ESGOTO SANITÁRIO DOMICILIAR

AS PARTES DE UMA REDE DE ESGOTO

1

1 – APARELHO (vaso sanitário, bidê, lavatório, pia, box, tanque, etc.)

2- FECHO HÍDRICO, também conhecido como SIFÃO, impede que os gases do esgoto invada os compartimentos. Siga a sequencia para ver como funciona:


deixa passar todo o cheiro que vem da rua

o sifão (parte azul)segura e impede a passagem do cheiro

o fecho hídrico
consegue segurar o cheiro mesmo que haja uma pressão

o fecho hídrico não é suficiente e não consegue segurar a pessão exercida pelo cheiro

De acordo com a norma brasileira NBR-8160, o fecho hídrico deve garantir uma resistência mínima de 0,05 mca (5cm) para garantir um bom funcionamento do sifão.

Veja um desenho mostrando o funcionamento de um sifão com copinho e de um sifão simples:

O sifão do tipo "com copinho" é muito importante nas peças como lavatório onde as pessoas costumam tirar aneis e alianças para lavar as mãos. Caso esta peça caia dentro do lavatório, o copinho irá reter a peça e então, basta remover o copinho para encontrar o anel dentro dele. Não havendo copinho para reter a peça, "bye-bye" para o anel que vai embora para a rede pública de esgoto.

Para permitir essa ação, a remoção do copinho não pode requerer o uso de qualquer tipo de ferramenta devendo ser facilmente removível com as mãos.

3- RESPIRO: Tubo que leva os gases até acima do telhado, da laje ou outro tipo de cobertura. Ligado à rede de respiro conduz o mal cheiro para fora da casa, lançando no ar acima do telhado.

No final do tubo de respiro deve ser colocada uma chaminé para ajudar a dispersar os gases e também evitar a entrada de água da chuva pelo tubo de respiro.

A chaminé deve manter uma certa distância mínima do telhado, laje ou outro tipo de cobertura e deve respeitar uma certa distância em função do local ser ou não usado por pessoas.

NOTA IMPORTANTE: Desenhos em escala e cores exageradas para efeito didático.

Veja a instalação de um tubo de ventilação no banheiro. A norma NBR-8160 exige uma altura de, pelo menos, 15 centímetros acima do nível de bordo do lavatório:

4- Caixa de Inspeção que serve para manutenção da rede. Deve ter Tampa Estanque para evitar a saída de gases. Deve ser de fácil acesso e manutenção, isto é, deve permitir o emprego de desentupidores em caso de entupimento. Dimensões mínimas de 60X60X60 centímetros. A rede de esgoto, por haver possibilidade de entupimento, não deve ter trechos curvos, sendo todos retos e com caixas de inspeção nos locais de mudança de direção.

5- Caixa de Gordura: Serve para fazer a retenção de gordura e de areia. São conhecidas também como Caixa Retentora de Areia e Óleo. Imprescindível nos ramais de alta taxa de gordura como em pias de cozinha.

Entradas de 50 ou 75 mm e saída sempre de 100 mm. Profundidade mínima de 60 centímetros. Profundidade máxima de 1,00 metro para permitir a limpeza. Deve ser dotada de Cesta para facilitar a limpeza. Existem caixas prontas no comércio.

6- Tubulação: Declividade mínima de 2% para evitar deposição de sólidos e pode ser de PVC (NBR-7362), CERÂMICO (NBR-5645 e NBR-14208), FoFo (NBR-762) ou CONCRETO (NBR-8890).

A rede de esgoto, por haver possibilidade de entupimento, não deve ter trechos curvos, sendo todos retos e com caixas de inspeção nos locais de mudança de direção.

7- Pontos de Desobstrução: O esgoto sanitário, por conter partes sólidas como fio de cabelo, fio dental, camisinhas e absorventes higiênicos, pode apresentar entupimento com certa frequência. Procura-se, é claro, usar materiais bem lisos como o PVC (famoso tubo branco) para que não ocorrem enroscos e entupimento.

Mesmo como todos os cuidados, não é de estranhar que venha a ocorrer algum entupimento.

Para permitir e até facilitar o desentupimento, que a norma chama de Desobstrução, toda rede de esgotos deve ser dotada de dispositivo que permita a introdução de uma Vara de Desobstrução de até 15 metros de comprimento. Ver mais detalhes na norma NBR-8160.

 

Tal dispositivo pode ser:

1- Uma Caixa de Inspeção:

2- Uma Caixa Sifonada com tampa ou grelha:

3- Uma Junção com CAP:

 Nunca aceite uma instalação de esgoto ou de águas pluviais onde as mundanças de direção não estejam dotadas de uma Junção com CAP.

8- Fossa Séptica: Capacidade mínima de 1.500 litros. Promove a Digestão Anaeróbia (sem ar), retenção de Areia e Retenção de Óleos e Graxas. Depósito de lodo no fundo e depósito de ESCUMA que fica flutuando, que devem ser removidos a cada 2 anos ou menos. Deve ser dotada de Tampa Estanque para evitar escape de gases. Deve ser de fácil acesso e manutenção, não podendo ter o fundo a mais de 1,00 metro de profundidade. Ver modelo abaixo.

8- RESPONSABILIDADE:

De acordo com o item 4.2.2 da norma brasileira NBR-9814 Execução de Rede Coletora de Esgoto Sanitário:

4.2.2 O Construtor deve manter à frente dos trabalhos um profissional legalmente habilitado que será seu preposto na execução do contrato firmado com a Administração Contratante.

Além disso, o Construtor deve manter no escritório da obra as plantas, perfis e especificações de projeto para consulta de seu Preposto e da Fiscalização (4.2.6).

Deve zelar também pela segurança dos operários:

4.3.3 O Construtor será responsável quanto ao uso obrigatório e correto, pelos operários, dos equipametnos de proteção indiviaul de acordo com as Normas de Serviço de Segurança, Higiene e Mecidina do Trabalho.

Fazer o seguro da obra e dos equipamentos que serão utilizados e também danos causados a terceiros:

44.3.4 Cabe ao Construtor promover, por sua conta, o seguro de prevenção de acidentes de trabalho, dano de propriedade, fogo, acidente de veículos, transporte de materiais e outro tipo de seguro que achar conveniente.

Você quer um serviço de encanamento bem feito e responsável? Então, exija do encanador que ele apresente a apólice de seguro com a cobertura de "Responsabilidade Civil danos decorrentes de trabalhos em locais de terceiros". Assim, caso ele venha causar algum dano, mesmo que involuntário como derrubar e quebrar o delicado vaso de porcelana chinesa que custou milhares de reais, a companhia de seguros vai indenizar.

Segurança de terceiros:

5.2 A execução dos servços deve ser protegida e sinalizada contra riscos de acidentes, procedendo-se a cercar o local com cavaletes e tapumes, manter livre o escoametno superficial das águas da chuva, deixar livre uma passagem para veículos, deixar livre e protegida uma passagem para pedestres.

 

RMW\ocupacao\esgoto.htm em 20/12/2013, atualizado em 09/04/2019.