A criatividade é um ato característico do ser humano e deve ser exercido de forma livre e sem nenhum tipo de limitação. Somente o ser humnao cria, inventa. Na criança, a criatividade desempenha um papel importante na formação da personalidade. Quando um adulto (pai, mãe ou professor) deixa de lado o conteúdo e preocupam-se mais com a forma, os procedimentos, a receita, ele estará bloqueando a criatividade da criança. O ideal é fornecer apenas o conteúdo e deixar a criança descobrir sozinha ou criar por conta própria a "receita", o procedimento para se chegar ao objetivo final.
|
Criar é a
tentativa de se chegar lá. É busca de alternativas, é a tentativa de encontrar uma
outra forma, um outro jeito, mais rápido ou mais fácil de fazer a coisa. É o processo de aprendizado. Aprendemos mais um jeito de fazer a coisa. Desse jeito também dá certo. Dessa forma fica melhor. Assim é mais fácil. Quando um adulto, perante uma criança, insiste que a criança faça "do jeito" que o adulto quer, ele estará tolhendo a criatividade, tolhendo a oportunidade que a criança tem de exercitar a sua busca, a sua tentativa e o descobrimento da sua forma, do seu jeito de fazer a coisa. A conquista, neste caso, não terá valor para a criança, embora o adulto fique radiante e vá anunciar a todos que o "seu filho" ou o "seu aluno" conseguiu fazer uma coisa que mesmo o adulto teria muita dificuldade. Na verdade, a dificuldade não está na coisa mas sim na forma, no jeito que o adulto utiliza para resolver a questão. Por isso é que o adulto acha a coisa muito difícil. A criança, quando lhe é dada a opção própria, vai encontrar um outro jeito, uma outra forma bem mais simples e fácil de fazer a coisa. Consequentemente, a criança não vai achar que a solução daquele "problema" seja uma conquista tão importante como o adulto acha que é. |
O adulto que quer
impor o seu jeito não conhece a evolução e acha que as coisas devem ser feitas de
determinadas maneiras e não admitem novas formas. Encontramos isso com muita freqüência
na vida profissional. Muitos dirigentes de empresas (que se consideram EMPRESÁRIOS) agem
dessa forma. Muitos conceituam a Criatividade como a ação de busca de uma solução onde os outros não enxergam nenhuma solução. Essa é uma visão pequena. A verdadeira Criatividade encontra novas soluções em problemas que já estão cheios de soluções maravilhosas. O "mercado" é a relação entre 2 pessoas (uma que quer vender e outra que quer comprar) e é uma das atividades mais antigas da humanidade e que já deveríamos ter descoberto todas as soluções, ainda hoje encontramos novas soluções extremamente criativas. Por isso, mesmo nas coisas mais simples da vida como ensinar que 2 mais 2 são quatro, o educador, seja ele amador (pais) ou profissional (professores) deve tomar extremo cuidado para não tolher a criatividade do aprendiz. A gente vê muito comumente, mesmo nas ruas, adultos explicando para uma crinaça COMO as coisas devem ser feitas. Isso é pura perda de tempo. |
\crianca\cfcriar.htm em 17/02/2001, atualizado em 12/10/2007.