PACÍFICO 2050 - UM ESTUDO PARA APLACAR A FOME DO MUNDO NO ANO 2050 |
飢 餓 |
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7 - TRANSPORTE DE MASSA | ||
Quais são os meios de transporte de carga pesada. |
1 - UM NOVO CONCEITO EM TRANSPORTE DE CONTENERES:
A foto acima apresenta o MSC Paloma, um novo conceito em Transportador de Conteneres. Ele é o primeiro de uma Nova Geração de veículo especialmente projetado, calculado e fabricado para o transporte especializado de conteneres.
A movimentação de conteneres deve ser feita com mega-guindastes capazes de levantar vários conteneres ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos desses mega-guindastes:
Tem a capacidade para 14.000 conteneres, exige a operação simultânea de 7 mega-guindastes e requer, para aportar, um calado do mínimo de 16 metros.
Repito: Requer um Calado Mínimo de 16 metros, o que significa que o MSC Paloma não poderá entrar em quase nenhum porto brasileiro da atualidade. Veja os calados dos principais portos brasileiros:
SEQ | ESTADO | PORTO | CALADO (metros) |
1 | Amapá | Porto de Macapá | 10 |
2 | Pará | Porto de Belém | 9 |
3 | Pará | Porto de Vila do Conde | 10,5 |
4 | Maranhão | Porto Ponta da Madeira | 23 |
5 | Maranhão | Porto de Itaqui | 19 |
6 | Maranhão | Porto da Alumar | 11,58 |
7 | Ceará | Porto de Pecém | 14 |
8 | Ceará | Porto de Mucuripe | 10 |
9 | Rio Grande do Norte | Porto de Natal | 10 |
10 | Rio Grande do Norte | Porto de Areia Branca | 7 |
11 | Paraíba | Porto de Cabedelo | 9,4 |
12 | Pernambuco | Porto de Suape | 15,5 |
13 | Pernambuco | Porto de Recife | 10,5 |
14 | Alagoas | Porto de Maceió | 10 |
15 | Sergipe | Porto Barra dos Coqueiros | 10,9 |
16 | Bahia | Porto de Salvador | 15 |
17 | Bahia | Porto de Ilhéus | 10 |
18 | Bahia | Porto de Aratu | 15 |
19 | Mato Grosso | Não tem (ainda) | 24 |
20 | Espirito Santo | Porto de Vitória | 11,5 |
21 | Espirito Santo | Porto de Ubu | 13 |
22 | Espirito Santo | Porto de Tubarão | 11,3 |
23 | Espirito Santo | Porto Praia Mole | 15,5 |
24 | Espirito Santo | Porto Barra do Riacho | 12 |
25 | Rio de Janeiro | Porto do Rio de Janeiro | 17 |
26 | Rio de Janeiro | Porto de Niteroi | 7,5 |
27 | Rio de Janeiro | Porto de Itaguaí | 15 |
28 | Rio de Janeiro | Porto do Forno |
12 |
29 | Rio de Janeiro | Porto de Angra dos Reis | 10 |
30 | São Paulo | Porto de São Sebastião | 7 |
31 | São Paulo | Porto de São Sebastião - TEBAR | 26 |
32 | São Paulo | Porto de Santos | 13 |
33 | Paraná | Porto de Paranaguá | 13,3 |
34 | Paraná | Porto de Antonina | 11,89 |
35 | Santa Catarina | Porto de Navegantes | 9 |
36 | Santa Catarina | Porto de Itajaí | 9 |
37 | Santa Catarina | Porto de Itapoá | 16 |
38 | Santa Catarina | Porto de Imbituba | 11,2 |
39 | Santa Catarina | Porto de Laguna | 7,4 |
40 | Santa Catarina | Porto de São Francisco do Sul | 14 |
41 | Rio Grande do Sul | Cais Mauá | 4 a 5,5 |
42 | Rio Grande do Sul | Cais dos Navegantes | 6 |
43 | Rio Grande do Sul | Porto de Rio Grande | 12 |
44 | Rio Grande do Sul | Porto de Pelotas | 6 |
Além do calado, a área do porto deverá ter largura suficiente para a manobra.
2 - O MUNDO SE PREPARA - 1:
O Porto de Shanghai, na China, era, repito: era o maior do mundo em volume de movimentação de cargas.
Infelizmente pordeu esse título para Cingapura. O porto chinês era localizado no estuário do rio Yang Tsé, aquele onde a China está construindo a maior hidrelétrica do mundo, e é de conhecimento de todos que estuário de rio é um péssimo local para a instalação de um porto pois é local preferido pelo rio para deposição dos sedimentos sólidos que ele transporta. Em alguns estuários, o transporte é tão intenso que o rio forma deltas.
Os novos Transportadores de Conteneres são veículos tão grandes que são insensíveis às ondas do mar e não precisam de local abrigado para as operações de carga e descarga. Então, o governo chinês construiu um novo porto de Shanghai em pleno alto mar onde não há limitações de calado e nem há a necessidade de desassoreamento. O novo porto foi construído a 32 quilômetros do continente:
As operações no novo porto, denominado Porto de Ningbo, são realizadas por mega-guindastes:
E, para ligar o novo porto ao continente foi construida, em apenas 4 anos, uma ponte de 32 quilômetros com pistas para caminhões e trens:
3 - O MUNDO SE PREPARA - 2:
O Canal do Panamá foi um marco na navegação marítima.
O Canal tem 80 quilômetros de comprimento e diversas eclusas que levantam e abaixam o navio.
Os navios entram "encaixados" nas eclusas e são amarrados a Tratores por meio de cabos de aço:
O canal existente foi inaugurado em 1914 e desempenhou bem o seu papel nesses quase 100 anos de existência.
Entretanto, os novos tempos exigem navios de maiores dimensões e calado de modo que está sendo construído um novo canal que se pretende inaugurar na passagem do centenário, isto é, no ano de 2014.
Veja as dimensões do existente e do novo:
CANAL EXISTENTE | NOVO CANAL | |
COMPRIMENTO | 305 | 366 |
LARGURA | 33,5 | 49 |
CALADO | 12,04 | 18,3 |
2 - O MUNDO SE PREPARA - 3:
O Porto de Roterdã, na Alemanha, deteve por longos anos, o título de maior porto do mundo em movimentação de cargas.
Todo manuseio de conteneres é feito por meio de caminhões-robô que circulam sem motorista e dirigidos por sensores instalados sob o piso de concreto.
Não há pessoas na área de movimentação de contaneres.
A logistica, isto é, a sequência lógica de carga dos conteneres no transportador é estudado e definido por computadores em função dos portos de destino por onde o transportador irá navegar. Numa pilha de 14 conteneres é complicado querer pegar aquele que fica por baixo da pilha.
Além disso, não é possível ir retirando os conteneres apenas de um lado do transportador sob risco de tombamento:
No Porto de Roterdã, desde o instante em que o caminhão ou trem entra na área do porto, todas as operações são operadas pelo computador que já indica o local exato no pátio onde o contener vai ficar aguardando a sua vez de ser embarcado:
RMW-ET-16\www\\Pacifico2050\Transporte.htm em 26/09/2012, atualizado em 07/06/2014.