|
Tenho visitado muitos Rotary Clubs e, nas minhas andanças pelo Brasil, constatei que muitas pessoas não sabem falar, usam mal o aparelho fonador, forçam a garganta, ficam roucos e não conseguem articular corretamente todos os múculos que fazem parte do aparelho fonador. O resultado é uma voz feia, fraca e difícil de entender.
O Rotary International é uma organização de líderes e nas reuniões ocorrem palestras esclarecedoras proferidas por profissionais especializados nos temas que apresentam.
É muito importante que o palestrante tenha domínio completo do Aparelho Fonador para que a sua mensagem seja produzida, conduzida e assimilada com eficácia. O Aparelho Fonador é como um Sistema de Áudio - precisa ter um som de qualidade do tipo Hi-Fi para que as pessoas fiquem prestando atenção e consigam ouvir com clareza.
Procurei um site médico na internet e não encontrei um que explicasse, claramente, como a voz é produzida e como ela deve ser emitida para sair límpida, clara e potente.
Então, estudei o assunto e resolvi montar este site com algumas dicas para você melhorar a sua voz. Como o assunto é extenso, vamos por partes ...
1 - AS PARTES DO APARELHO FONADOR:
O nosso aparelho fonador é constituído pelas seguintes partes.
1 - CAVIDADE NASAL | |
2 - FOSSA NASAL | |
3 - BOCA | |
4 - LARINGE | |
5 - TRAQUEIA | |
6 - PULMÕES | |
7 - DIAFRAGMA |
A Cavidade Nasal é onde o ar é filtrado. Os alvéolos onde é feita a troca gasosa é uma membrana muito delicada e qualquer partícula, pequena que seja, pode prejudicar o seu funcionamento.
Por isso, o ar deve ser filtrado.
Os furos da narina produzem jatos de ar que são jogados contra as paredes da cavidade nasal. A cavidade nasal possui os Cornetos Nasais que são dobras que forçam o ar a turbilhonar entrando em contato com uma gosma pegajosa denominada muco nasal.
Qualquer partícula sólida de pó, fuligem e areia ao esbarrar no muco grudam nele. Para melhorar a eficiência dessa captura, há também cílios nasais. Além de filtrar o ar, a cavidade nasal aquece e umidifica o ar para facilitar as trocas gasosas que irão acontecer dentro do pulmão.
Devo lembrar também que na cavidade nasal encontram-se as Células Sensoriais que tem a finalidade de sentir o cheiro.
A Fossa Nasal é um trecho de tubo que liga a cavidade nasal com a laringe e ajuda a produzir os sons nasais como os NAs.
A Boca é onde o som produzido na Laringe é enriquecido com os harmônicos que vão clarificar, isto é, tornar clara a sílaba que desejamos pronunciar.
Um som como o AAAA ... produzido na laringe, é modificado para se transformar no BÁ, CÁ, FÁ, MÁ, etc. Diversos músculos da boca com a ajuda dos dentes transformam o AAAA nas sílabas diferentes como CASA, CAPA, CAMA, CALA, etc.
Uma pessoa que não tenha domínio total sobre cada um desses músculos da boca terá a sua dicção prejudicada.
ATENÇÃO: O que você ouve não é igual ao que as pessoas ouvem!
A primeira preocupação do bom orador é com a CLAREZA da sua fala. As sílabas que estou pronunciando está sendo ouvido com a devida clareza?
É difícil a gente descobrir isso pois quando falamos, o som vai direto da garganta para o ouvido, isto é, a nossa audição é direta enquanto que o que as pessoas ouvem é indireta, isto é, a voz precisa ser transformada em uma onda sonora, caminhar pelo ar, atingir o tímpano da outra pessoa e conseguir fazer a membrana do tímpano vibrar o suficiente para criar o impulso de um bom som dentro do cérebro de cada uma daquelas pessoas que nos ouvem.
Veja as partes de nossa boca:
Fazem parte da boca a língua, os dentes, o palato duro, o palato mole e os lábios. Todas essas partes são importantes na produção dos fonemas.
A Laringe é onde estão situadas as Cordas Vocais ou Dobras Vocais ou Pregas Vocais. Para que os sons sejam produzidos, necessita-se de um espaço o que é garantido pela Cartilagem Tiróide que forma uma pequena câmara. Essas cartilagens são lâminas justapostas. Nos homens, essa cartilagem forma a proeminência laríngica ou pomo de Adão. Todas as cartilagens que formam a laringe são revestidas por um tecido especial denominado Epitélio Mucociliar e é rico em muco e cílios.
O muco tem a finalidade de reter partículas sólidas, poeiras, fumaças etc. que podem prejudicar os pulmões. Os cílios são pequenos pêlos cravados para cima e que são dotados de movimentos. Ao se movimentar, os cílios conseguem empurrar a sujeira para cima até a epiglote de onde são eliminadas para o esôfago.
Os sons são produzidos nas cordas vocais quando o ar passa por aberturas dotadas de pequenos músculos que a gente controla e que vibram cerca de 150 vezes por segundo nos homens e 250 vezes por segundo nas mulheres.
A Traquéia é um tubo que liga a laringe aos pulmões.
A traquéia, como a laringe, também é revestida pelo tecido Epitélio Mucociliar. Então a traquéia também ajuda a filtrar o ar e os cílios ajudam a expelir a sujeira.
A traquéia é mais conhecida pela operação de traqueotomia que a gente assiste nos filmes onde o médico enfia um tubo plástico na garganta para permitir que o ar entre diretamente nos pulmões quando a pessoa tem algum problema na laringe, faringe, boca ou nariz que impeça a entrada de ar.
Os pulmões é onde ocorrem as trocas gasosas. Muitos pensam que temos 2 pulmões, mas na verdade temos 5 sacos pulmonares, 3 do lado direito e 2 do lado esquerdo.
O Diafragma é o músculo que faz a respiração acontecer. Este músculo, ao se contrair e expandir vai puxar e empurrar o pulmão fazendo com que ele se encha e esvazie.
É também o diafragma que é responsável pela Potênica Sonora.
Como todos sabem, o som é energia sonora. Energia esta que precisa sensibilizar o tímpano das pessoas. Se você está falando para duas ou três pessoas, não precisa de muita energia na voz para que todas o ouçam bem.
Entretanto, se você está falando para 40 pessoas vai precisar imprimir muito mais energia na voz para que todos consigam ouvi-lo.
A maneira usual para colocar mais energia na voz é utlizar-se de um amplificador, que como o próprio nome dá a entender, amplifica ou seja coloca mais energia no som.
2 - ALGUNS PROBLEMAS NO APARELHO FONADOR:
IMOBILIDADE CILIAR
Os cílios localizados na Traqueia e na Laringe têm a função de levar para fora a poeira retida no muco. Levar para fora significa levar para cima, na direção da faringe.
Lembre-se que entre a faringe e a laringe existe a epiglote que é aquela válvula que muda a direção das coisas, isto é, quando respiramos a epiglote está aberta para a laringe e quando engulimos a comida está aberta na direção do esôfago.
Com pequenos movimentos imperceptíveis, os Cílios do Epitélio Mucociliar vão "empurrando" a sujeira para cima.
Várias doenças podem afetar o movimento desses cílios. Síndrome de Kartagener, Síndrome da Imobilidade Ciliar e Discinesia Ciliar.
CAPACIDADE PULMONAR
A vida moderna produz aparelhos que substituem a nossa força. Assim, usamos cada vez menos a nossa energia para fazer as coisas.
Os pulmões fazem parte do circuito da força do nosso organismo. A vida moderna nos permite gastar menos energia. Com isso, todas as partes do circuito de energia vai diminuindo a sua respectiva capacidade. O mesmo acontece com os pulmoes. O ser moderno precisa de menos oxigênio que o ser primitivo. Então é natural que os nossos pulmões, inicialmente projetado para perseguir javalis, seja menos utilizado.
Outro fator que diminui a capacidade pulmonar são os tecidos adiposos que crescem principalmente pelo sedentarismo.
3 - DIFICULDADES AO FALAR:
IMOBILIDADE CILIAR:
Pessoas que não estão habituadas a falar, respiram quase que somente pelo nariz.
Como vimos, todas as partes do sistema fonador, desde a cavidade nasal até a traquéia, são revestidas de muco e cílios.
Obviamente, o nosso organismo não vai ficar produzindo mucos a torto e direito. Nas partes mais utilizadas existem mais cílios e se produz mais muco e nas partes menos utilizadas vamos ter menos cílios e menos muco.
Uma pessoa que fala pouco e respira principalmente pelo nariz vai solicitar mais da cavidade nasal. Os cílios da cavidade serão mais solicitados e também haverá mais muco na cavidade nasal. Os cílios das demais partes (laringe, traquéia) poderão até ficarem meio que atrofiados por falta de uso.
Quando esta pessoa é solicitada a falar, vai acontecer o seguinte:
A quantidade de ar que ela respira normalmente não será suficiente para produzir a fala. Então, o organismos passará a respirar também pela boca.
Nessa hora, vai entrar poeira pela boca que vai ficar grudada no muco da laringe e da traquéia. Os cílios dessa região, por não serem normalmente solicitados, estarão meio que atrofiados e meio preguiçosos e não vão conseguir expelir essa "grande quantidade" de pó. Então a pessoa tosse, que é a tentativa do organismo de levar a sujeira até a glote. Se a pessoa estiver numa tribuna proferindo uma palestra, alguém vai providenciar um copo de água até ela.
Se ela tomar a água é por que ela não conhece o seu aparelho fonador. A tosse está sendo provocada pela sujeita grudada no muco na laringe ou na traquéia. A água ao ser ingerida não vai passar nem pela laringe e nem pela traquéia.
CAPACIDADE PULMONAR:
As pessoas que são super modernas preferem utilizar a energia das máquinas e usam menos as suas próprias energias musculares. Desse modo, seu organismo vai ficando meio que preguiçosos e até atrofiados.
Além do mais deixam a barriga crescer acumulando muito tecido adiposo que ao crescer diminuem o espaço dentro do tórax.
Com isso, cai muito a capacidade pulmonar.
Mulheres não têm esse problema (do tecido adiposo) mas se obrigam a ter cintura fina. Combinado com a vontade de ter a parte de cima do tórax "projetado" para a frente, obrigam a parte de baixo dos pulmões a ficarem comprimidos.
Com isso, cai muito a capacidade pulmonar.
POTÊNCIA SONORA:
Som é energia sonora e como toda energia não se cria e nem se destroi apenas se transforma.
Então, quando queremos produzir a voz com bastante energia precisamos transferir energia para a voz.
O único músculo que dispomos no peito é o diafragma. É o diafragma que transfere energia muscular para a voz.
Vimos que o ser moderno não usa a parte de baixo dos pulmões. Os homens modernos não usam cerca de 1/3 dos pulmões e as mulheres quase metade.
Com isso, o diafragma não consegue transferir energia para a voz.
Essas pessoas, ao desejarem chamar a atenção de alguém distante, gritam. Gritam pois têm a impressão de estar falando mais alto. Lêdo engano. Ao gritar, forçam a passagem do ar pelas cordas vocais e com isso o ouvido vai ter a sensação de voz mais alta. A única coisa que conseguem ao gritar é ficar roucas pois essa voz, sem energia, não consegue chegar até a pessoa que está distante.
AUSÊNCIA GESTUAL:
Muitos de nós falam não apenas com a boca mas também com as mãos e também com o corpo. Nos dias de hoje, com a proliferação da informática e da telefonia celular, a nossa comunicação ficou desprovida dos gestuais. Às vezes vemos gente falando ao telefone gesticulando freneticamente como se isso fosse visível para a pessoa que está no outro lado da linha. Aliás, "linha" é palavreado da época em que o meu telefone era ligado ao outro por meio de uma linha (fio) elétrica.
Na comunicação presencial, nosso linguajar é mais econômico e às vezes mais pobre por que temos a possibilidade de fazer caretas, gestos, movimentos, indicações, etc.
Então, quando a comunicação é mais centrada no verbal (naquilo que se fala) devemos prestar mais atenção e tomar o cuidade de formular frases mais completas.
4 - AÇÕES PARA UMA MUDANÇA EFETIVA:
Somente exercícios musculatórios freqüentes e continuados poderão melhorar o seu desempenho ao falar.
CAPACIDADE PULMONAR:
Como vimos, a diminuição da capacidade dos pulmões estão relacionados com os hábitos da vida moderna. Se você deseja aumentar a capacidade pulmonar terá que fazer exercícios para isso.
Recomendo passar a praticar natação.
IMOBILIDADE CILIAR:
É uma idéia maluca, mas recomendo passar a respirar também pela boca. No início você vai tossir muito pois os cílios da laringe e traquéia não estão acostumados.
Recomendo passar a respirar também pela boca.
POTÊNCIA SONORA:
Aprender a "impostar" a voz.
Recomendo entrar para uma escola de Canto. Atenção! Não é um curso de música pois o objetivo não é aprender a cantar mas sim aprender a praticar aqueles exercícios respiratórios, de impostação de voz, de vocalização que tanto faz bem para a sua voz.
POSTURA CORPORAL:
Procure sempre que for falar, colocar-se em posição de tal forma que todo o seu sistema fonador fique livre.
Observe uma pessoa lendo. É muito comum a pessoa encostar o livro no peito e a cabeça virada para baixo vai estrangular laringe dificultando a saida da voz.
Então, se você foi solicitado a ler, coloque o livro à altura dos seus olhos e a boca voltada na direção dos ouvintes, como se você quisesse que os tiros de voz que saem da boca atinjam diretamente as orelhas dos que devem receber a sua leitura.
ATIVAÇÃO DA MUSCULATURA:
Demóstenes foi um político considerado um dos maiores oradores da antiga Grécia.
Como era gago, tinha dificuldade de falar com fluência. Então, desenvolveu uma série de exercícios para melhorar a sua fala.
Um desses exercício era falar em voz alta à beira mar com pedrinhas colocadas na sua boca.
5 - EXERCÍCIOS:
1 - Exercício do BRRRR para relaxamento labial.
Antes de entrar em cena, praticar este exercício.
Relaxar a musculatura dos lábios.
Situações de contrariedade enrigessem essa musculatura. Não é a "cara" que as pessoas fazem quando são contrariadas? Cerram os lábios.
Você chegou para fazer uma palestra mas teve alguma contrariedade quando estava estacionando o carro. Então os músculos dos lábios estarão meio que rígidos.
Relaxar a musculatura dos lábios (o de cima e o de baixo) e soltar o ar fazendo BRR, isto é, vibrando os lábios. Não se preocupe se sair espirrando saliva para tudo quanto é lado.
Fazer isso durante 10 segundos.
2 - Condicionamento dos lábios.
Pronucie bem alto BÁ. Prenda bem os lábios. Se for preciso prenda os lábios com os dentes e ao soltar o BÁ abra bem a boca.
Faça isso por 5 segundos.
Pronucie bem alto o PÁ da mesma forma que acima.
Depois intercale BÁ e PÁ por mais 5 segundos. BÁ, PÁ, BÁ, PÁ ....
Se você sentir que ainda não relaxou o suficiente, então faça mais 5 segundo intercalando o MÁ. BÁ, PÁ, MÁ ....
Se você continua sentido que ainda não relaxou o suficiente, então faça o exercício do I-U.
Pronuncie IIIII bem alto com a muculatura toda puxada e mostrando bem os dentes. Observe que a musculatura do pescoço se mobiliza toda.
Logo em seguida pronuncie UUUU bem alto e com um grande bico.
Daí pronucie alternadamente o III e o UUUU. IIII - UUUUU - IIII - UUUU ...
3 - Condicionamento Dento-Labial.
Pronuncie bem alto o FÁ.
A pronúncia do FÁ é feita apertando o lábio inferior aos dentes superiores. O lábio superior não participa da pronúncia do FÁ.
Algumas pessoas têm dificuldade de fazer esse exercício pois o lábio superior insiste em fazer parte. Se for o caso, segure o lábio superior com o dedo.
Algumas pessoas têm dificuldade de pronuciar o FÁ pois "vaza" ar pelos dentes.
Se você tem aberturas interdentais excessivas, consulte um dentista para corrigir esta falha.
Para aumentar o desempenho do exercício, prenda o ar mordendo com força o lábio inferior.
Alterne o FÁ com o VÁ.
4 - Exercício do RRRR para relaxamento da língua.
Da mesma forma que os lábios, a língua também fixa rija (dura) em certas circunstâncias.
Não é bom beber café amargo antes da palestra. As papilas gustavas de língua se fecham ao contato com o café.
Então faça 5 segundos de exercício do RRRRR...
5 - Condicionamento Línguo-Dental
Faça exercício do DÁ.
Aterne com o TÁ e com o NÁ.
6 - Condicionamento Línguo-Palatal
Faça exercício do LÁ. LÁ, LÁ, LÁ ......
Faça exercício do RÁ. Não é RÁ de rato mas sim RÁ de cara.
Alterne LÁ com RÁ.
Crie variações com o LHÁ e o NHA.
7 - Condicionamento Vibro-Lingual
Faça exercício do RRÁ. Agora sim com RRÁ de rato.
Fale alto e exagere no RRRRR antes de soltar o RÁ. Deixe e língua bem solta.
Procure pronunciar bem o R do final das palavras. DAR, MAR, etc. pronuncia-se MA-RR e não MA-HHHH.
8 - Condicionamento Palatal
Faça exercício do GÁ.
6 - LINKS INTERESSANTES:
Na INTERNET existem muitos viodeo s interessantíssimos sobre pronuncia. Veja, por exemplo, os vídeos do Arthur: http://www.youtube.com/watch?v=SI1uW2w9rZ4&feature=PlayList&p=F12F466D2AB02372&playnext=1&playnext_from=PL&index=8
Aquecimento da voz masculina - http://www.youtube.com/watch?v=-JmgjdeSJWY
Aquecimento da voz feminina - http://www.youtube.com/watch?v=Fpx11STsjc0&feature=related
Veja a versatilidade do aparelho fonador - http://www.youtube.com/watch?v=vUcLoXqKl5A&feature=related
\ET-11\fonador\fonador.htm em 09/03/2008, atualizado em 18/04/2014.