A infância é um
componente muito importante na formação do caráter do ser humano. Ao contrário do que muitos pensam, a infância não
é uma simples FASE das nossas vidas, uma coisa que passa, que se supera. É um mecanismo
que nos ajuda na formação da estrutura da nossa personalidade. É mais forte na fase
infantil, menos presente na adolescência e, infelizmente, pouco presente na fase adulta.
Para mais detalhes sobre o funcionamento do cérebro,
A infância é caracterizada pelo
desenvolvimento do raciocínio topológico espacial e do raciocínio formal indutivo.
Aqueles quebra-cabeças feito de arames e
barbantes e que consiste em retirar ou passar um anel de um lugar para outro devem ser
resolvidos com o Raciocínio Topológico. |
Depois que a
criança entra na escola primária (às vezes antes mesmo nas escolas pré-primárias)
começa a ser desenvolvido o raciocínio formal dedutivo. A partir de então, o
raciocínio topológico e o formal indutivo são desencorajados até caírem no desuso e
no esquecimento. É por isso
que o adulto não consegue resolver aqueles quebra-cabeças feitos de aramos e argolas.
Os folguedos, as brincadeiras coletivas
são os mecanismos onde as pessoas podem praticar o relacionamento inter-pessoal. Nos dias
de hoje, até os profissionais de Recursos Humanos adotam essa prática. Chamam-na de
Dinâmica de Grupo, mas não passam de brincadeiras coletivas onde as pessoas se interagem
com o propósito de conhecerem-se.
Dessa forma, brincando, brincando e
brincando a criança vai formando a base, a estrutura da sua própria personalidade. |