CASOS
DE INFILTRAÇÕES
ANEL ANTI-INFILTRAÇÃO |
CASO N0 12 |
|
|
1- O SINTOMA:
Manchas escuras que surgem ao lado do tubo que drena o ralo do quintal, podendo até escorrer água suja.
2- A CAUSA:
O QUE É O PVC.
PVC são as iniciais de Poly Vinyl Chloride que traduzimos como Cloreto de Polivinila. Sua fórmula química é que também pode ser escrita como n[H2C=CH-Cl] e é formado pela polimerização do etileno com o cloro que resulta num vinil bastante resistentes aos agentes agressivos e que combina facilmente com diversos outros produtos, denominados aditivos, resultando numa matéria que pode ser bastante flexível como uma mangueira de jardim ou bastante rígido como uma viga de madeira.
Aquele filme plástico que a gente usa para embalar alimentos e "fecha" por eletricidade estática é um PVC com aditivos específicos que fazem com que o filme fique "grudento".
Aquela mídia antiga onde eram feitas gravações musicais, os discos de vinil, são também formulações de PVC e lembro que o disco era tão rígido que se deixasse cair no chão, o disco se espatifava como se fosse de vidro.
Como se vê, o PVC é um plástico muito versátil.
Para a fabricação de Tubo para Esgoto, vulgarmente conhecido como Tubo Branco, o fabricante pesquisou uma fórmula que faz com que as paredes do tubo não deixa nada grudar pois é desejável que durante o uso, a rede de esgoto não fique cheia de matéria ressecada grudada nas paredes do tubo.
A união de tubos e conexões pode ser feita por encaixes denominados Ponta & Bolsa ou por fusão do material, erroneamente conhecido como COLA. Aquele líquido que colocamos no tubo como se fosse uma cola, é na verdade um produto que reage químicamente com as moléculas do PVC tornando-as líquida, com se estivesse derretendo o tubo, e que logo depois, com a evaporação dos solventes volta a ficar sólida juntando as partes como se fossem SOLDADAS uma nas outras. Na verdade ocorre uma fusão entre as partes.
TUBOS E CONEXÕES PARA ESGOTO SANITÁRIO:
O PVC usado na fabricação de tubos e conexões de esgoto é um plástico sensível à temperatura e ocorre a degradação do material quando exposto a temperaturas maiores que 60 graus Celsius. significa que não podemos nem colocar o plástico dentro da água quente pois vai afetar a composição química e o PVC deixa de ser PVC para ser outro tipo de plástico.
DEGRADAÇÃO-1
Cuidados especiais devem ser tomados por Arquitetos e Engenheiros ao projetar instalações sanitárias pois a pia da cozinha sendo alimentada por torneira elétrica vai despejar água quente a mais de 60 graus Celsius afetando a integridade do sifão, da tubulação e das conexões do esgoto que depois de algum tempo começam a vazar.
DEGRADAÇÃO-2:
Outra causa de degradação do PVC são os raios Ultra-Violetas.
Nos locais onde há incidência de raios do sol devemos tomar cuidados especiais e proteger os tubos e conexões contra a ação danosa dos raios UV.
DEGRADAÇÃO-3:
Muito comum é a degradação feita (sem querer) pelo aquecimento para produzir o "encaixe" entre tubos e conexões.
Talvez, até por preguiça de ir até o depósito para comprar mais algumas conexões, muitos "profissionais" encanadores esquentam o tubo com fogo de jornais ou no fogão e alguns, talvez para demonstrar "competência", usam um insulfrador de ar quente para amolecer e fazer curvas nos tubos de PVC.
PROBLEMA COMUM:
Lages expostas ao relento (sol e chuva) costumam não receber manta impermeabilizante e os ralos para drenar as águas da chuva são chumbados diretamente na laje.
Veja um desenho esquemático de um ralo numa laje.
NOTA: Nem toda laje recebe Manta de Impermeabilização. Quando o concreto da laje é bem feito e aditivado com um Aditivo Impermeabilizante não há necessidade de manta impermeabilizante sobre a laje.
PROBLEMA-1: Os raios ultra-violetas do sol, incidindo sobre o ralo, vai degradando o PVC que vai ficando rígido, quebraciço e "mais magro".
PROBLEMA-2: Ao "emagrecer" surgem folgas entre o tubo de PVC e o concreto da laje. A água da chuva penetra por estas folgas e vai dar no teto da garagem onde se formam manchas escuras:
A SOLUÇÃO: Este problema é resolvido com a inserção de uma peça denominas Anel Anti-Infiltração que vai encaixada no tubo. Veja uma foto do Anel Anti-Infiltração:
Veja como ela vai ficar dentro da laje:
PASSO-1: Usando o Anel Anti-Infiltração como gabarito, abra uma fenda na laje onde o anel anti-infiltração vai ficar embutido.
PASSO-2: Instalar o Anel Anti-Infiltração com argamassa de cimento e areia:
PASSO-3: Colocar uma manta drenante sobre o Anel:
A manta drenante deve cobrir os furos laterais do Anel Anti-Infiltração para evitar que a argamassa de assentamento venha a entupir os furos.
Se não tiver "manta drenante" você pode improvisar uma com um tapete plástico de BOX que você recorta usando o anel como gabarito:
PASSO-4: Finalize o serviço encaixando o anel Porta-Grelha, a Grelha e assentando as placas de revestimento com argamassa de assentamento.
SOLUÇÃO DEFINITIVA:
Veja o caso genérico de uma laje grande com Manta Asfáltica, Isolante Térmico.
Parece complicado, mas é um esquema seguro e que garante a impermeabilidade total durante muitos e muitos anos:
As cores empregadas para representar as peças no desenho acima, são cores que não representam a realidade das peças mas são exageradas para facilitar a visualização e a compreensão das diversas fases de montagem.
Nas minhas vistorias tenho constatado que a peça denominada Anel Anti-Infiltração é uma peça pouco conhecida. É de fundamental importância na estanqueidade da laje e vende em qualquer loja de material de construção. Veja uma foto:
NOTA IMPORTANTE: Este é um caso ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dssa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo Da Vinci.
ET-12\www\\AnelAntiInfiltracao.htm em 02/02/2016, atualizado em 20/02/2016.