.
Todos os recursos necessários poderão ser adquidos gratuitamente baixando (fazendo download) os aplicativos e bibliotecas pela INTERNET em sites que usam a técnica OPEN-SOURCE, isto é, aplicativos registrados como ABERTOS e que não são protegidos por PATENTES podendo ser livremente utilizados sem que os usuários venham a ser processados por PIRATARIA.
Antes de arregaçar as mangas e começar a desenvolver os aplicativos, você vai precisar preparar o seu notebook com softwares e libraries (biblioteca de programas) e esta estapa vamos chamar de PREPARANDO O NOTEBOOK e você só precisa fazer uma única vez. Para facilitar, coloquei todas as ações desta etapa dentro de um retângulo cor de laranja.
Depois que esta infraestrutura estiver instalada você não vai precisar mais dela e deve passar para a outra etapa, cercada por um retângulo verde, onde você poderá fazer seus exercícios e esta nova fase chamarei de MEUS PRIMEIROS EXERCÍCIOS. Os exercícios são muito simples e em cada um deles vou explicar um determinado comando do OpenCV para facilitar a compreensão.
Agora que o seu notebook tem as plataformas necessárias para os aplicativos que vamos desenvolver, vamos passar para outra ETAPA do nosso processo de aprendizado.
ETAPA:
MEUS PRIMEIROS EXERCÍCIOS: Nesta etapa iremos fazer vários exercícios para você, que é totalmente leigo, aprenda de uma forma fácil e lúdica essa arte de desenvolver aplicativos para computadores. Aqueles que conhecem programação de comuptadores vai achar meio "enfadonho" e cansativo percorrer esta etapa, mas é bom e também importante que todos percorram pois o uso da biblioteca OpenCV deve ser feito por certas "dicas" que apresento em cada exercício. Vamos aos exercícios: |
||||
EXERCÍCIO N0 1 | EXERCÍCIO N0 2 | EXERCÍCIO N0 3 | EXERCÍCIO N0 4 | EXERCÍCIO N0 5 |
Pega uma foto guardada no notebook e mostra no monitor. | Pega uma foto guardada, localiza faces nela e coloca um retângulo amarelo em volta de cada face encontrada. | Em vez de foto, vamos fazer um aplicativo que pega a imagem de uma câmera e mostra a imagem no monitor. | Busca faces na imagem capturada pela câmera , desenha um retângulo em volta dos rostos encontrados. | |
|
NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para adolecentes e estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.
ET-18\RMW\IdentificarPessoas\abertura.htm em 29/06/2020, atualizado em 18/01/2024 .