Energia é vida!

8 - Como é o funcionamento de uma Usina Termo-Elétrica.

 

As Usinas Termo-Elétricas mais conhecidas como Usinas Térmicas são as preferidas no mundo todo, pela sua versatilidade. São de construção simples e rápida, podem ser instaladas junto aos centros de consumo e dispensam Linhas de Transmissão de longo percurso.

Nos países de primeiro mundo, cerca de 70% da energia elétrica é produzida em usinas desse tipo.

O custo de produção do quilowatt é maior (o dobro, em média) que o de uma usina hidro-elétrica porém bem menor que o de uma usina nuclear.

A grande desvantagem da usina térmica é a grande produção do dióxido de carbono CO2 e de rfuligem que forma uma névoa preta que mancha as roupas, móveis e pessoas. Como se sabe, o dióxido de carbono é um gás que produz o efeito estufa que está aumentando a temperatura média da terra.

Outra desvantagem é que este tipo de usina usa combustível fóssil, isto é, petróleo, carvão mineral e xisto, fontes que estão se esgotando rapidamente.

enerusinate.jpg (100134 bytes)

Chamam-se Termo-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade.
1 A Energia Elétrica é produzida por um Gerador.
2 O Gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina.
3 A Turbina é movida por um Jato de Vapor de grande pressão. Depois do uso, o vapor é jogado fora na atmosfera.
4 O Vapor é produzido por um Caldeira.
5 A Caldeira é Aquecida com a queima de óleo combustível ou carvão mineral e, às vezes, até lenha. A queima do óleo vai poluir o meio ambiente.

botaovoltar.gif (3542 bytes)

 

\energia\ener8.htm em 13/04/2001, atualizado em 12/12/2009.