fsp11a.jpg (3025 bytes)

9 - Os opostos
YANG e YIN.

fsp11c.jpg (2806 bytes)
yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes) yinyang.gif (656 bytes)

A escuridão é um exemplo de YIN.

fsp11a.jpg (3025 bytes)

O equilíbrio perfeito YIN-YANG.

fsp11c.jpg (2806 bytes)

A claridade é um exemplo de YANG.

O I CHING descobriu que todas as formas de energia possuem 2 extremos e identificou-os como YIN e YANG.

No desenho acima, o ideograma à esquerda representa o YIN, a escuridão e o à direita o YANG, a claridade. Erroneamente representados, por muitos autores, pelo LUA e pelo SOL.

A luz, que é energia luminosa, pode se apresentar muito intensa, é o YANG, ou muito fraca, será o YIN.

A altura, que é energia potencial, pode ser bem alta, seria o YANG ou bem baixa, seria o YIN. Lugares altos como planaltos e topo de subidas, montanhas apresentam muita energia YANG, enquanto que lugares baixos, fundos de vale, proximidade de rios apresentam muita energia YIN.

O andar superior de um sobrado tem mais energia YANG enquanto que o andar de baixo tem mais energia YIN.

Para você descobrir se o que você está pensando são os extremos YIN e YANG de uma mesma energia, aplique a Regra Básica do YIN-YANG:

Quanto mais YIN, menos YANG e quanto mais YANG, menos YIN.

Exemplo: Escuridão e Claridade são os extremos YIN e YANG da energia luminosa, pois quanto mais claro será menos escuro e quanto mais escuro será menos claro.

Alto e Baixo são os extremos YIN e YANF da energia potencial, pois quanto mais alto será menos baixo e quanto mais baixo será menos alto.

Da mesma forma, Duro e Mole, Forte e Fraco, etc.

Muito cuidado com certas associação do YIN-YANG que se fazem por aí, como a associação com HOMEM e MULHER, dizendo que YANG é Homem e YIN, Mulher. Isso é uma comparação grosseira e equivocada feita por algumas pessoas que não conhecem as bases do I CHING.

No Taoismo, YOGA, I CHING, FENG SHUI e em muitas outras iniciativas que encontramos na China, o fundamento é A BUSCA DO EQÜILÍBRIO e o eqüilíbrio perfeito é representado pelo desenho símbolo do YIN-YANG, que é o segunte:

yinyang.jpg (6022 bytes)

O desenho representa o eqúilíbrio perfeito YIN-YANG onde encontramos os 2 extremos das energias se entrelaçando harmonicamente, uma na forma de alto relevo, representanto o YANG, e a outra na forma de baixo relevo, representando o YIN.

O sentido de circulação das energias é o anti-horário, de acordo com o sentido de rotação dos redemoinhos no hemisfério sul.  A maior parte do Brasil encontra-se abaixo da Linha do Equador e, portanto, as energias giram no sentido anti-horário.

Os símbolos que apresentam o YIN-YANG girando no sentido horário só devem ser empregados no hemisfério norte.

No núcleo do YANG encontramos uma concavidade YIN, significando que mesmo no núcleo do YANG encontramos o YIN e, reciprocamente, no núcleo do YIN, encontramos um ressalto YANG significando, de forma análoga, que mesmo no núcleo do YIN é possível encontrar-se o YANG.

Os internautas deverão tomar muito cuidado em não comprar "gato por lebre". No comércio existem à venda símbolos do YIN-YANG fajutos onde, tanto o YANG como o YIN são representados igualmente por figuras em alto relevo. O YANG deve ser representado, obrigatoriamente, em alto relevo e o YIN em baixo relevo.

 

fsp11c.jpg (2806 bytes)

O YANG representa:

LUZ, ATIVO, MONTANHA, PARTES ALTAS, VERÃO, CALOR, DURO, CONCRETO, OBJETOS GRANDES MACIÇOS, LOCAIS RUIDOSOS COMO BAILES E FESTAS.

Amor, Tolerância, Criatividade, Iniciativa, Amizade, Admiração, Ajuda, Facilidade.

As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfrequecem durante a noite escura.

Um elemento como a árvore pode ser YANG se a árvore for grande e forte.

As situações em que há YANG demais são muito agitadas e causam excessos. Devem ser evitadas.

fsp11a.jpg (3025 bytes)

O YIN representa:

ESCURIDÃO, PASSIVO, ÁGUA, PARTES BAIXAS, INVERNO, FRIO, MOLE, IMPALPÁVEL, OBETOS PEQUENOS, FRÁGEIS, LOCAIS CALMOS COMO IGREJAS E CEMITÉRIOS.

Ódio, Intolerância, Embotamento, Sedentarismo, Inimizade, Inveja, Oposição, Dificuldade.

As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.

Um elemento como a árvore pode ser YIN se a árvore for pequena e delicada.

As situações em que há YIN demais são muito calmas e sem vida. Devem ser evitadas.

Clique aqui para ver detalhes sobre o equilíbrio das cores.

yinyang.gif (656 bytes)  Desejando outros esclarecimentos, envie um email para o endereço: roberto@ebanataw.com.br  yinyang.gif (656 bytes)

PÁGINA ANTERIOR

  PRÓXIMA PÁGINA 

\fengshui\fsr9.htm em 18/11/2000, atualizado em 24/11/2002.