C

aso N0 18 Manchas e trincas em baixo da janela

1- O SINTOMA:

Trincas nas partes baixas da janela, principalmente nos cantos inferiores, trincas saindo do canto com inclinação de 45 graus.

2- A CAUSA:

CAUSA DAS TRINCAS:

O que causa o surgimento de trincas é o movimento de expansão e retração da parede.

CAUSA DA EXPANSÃO/RETRAÇÃO:

Mas então, o que causa esse movimento de expansão e retração da parede? E por que somente nessa área sob a janela?

O que causa a expansão é o aumento da umidade da parede. Tijolo de barro maciço e bloco cerâmico são mais sensíveis à umidade do que o bloco de concreto.

O que causa a retração é a diminuição da umidade da parede.

Geralmente, em dias de chuva aumenta a umidade (por, eventuralmente) por haver pontos de infiltração de água e nos dias de sol ocorre uma diminuição da umidade.

CAUSA DO AUMENTO DA UMIDADE:

CAUSA-1:

Uma das causas mais comuns é a falta de impermeabilidade do peitoril da janela.

il da janela.iSSO Isso costuma acontecer por um dos motivos:

1 - O peitoril não tem nehum elemento impermeabilizante, isto é, à argamassa empegada para a confecção do peitorial não foi adicionado nenhum aditivo impermeabilizante;

2 - O peitorial não tem nenhuma película impermeabilizante, isto é, no peitorial pronto não foi aplicado nenhum produto impermeabilizante (betuminoso, manta, etc.)

3 - O peitoril não recebeu nenhuma placa impermeável (cerâmica ou pedra) ou se recebeu há pontos falhos na aplicação da placa. O desenho acima mosra que há uma fresta entre a pedra e o caixilho e a água penetra por esta fresta.

NOTA: Solução como a aplicação de Borracha de Silicone nestas frestas são soluções paliativas, isto é, não resolvem o problema pois a pedra não aceita o Silicone e vice-versa e com o tempo volta a passar água pela fresta.

4 - O peitoril foi "agredido" com elementos estranhos como grampos, parafusos e ganchos de rede de segurança.

A janela apresenta falhas construtivas que permitem a penetração da água da chuva para dentro do perfil de alumínio. Veja mais detalhes no Caso Anterior.

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

A Solução Definitiva é a instalação de uma pedra que ocupe toda a largura da parede, desde a face interior e se projetando para fora para formar uma pindageira.

Veja no desenho a seguir, que mesmo que ocorra uma penetração na parte de dentro do perfil de alumínio dos montantes da janela, a água vai sair num lugar sobre a pedra e graças ao caimento de 2% vai escoar para fora.

Nas laterais da janela, tomar o cuidado de prolongar a pedra para recolher a água que eventualmente possa escoar pelo interior dos montantes laterais:

E, se não tiver outra solução para prender a Rede de Segurança, tomar o cuidado de preencher não só o furo da bucha como também o interior da bucha com Borracha de Silicone.

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso18.htm em 13/11/2010, atualizado em 13/11/2010.