logom.jpg (13615 bytes)

Prêmio Nobel de Medicina 2019

1

Como é que o nosso organismo detecta a diminuição da concentração de oxigênio no ar que respiramos e quais substâncias irão ordenar o aumento da frequência respiratória para compensar essa dimuição de concentração?

Segundo os ganhadores do Premio Nobel de Medicina 2019, o corpo carotídeo, que fica próximo a grandes vasos sanguíneos nos dois lados do pescoço, pescebe a hipóxia, isto é, a baixa de oxigênio no ar e envia um sinal para o coração por meio da substância eritropoiotina EPO que faz com que o coração bata mais depressa. Quando maior a quantidade de EPO maior será o aumento do batimento do coração. Defeito nesse mecanismo pode causar desmaio ou mal estar na pessoa.

O cientistas Gregg L. Semenza e Peter J. Ratcliffe descobriram que o mecanismo que detecta a hipóxia está presente em todos os tecidos do corpo.

Outro cientista, o William G. Kaelin, estudando a síndrome de von Hipped-Lindau VHL descobriu que células cancerígenas com funcionamento anormal do VHL tinham elevado níveis de genes regulados por hipóxia.

 

RMW\metabolismo\premionobel2019.htm em 01/11/2019, atualizado em 05/04/2024.