PACÍFICO 2050 - UM ESTUDO PARA APLACAR A FOME DO MUNDO NO ANO 2050
 
7 - TRANSPORTE DE MASSA
Quais são os meios de transporte de carga pesada.

1 - UM NOVO CONCEITO EM TRANSPORTE DE CONTENERES:

A foto acima apresenta o MSC Paloma, um novo conceito em Transportador de Conteneres. Ele é o primeiro de uma Nova Geração de veículo especialmente projetado, calculado e fabricado para o transporte especializado de conteneres.

A movimentação de conteneres deve ser feita com mega-guindastes capazes de levantar vários conteneres ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos desses mega-guindastes:

Tem a capacidade para 14.000 conteneres, exige a operação simultânea de 7 mega-guindastes e requer, para aportar, um calado do mínimo de 16 metros.

Repito: Requer um Calado Mínimo de 16 metros, o que significa que o MSC Paloma não poderá entrar em quase nenhum porto brasileiro da atualidade. Veja os calados dos principais portos brasileiros:

SEQ ESTADO PORTO CALADO
(metros)
1 Amapá Porto de Macapá 10
2 Pará Porto de Belém 9
3 Pará Porto de Vila do Conde 10,5
4 Maranhão Porto Ponta da Madeira 23
5 Maranhão Porto de Itaqui 19
6 Maranhão Porto da Alumar 11,58
7 Ceará Porto de Pecém 14
8 Ceará Porto de Mucuripe 10
9 Rio Grande do Norte Porto de Natal 10
10 Rio Grande do Norte Porto de Areia Branca 7
11 Paraíba Porto de Cabedelo 9,4
12 Pernambuco Porto de Suape 15,5
13 Pernambuco Porto de Recife 10,5
14 Alagoas Porto de Maceió 10
15 Sergipe Porto Barra dos Coqueiros 10,9
16 Bahia Porto de Salvador 15
17 Bahia Porto de Ilhéus 10
18 Bahia Porto de Aratu 15
19 Mato Grosso Não tem (ainda) 24
20 Espirito Santo Porto de Vitória 11,5
21 Espirito Santo Porto de Ubu 13
22 Espirito Santo Porto de Tubarão 11,3
23 Espirito Santo Porto Praia Mole 15,5
24 Espirito Santo Porto Barra do Riacho 12
25 Rio de Janeiro Porto do Rio de Janeiro 17
26 Rio de Janeiro Porto de Niteroi 7,5
27 Rio de Janeiro Porto de Itaguaí 15
28 Rio de Janeiro Porto do Forno

12

29 Rio de Janeiro Porto de Angra dos Reis 10
30 São Paulo Porto de São Sebastião 7
31 São Paulo Porto de São Sebastião - TEBAR 26
32 São Paulo Porto de Santos 13
33 Paraná Porto de Paranaguá 13,3
34 Paraná Porto de Antonina 11,89
35 Santa Catarina Porto de Navegantes 9
36 Santa Catarina Porto de Itajaí 9
37 Santa Catarina Porto de Itapoá 16
38 Santa Catarina Porto de Imbituba 11,2
39 Santa Catarina Porto de Laguna 7,4
40 Santa Catarina Porto de São Francisco do Sul 14
41 Rio Grande do Sul Cais Mauá 4 a 5,5
42 Rio Grande do Sul Cais dos Navegantes 6
43 Rio Grande do Sul Porto de Rio Grande 12
44 Rio Grande do Sul Porto de Pelotas 6

Além do calado, a área do porto deverá ter largura suficiente para a manobra.

2 - O MUNDO SE PREPARA - 1:

O Porto de Shanghai, na China, era, repito: era o maior do mundo em volume de movimentação de cargas.

Infelizmente pordeu esse título para Cingapura. O porto chinês era localizado no estuário do rio Yang Tsé, aquele onde a China está construindo a maior hidrelétrica do mundo, e é de conhecimento de todos que estuário de rio é um péssimo local para a instalação de um porto pois é local preferido pelo rio para deposição dos sedimentos sólidos que ele transporta. Em alguns estuários, o transporte é tão intenso que o rio forma deltas.

Os novos Transportadores de Conteneres são veículos tão grandes que são insensíveis às ondas do mar e não precisam de local abrigado para as operações de carga e descarga. Então, o governo chinês construiu um novo porto de Shanghai em pleno alto mar onde não há limitações de calado e nem há a necessidade de desassoreamento. O novo porto foi construído a 32 quilômetros do continente:

As operações no novo porto, denominado Porto de Ningbo, são realizadas por mega-guindastes:

E, para ligar o novo porto ao continente foi construida, em apenas 4 anos, uma ponte de 32 quilômetros com pistas para caminhões e trens:

 

3 - O MUNDO SE PREPARA - 2:

O Canal do Panamá foi um marco na navegação marítima.

O Canal tem 80 quilômetros de comprimento e diversas eclusas que levantam e abaixam o navio.

Os navios entram "encaixados" nas eclusas e são amarrados a Tratores por meio de cabos de aço:

O canal existente foi inaugurado em 1914 e desempenhou bem o seu papel nesses quase 100 anos de existência.

Entretanto, os novos tempos exigem navios de maiores dimensões e calado de modo que está sendo construído um novo canal que se pretende inaugurar na passagem do centenário, isto é, no ano de 2014.

Veja as dimensões do existente e do novo:

  CANAL EXISTENTE NOVO CANAL
COMPRIMENTO 305 366
LARGURA 33,5 49
CALADO 12,04 18,3

 

2 - O MUNDO SE PREPARA - 3:

O Porto de Roterdã, na Alemanha, deteve por longos anos, o título de maior porto do mundo em movimentação de cargas.

Todo manuseio de conteneres é feito por meio de caminhões-robô que circulam sem motorista e dirigidos por sensores instalados sob o piso de concreto.

Não há pessoas na área de movimentação de contaneres.

A logistica, isto é, a sequência lógica de carga dos conteneres no transportador é estudado e definido por computadores em função dos portos de destino por onde o transportador irá navegar. Numa pilha de 14 conteneres é complicado querer pegar aquele que fica por baixo da pilha.

Além disso, não é possível ir retirando os conteneres apenas de um lado do transportador sob risco de tombamento:

No Porto de Roterdã, desde o instante em que o caminhão ou trem entra na área do porto, todas as operações são operadas pelo computador que já indica o local exato no pátio onde o contener vai ficar aguardando a sua vez de ser embarcado:

 

 RMW-ET-16\www\\Pacifico2050\Transporte.htm em 26/09/2012, atualizado em 07/06/2014.