COMPORTAMENTO EM SITUAÇÃO DE PÂNICO | 4 |
|
|
BRIGADA:
Unidade Operacional formada por pessoas treinadas para determinado fim.
- Brigada de Incêndio;
- Brigada de Emergência;
- Brigada de Socorro.
BRIGADA DE INCÊNDIO:
Grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas, dentro de uma organização, empresa, condomínio, escola, igraja, hospital, supermercado, shopping ou qualquer organização que congrega, agrupam ou atraem grupos de pessoas para atuar na prevenção e combate de incêndios. Uma coisa é prevenir e evitar que o incêndio aconteça outra coisa é combater o quanto antes para evitar a propagação do fogo para outros setores ou outras casas.
O símbolo é a mangueira de combate ao fogo mais o machado para quebrar portas e paredes que dificultam o acesso da brigada no avanço de combate ao fogo.
O grupo deve dispor de outros tipos de profissionais como engenheiro de estruturas que possa, na hora da emergência, estimar o risco que os brigadistas correm ao combater o fogo. Paredes podem desabar em cima dos brigadistas que combatem o fogo.
BRIGADA DE EMERGÊNCIA:
Grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para promover ações em situações de emergência, em especial, a evacuação de edifícios. Qualquer situação em que pessoas correm risco devem ser atendidas pela Brigada de Emergência. Na situação de incêndio, por exemplo, enquanto a Brigada de Incêndio está concentrada em combater o fogo, a Brigada de Emergência procura conduzir as pessoas ("normais" e calmas, com dificuldade de locomoção, feridas, em pânico) até um local seguro como os Pontos de Encontro ou locais de atendimento médico.
O símbolo é um grupo de pessoas pois na situação de emergência é necessário paciência, compreensão e solidariedade.
Devem ter contato com pessoas e empresas que podem auxiliar numa situação de emergência. Por exemplo, no caminho da Rota de Fuga há um veículo estacionado e atrapalhando o fluxo das pessoas em fuga. o brigadista poderá ter à disposição um trator, por exemplo, para remover o veículo estacionado e abrir caminho para facilitar a fuga das pessoas na rota.
BRIGADA DE SOCORRO:
BRIGADISTA:
É a denominação que se dá à pessoa treinada. O treinamento para o Brigadista de Combate a Incêndios é dado pelo Corpo de Bombeiros, o de Brigadista de Primeiros Socorros é dado por entidades e hospitais que fornecem treinamento específico para verificar o estado da vítima, os cuidados para preservar a vida e as ações de manutenção da vida como respiração e massagem cardíaca.
O Brigadista de Emergência pode ser também um Brigadista de Combate a Incêndio e pode também ser um Brigadista de Primeiros Socorros. Entretanto não é recomendado esta alta especialização numa única pessoa pois no momento de pânico, geralmente, são necessários estes três tripos de brigadistas atuando em locais diferentes. O de Incêndio lá em cima tentando controlar o fogo, o de Emergência conduzindo as pessoas para local seguro e o de Primeiros Socorros, geralmente na calçada, cuidando das pessoas que se feriram.
PONTO DE ENCONTRO:
ÁREA DE ATENDIMENTO:
|Ponto de Encontro é um local suficientemente distante do local de ocorrência de um desastre onde determinado grupo possa se reunir e verificar, avaliar e certificar se todos que estavam lá conseguiram sair em segurança. No caso de edifícios comerciais, cada empresa deve ter um Ponto de Encontro específico e se a empresa for grande cada setor (contabilidade, recursos humanos, recepção, copeiras, etc.) cada um desses setores precisa ter um Ponto de Encontro Específico. Se organiza os Pontos de Encontro dessa maneira por que um pouquinho antes da ocorrência do sinistro, as pessoas trabalhando poderão se lembrar quem estava lá ou que tinha dado uma saidinha para comprar um lanche ou foi ao toilet ou deu um pulo do outro setor.
Estando "todos" no Ponto de Encontro determinado será fácil verificar quem está lá e quem deveria mas não está e quem não estava no local de trabalho.
Veja mais sobre Ponto de Encontro em
ÁREA DE ATENDIMENTO:
Para que consiga fazer um atendimento adequado para as vítimas (pessoas feridas) na ocorrência do desastre, a Defesa Civil escolhe um local adequado, limpa e isola uma área para todos os tipos de atendimento que as vítimas estejam necessitando.
Para facilitar os trabalhos dos paramédicos, socorristas, voluntários e soldados do corpo de bombeiros que, a todo instante, trazem vítimas resgatadas dos escombros, a Área de Atendimento é forrada com lonas de cores diferentes, cores que indicam a gravidade do estado da vítima. Como, numa situação de desastre participam diversos tipos de equipe (corpo de bombeiros, SAMU, voluntários, ambulâncias, helicópteros, etc.) a separação das vítimas sob atendimento em lonas de cores diferentes facilitam o atendimento e a remoção para prontos-socorros e hospitais especializados conforme o tipo de trauma.
Veja exemplos:
As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não podem ser pirateadas, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria.
\RMW\panico\brigadistas.htm em 18/04/2015, atualizado em 18/10/2021 .