AGREGADOS |
6 |
Podemos entender como AGREGADO qualquer material colocado no cimento com a finalidade de dar volume.
Nas construções de concreto armado, os agregados mais comuns são as areias e as britas. Isso é claro, vai depender da disponibilidade de materiais nas proximidades da obra.
No concreto, em geral, mais de 80% do peso é de agregados. Então é importante procurar reduzir o custo de transporte (frete) dos agregados e procurar empregar material disponível nas proximidades.
Veja uma lista de materiais que são comumente empregados como agregados:
Na verdade, qualquer material duro serve para ser o agregado em um concreto. Somente a sua criatividade poderá limitar esta lista. Tocos de madeira, fibras de coco, pedaços de plástico rígido, cacos de vidro, cavacos de ferro, limalhas, etc.
- Seixo Rolado;
- Pedregulho;
- Cascalhos;
- Granito (quartzo, feldspato e mica);
- Gnaisse;
- Calcários;
- Mármore;
- Dolomita (Carbonato de Cálcio e Magnésio - Siderita, Magnesita);
- Basalto;
- Diabásio;
- Escorias de alto-forno;
- Escorias de aciaria;
- Entulho Reciclado da Construção;
- Saibro (mistura de areia e argila);
- Areia de rio;
- Areia de várzea;
- Areia de cava;
- Areia Normal.
Quando você usa determinadas fibras como agregado, até economiza armadura. No Brasil não é muito difundido, mas nos EUA, por exemplo, é muito comum lajes feitas de cimento, areia e cavacos de aço e (veja se pode!) sem nenhuma armadura. No IPT chegamos a ensaiar concreto feito de cimento, areia e fibras de côco.
A norma brasileria NBR 7211 fixa as características exigíveis para a recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultante da britagem de rochas.As características principais de um agregado são as seguintes:
Resistência mecânica; Módulo de elasticidade; Massa específica; Dimensão máxima; Textura superficial; Forma dos grãos; Granulometria; Limpeza.
Em cada caso, um técnico com conhecimento de química e de resistência dos materiais deve analisar o comportamento dos diversos componentes do concreto que se pretende fabricar e verificar (mediante teoria ou experimentação prática) a capacidade de interação positiva ou negativa entre os diversos componentes.
Um dos fenômenos muito prejudiciais ao concreto é a reação conhecida como álcali-agregados, isto é, certos silicatos (compostos de silício) presente nos agregados reagem negativamente com os álcalis (sais de sódio e de potássio) presente no cimento portland produzindo expansões e conseqüentemente fissuras generalizadas no concreto que diminuem a sua resistência mecânica e também facilitam a infiltração de água.
Veja mais detalhes sobre este fenômeno no site: http://www.ebanataw.com.br/roberto/trincas/caso39.htm
Veja também casos de Corrosão Galvânica que "ataca" a ferragem e diminui a capacidade de resistência da peça de concreto armado: http://www.ebanataw.com.br/roberto/trincas/caso38.htm
Devemos evitar de descartar "a priori" qualquer material pois com o avanço tecnológico e do conhecimento dos materiais há aditivos apropriados capazes de potencializar, restringir e mesmo neutralizar os efeitos negativos de certos componentes. Vamos usar a nossa criatividade e diminuir o custo de produção.
Esta recomendação se aplica também para a areia de praia.
Em geral, as características que dificultam o emprego de areia de praia reside no fato dessa areia ser muito fina. Sua curva granulométrica tende muito para os finos o que exige uma quantidade maior de cimento. Usando a quantidade de cimento que estamos habituados a usar com uma areia normal, o concreto com areia da praia vai resultar em um concreto fraco, menos resistente.
Outra característica da areia de praia é a presença de sais solúveis. Com o passar do tempo os sais solúveis vão se solubilizando (pela ação da chuva, por exemplo) produzindo manchas no concreto e diminuição de sua resistência mecânica. Em outras palavras, cada vez que chove o concreto vai ficando cada vez mais fraco. Mas uma boa lavada durante a cura consegue eliminar totalmente tais sais solúveis de modo que, depois disso, pode chover à vontade que o concreto não vai diminuir a sua resistência.
O consumo maior de cimento e a necessidade de uma boa lavada aumentam o custo de produção do concreto. Estes valores devem ser comparados com o custo (frete) de se trazer agregados de locais distantes.
Existe uma areia especial chamada de Areia Normal. É uma areia fabricada pelo IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e serve para ser utilizada em análises comparativas de resistências entre cimentos diferentes. Como estamos vendo, a granulometria e a composição quimica dos agregados interferem diretamente na qualidade do concreto. Então, para podemos comparar as características de cimentos diferentes sem que as características dos agregados afetem o resultados será necessário utilizar uma areia padronizada e que tem sempre a mesma característica.
A execução de toda e qualquer obra de concreto, por envolver questões de segurança e de responsabilidade civil, deve ser acompanhada por um técnico resposável com registro na Prefeitura Municipal. As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas e distribuídas. |
ET-10\www\roberto\concreto\conc6.htm em 20/09/2008, atualizado em 30/08/2009.