C

aso N0 24.5 Dreno da manta

1- DRENAGEM DA LAJE:

Em geral, a preocupação do instalador da Manta Asfáltica é com a drenagem da água da chuva.

Então, ele capricha na instalação da Manta Asfáltica, do Isopor para proteger a manta do calor solar, do contrapiso e do revestimento do piso. Cuidado especial ele toma na instalação do ralo e seu tubo de drenagem, deixando tudo bem vedado para não ocorrer nenhuma penetração por estes locais.

Às vezes, pode acontecer do instalador esquecer de colocar o dreno para escoar a água que fica presa na manta, isto é, a água que não conseguiu entrar pelo ralo. 

2- O PROBLEMA:

Não é comum mas pode acontecer de esquecerem de instalar o dreno para escoar a água que fica empoçada na manta. Veja o que vai acontecer:

Vai ficar empoçada uma certa quantidade de água entre a boca do ralo e a manta. Essa água não tem para onde escoar e vai ficar presa aí.

Vai apodrecer e começar a criar problemas. Um dos sintomas de problema é a lixiviação que começa a acontecer, ou seja, a água empoçada se torna agressiva e começa a atacar o calcáreo do contrapiso carriango o carbonato para fora através das juntas do piso. Veja uma foto do fenômeno:

Ao chegar na superfície, o carbonato precipita e gruda nas bordas das placas na forma de uma crosta branca bem aderente muito difícil de remover.

Além da questão estética, do trabalho que dá para remover, o processo de lixiviação dissolve o carbonato do contrapiso e da argamassa de assentamento das placas. Passado algum tempo, as placas do revestimento começa a soltar-se.

3- A SOLUÇÃO:

Para se evitar que a água da chuva fique empoçada sobre a manta, deve-se instalar no nível da manta um dreno. Água acumulada apodrece e começa a exalar mal cheiro.

No desenho abaixo, esse dreno está identificado como DRENO-2.

Para que serve o DRENO-3?

4- A SOLUÇÃO DEFINITIVA:

Como diz o ditado popular, o Seguro Morreu de Velho.

Ocorrem, em todo piso a Infiltração Difusa, isto é, infiltrações que a gente não consegue localizar suas origens. Algum canto, algum arremate e até falhas na aplicação e colagem das mantas podem permitir a infiltração de água para baixo da manta.

Caso isso venha a ocorrer, como essa água que infiltra para baixo da manta poderia ser drenada?

A função do DRENO-3 é uma segurança adicional e se por algum acaso vier a ocorrer alguma infiltração difusa e com isso alguma água conseguir penetrar no espaço de baixo da manta, então ela poderá ser drenada pelo DRENO-3.

Veja um caso real, muito curioso e que deu muita dor de cabeça para ser descoberta a verdadeira causa.


 

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso24.5.htm em /11/2010, atualizado em 15/11/2013.