CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE UM POÇO ARTESIANO | 1 |
|
FORMAÇÃO |
O livro Brasil Sociedade e Espaço, José William Vesentini, Ed. Ática nos mostra que o nosso planeta nem sempre teve a forma que tem hoje.
Já faz mais de 4 bilhões de anos que a terra vem se modificando lentamente e a cada dia que passa adquire novas formas.
Em algumas dessas modificações ocorreram profundas alterações no clima que produziram a extinção de algumas espécies e o surgimento de outras.
Subindo, descendo, linclinando e sofrendo erosão e sedimentação, as partes vão sofrendo modificações. Veja um belo trabalho de erosão na Chapada Diamantina.
Dentre os vários tipos de modificações que a terro sofreu e ainda sofre, aquela que nos interessa de perto são os Derrames de Basalto. São ocorrências girantescas, a terra abre uma fenda com centenas de quilômetros de extensão e por esta fenda sai o magma super quente na forma de lava que vai se espalhando lentamente. O desenho abaixo dá uma ideia de como aconteceram esses derrames.
Esta enorme placa demorou muitos anos para esfriar.
Os pontos onde o esfriamento foi rápido, formou-se lajes de basalto que é uma rocha superdura, de cor preta, cristalina e que lasca como vidro formando cantos vivos.
O Basalto ao solidificar pode adquirir formas prismáticas ...
Em outros pontos, a lava demorou mais tempo para esfriar, permanecendo líquida por muitos e muitos anos. Nesse período em que a lava permaneceu líquida foram formando cristais e aglomerados de Quartzo, Feldspato e de Mica.
O quartzo forma belíssimos cristais, podendo atingir muitos metros de tamanho.
O felspato pode adquir cores belíssimas.
E a mica se apresenta na forma de folhas.....
Em função da quantidade de cada um desses componentes, o quartzo apresenta cores variadas e o tamanho dos cristais é função do tempo que eles tiveram para se formar, isto é, quanto mais demorado foi o esfriamento maiores cristais foram se formando.
Veja o mapa da Bacia do Rio Paraná atual:
\RMW\artesiano\artesia02.htm em 09/01/2005, atualizado em 06/11/2014 .