ELEVADOR DE BARCOS |
Rios não são planos. Há desníveis.
Então, para vencer desníveis há necessidade de se construir elevadores para levar os barcos de um nível para outro.
Esses elevadores não podem ser elevadores comuns pois os barcos não possuem estrutura para apoio sobre superfície dura. Eles são projetados para ficarem flutuando sobre água. Então, para levar o barco de um nível para outro é necessário que o barco seja transportado dentro de uma enorme caixa cheia de água.
Pelo mundo, encontramos diversos tipos de elevadores de barcos.
Alguns são do tipo elevadores de apartamento, isto é, possui cabos de aço para sustentar toda a estrutura. Outro tipo de estrutura especial são as eclusas onde a própria água faz o trabalho de levantar e abaixar os barcos.
Na Escócia inventaram um dispositivo que parece uma enorme roda que gira e que consegue fazer a manobra de dois barcos ao mesmo tempo, isto é, enquanto um sobre o outro desce.
Veja o
esquema ao lado.
Dois enormes braços fixados em um eixo que gira, possuem nas estremidades aberturas circulares onde estão presas duas enormes caixas cheias de água. Quando o braço está na vertical, uma das caixas está na parte baixa enquanto a outra está na parte alta. Nesse instante, as portas das caixas estão abertas permitindo a comunicação da caixa interna com a caixa do canal de acesso. Por esse canal de acesso entra ou sai o barco. Com os barcos posicionados no interior da caixa, as portas são fechadas e o dispositivo é girado com o auxílio de enormes motores até inverter as posições, isto é, a caixa de cima fica em baixo e vice versa. Com esse dispositivo eles conseguem vencer um desnível de 35 metros e toda operação não dura mais que 15 minutos. O sistema é super econômico pois uma das caixas serve de contrapeso da outra. Além disso, o fato da caixa ter ou não um barco dentro não faz a mínima diferença pois o peso do conjunto é devido apenas à água dentro das caixas (veja explicação no Princípio de Arquimedes). |
Veja as fotos:
Na Bélgica, eles substituiram 14 pequenas eclusas por um único elevador. Com isso conseguem vencer um desnível de 73 metros de uma única vez. Veja as fotos:
Embora se encontrem soluções inusitadas como as acima, a maior parte dos elevadores de barcos são constituidos de rampas inclinadas por onde desliza caixas cheias de água puxadas por cabos de aço.
ET-12\fluvial\elevador.htm em 30/12/2009, atualizado em 30/12/2009.