C |
aso N0 4 | Infiltração Difusa no Banheiro |
Infiltração difusa é aquela que é difícil localizar, podem ocorrer de forma aleatória e em diversos pontos ao mesmo tempo.
1- AS CAUSAS:
Acompanhe pelo desenho acima:
1 - FLUXO 1 - Infiltração que ocorre nas juntas do azulejo por falha na aplicação da argamassa de rejunte;
2 - FLUXO 1.A - Infiltração que ocorre nas juntas do azulejo por erro de material, por exemplo, aplicar argamassa rígida em junta que requer rejunte flexível;
3 - FLUXO 2 - Infiltração que ocorre na junta entre o azulejo e o rodapé por falha na aplicação da argamassa de rejunte. O rodapé é aplicado ao final de todo trabalho de azulejo e piso e o azulejista está bastante estressado com os palpites infelizes que todo mundo dá principalmente os futuros moradores que passam todo dia na obra para ver "como está ficando". Já vi casos de futuros moradores que numa visita à obra levou esta página impressa e ficou sabatinando o coitado do pedreiro.
4 - FLUXO 3 - Infiltração que ocorre na junta entre o rodapé e o piso por falha da argamassa de rejunto. Lajes de piso podem sofrer recalques ao longo do tempo e provocar um aumento da abertura da junta. Argamassa do tipo rígida não acompanham esses movimentos.
5 - FLUXO 4 - Infiltração que ocorre na junta entre a caixa de drenagem e o piso. A caixa de drenagem ou caixa sifonada ou ralo geralmente são de material plástico e esses materiais não permitem a aderência. O PVC (plástico branco) é fabricado com a superfície de acabamento bem lisa justamente para que o esgoto não grude das paredes. Além disso, o PVC costuma encolher com o tempo fazendo com que essa abertura fique maior. Das caixas de drenagem existe4ntes no banheiro, a pior é aquela instalada debaixo do chuveiro pois a água quente acelera a modificação das propriedades do plástico.
6 - FLUXO 5 - Infiltração que ocorre na junta entre as placas do revestimento do piso. Principalmente no box do chuveiro, o piso recebe água quente que altera as propriedades da argamassa de revestimento, tornando-a porosa. Deste modo, a junta passa a permitira a passagem de água.
7 - FLUXO 6 - Infiltração que ocorre através do sistema de fixação do aparelho sanitário. Buxas e parafusos de fixação são locais de fácil penetração de água. A situação é particularmente preocupante quando o morador gosta do asseio e lava o banheiro com água abundante. Para estes casos a Borracha de Silicone é um excelente produto para fazer uma boa vedação.
8 - FLUXO 7 - Infiltração que ocorre na junta entre o aparelho sanitário e o piso. Dependendo do formato da saída de água do vaso sanitário, é preciso intercalar algum elemento vedador como prolongador ou luva. É importante ter em mãos o manual de instalação (daquele modelo) fornecido pelo Fabricante. Não vá atrás de conversa de vendedor. Eu, particularmente não confio nem da conversa do encanador. É muito comum ouvir a frase: "Desculple, doutor, pensei que era o outro modelo. São muito parecidos".
9 - FLUXO 8 - Saída natural da água que infiltra no rebaixo da laje.
2- O PROBLEMA:
Alguns construtores, meio distraídos, costumam esquecer de colocar este dreno, FLUXO 8, causando o empoçamento da água no rebaixo da laje.
Como a água infiltrada não tem por onde sair, ela vai acumulando, acumulando e acumulando. Mesmo que a infiltração seja muito pequena chega o dia em que a água acumulada no rebaixo da laje chega até o nível do piso.
Se a laje está bem impermeabilizada, a água não vai vazar e provocar danos, nem no apartamento de baixo. Ela simplesmente aparece entre as juntas do piso do banheiro na forma de manchas escuras e mal cheirosas.
A água do banho contém "restos orgânicos" que apodrecem com o tempo. (partículas de pele, gordura, cuspe e até mijo).
ET-12\www\\infiltracoes\caso4.htm em 07/11/2010, atualizado em 12/11/2010.