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by WATANABE

Tenho visitado muitos Rotary Clubs e, nas minhas andanças pelo Brasil, constatei que muitas pessoas não sabem falar, usam mal o aparelho fonador, forçam a garganta, ficam roucos e não conseguem articular corretamente todos os múculos que fazem parte do aparelho fonador. O resultado é uma voz feia, fraca e difícil de entender.

O Rotary International é uma organização de líderes e nas reuniões ocorrem palestras esclarecedoras proferidas por profissionais especializados nos temas que apresentam.

É muito importante que o palestrante tenha domínio completo do Aparelho Fonador para que a sua mensagem seja produzida, conduzida e assimilada com eficácia. O Aparelho Fonador é como um Sistema de Áudio - precisa ter um som de qualidade do tipo Hi-Fi para que as pessoas fiquem prestando atenção e consigam ouvir com clareza.

Procurei um site médico na internet e não encontrei um que explicasse, claramente, como a voz é produzida e como ela deve ser emitida para sair límpida, clara e potente.

Então, estudei o assunto e resolvi montar este site com algumas dicas para você melhorar a sua voz. Como o assunto é extenso, vamos por partes ...

1 - AS PARTES DO APARELHO FONADOR:

O nosso aparelho fonador é constituído pelas seguintes partes.

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1 - CAVIDADE NASAL
2 - FOSSA NASAL
3 - BOCA
4 - LARINGE
5 - TRAQUEIA
6 - PULMÕES
7 - DIAFRAGMA

A Cavidade Nasal é onde o ar é filtrado. Os alvéolos onde é feita a troca gasosa é uma membrana muito delicada e qualquer partícula, pequena que seja, pode prejudicar o seu funcionamento.

Por isso, o ar deve ser filtrado.

Os furos da narina produzem jatos de ar que são jogados contra as paredes da cavidade nasal. A cavidade nasal possui os Cornetos Nasais que são dobras que forçam o ar a turbilhonar entrando em contato com uma gosma pegajosa denominada muco nasal.

Qualquer partícula sólida de pó, fuligem e areia ao esbarrar no muco grudam nele. Para melhorar a eficiência dessa captura, há também cílios nasais. Além de filtrar o ar, a cavidade nasal aquece e umidifica o ar para facilitar as trocas gasosas que irão acontecer dentro do pulmão.

Devo lembrar também que na cavidade nasal encontram-se as Células Sensoriais que tem a finalidade de sentir o cheiro.

A Fossa Nasal é um trecho de tubo que liga a cavidade nasal com a laringe e ajuda a produzir os sons nasais como os NAs.

A Boca é onde o som produzido na Laringe é enriquecido com os harmônicos que vão clarificar, isto é, tornar clara a sílaba que desejamos pronunciar.

Um som como o AAAA ... produzido na laringe, é modificado para se transformar no BÁ, CÁ, FÁ, MÁ, etc. Diversos músculos da boca com a ajuda dos dentes transformam o AAAA nas sílabas diferentes como CASA, CAPA, CAMA, CALA, etc.

Uma pessoa que não tenha domínio total sobre cada um desses músculos da boca terá a sua dicção prejudicada.

ATENÇÃO: O que você ouve não é igual ao que as pessoas ouvem!

A primeira preocupação do bom orador é com a CLAREZA da sua fala. As sílabas que estou pronunciando está sendo ouvido com a devida clareza?

É difícil a gente descobrir isso pois quando falamos, o som vai direto da garganta para o ouvido, isto é, a nossa audição é direta enquanto que o que as pessoas ouvem é indireta, isto é, a voz precisa ser transformada em uma onda sonora, caminhar pelo ar, atingir o tímpano da outra pessoa e conseguir fazer a membrana do tímpano vibrar o suficiente para criar o impulso de um bom som dentro do cérebro de cada uma daquelas pessoas que nos ouvem.

Veja as partes de nossa boca:

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Fazem parte da boca a língua, os dentes, o palato duro, o palato mole e os lábios. Todas essas partes são importantes na produção dos fonemas.

A Laringe é onde estão situadas as Cordas Vocais ou Dobras Vocais ou Pregas Vocais.  Para que os sons sejam produzidos, necessita-se de um espaço o que é garantido pela Cartilagem Tiróide que forma uma pequena câmara. Essas cartilagens são lâminas justapostas. Nos homens, essa cartilagem forma a proeminência laríngica ou pomo de Adão. Todas as cartilagens que formam a laringe são revestidas por um tecido especial denominado Epitélio Mucociliar e é rico em muco e cílios.

O muco tem a finalidade de reter partículas sólidas, poeiras, fumaças etc. que podem prejudicar os pulmões. Os cílios são pequenos pêlos cravados para cima e que são dotados de movimentos. Ao se movimentar, os cílios conseguem empurrar a sujeira para cima até a epiglote de onde são eliminadas para o esôfago.

Os sons são produzidos nas cordas vocais quando o ar passa por aberturas dotadas de pequenos músculos que a gente controla e que vibram cerca de 150 vezes por segundo nos homens e 250 vezes por segundo nas mulheres.

A Traquéia é um tubo que liga a laringe aos pulmões.

A traquéia, como a laringe, também é revestida pelo tecido Epitélio Mucociliar. Então a traquéia também ajuda a filtrar o ar e os cílios ajudam a expelir a sujeira.

A traquéia é mais conhecida pela operação de traqueotomia que a gente assiste nos filmes onde o médico enfia um tubo plástico na garganta para permitir que o ar entre diretamente nos pulmões quando a pessoa tem algum problema na laringe, faringe, boca ou nariz que impeça a entrada de ar.

Os pulmões é onde ocorrem as trocas gasosas. Muitos pensam que temos 2 pulmões, mas na verdade temos 5 sacos pulmonares, 3 do lado direito e 2 do lado esquerdo.

O Diafragma é o músculo que faz a respiração acontecer. Este músculo, ao se contrair e expandir vai puxar e empurrar o pulmão fazendo com que ele se encha e esvazie.

É também o diafragma que é responsável pela Potênica Sonora.

Como todos sabem, o som é energia sonora. Energia esta que precisa sensibilizar o tímpano das pessoas. Se você está falando para duas ou três pessoas, não precisa de muita energia na voz para que todas o ouçam bem.

Entretanto, se você está falando para 40 pessoas vai precisar imprimir muito mais energia na voz para que todos consigam ouvi-lo.

A maneira usual para colocar mais energia na voz é utlizar-se de um amplificador, que como o próprio nome dá a entender, amplifica ou seja coloca mais energia no som.

 

2 - ALGUNS PROBLEMAS NO APARELHO FONADOR:

IMOBILIDADE CILIAR

Os cílios localizados na Traqueia e na Laringe têm a função de levar para fora a poeira retida no muco. Levar para fora significa levar para cima, na direção da faringe.

Lembre-se que entre a faringe e a laringe existe a epiglote que é aquela válvula que muda a direção das coisas, isto é, quando respiramos a epiglote está aberta para a laringe e quando engulimos a comida está aberta na direção do esôfago.

Com pequenos movimentos imperceptíveis, os Cílios do Epitélio Mucociliar vão "empurrando" a sujeira para cima.

Várias doenças podem afetar o movimento desses cílios. Síndrome de Kartagener, Síndrome da Imobilidade  Ciliar e Discinesia Ciliar.

CAPACIDADE PULMONAR

A vida moderna produz aparelhos que substituem a nossa força. Assim, usamos cada vez menos a nossa energia para fazer as coisas.

Os pulmões fazem parte do circuito da força do nosso organismo. A vida moderna nos permite gastar menos energia. Com isso, todas as partes do circuito de energia vai diminuindo a sua respectiva capacidade. O mesmo acontece com os pulmoes. O ser moderno precisa de menos oxigênio que o ser primitivo. Então é natural que os nossos pulmões, inicialmente projetado para perseguir javalis, seja menos utilizado.

Outro fator que diminui a capacidade pulmonar são os tecidos adiposos que crescem principalmente pelo sedentarismo.

 

3 - DIFICULDADES AO FALAR:

IMOBILIDADE CILIAR:

Pessoas que não estão habituadas a falar, respiram quase que somente pelo nariz.

Como vimos, todas as partes do sistema fonador, desde a cavidade nasal até a traquéia, são revestidas de muco e cílios.

Obviamente, o nosso organismo não vai ficar produzindo mucos a torto e direito. Nas partes mais utilizadas existem mais cílios e se produz mais muco e nas partes menos utilizadas vamos ter menos cílios e menos muco.

Uma pessoa que fala pouco e respira principalmente pelo nariz vai solicitar mais da cavidade nasal. Os cílios da cavidade serão mais solicitados e também haverá mais muco na cavidade nasal. Os cílios das demais partes (laringe, traquéia) poderão até ficarem meio que atrofiados por falta de uso.

Quando esta pessoa é solicitada a falar, vai acontecer o seguinte:

A quantidade de ar que ela respira normalmente não será suficiente para produzir a fala. Então, o organismos passará a respirar também pela boca.

Nessa hora, vai entrar poeira pela boca que vai ficar grudada no muco da laringe e da traquéia. Os cílios dessa região, por não serem normalmente solicitados, estarão meio que atrofiados e meio preguiçosos e não vão conseguir expelir essa "grande quantidade" de pó. Então a pessoa tosse, que é a tentativa do organismo de levar a sujeira até a glote. Se a pessoa estiver numa tribuna proferindo uma palestra, alguém vai providenciar um copo de água até ela.

Se ela tomar a água é por que ela não conhece o seu aparelho fonador. A tosse está sendo provocada pela sujeita grudada no muco na laringe ou na traquéia. A água ao ser ingerida não vai passar nem pela laringe e nem pela traquéia.

CAPACIDADE PULMONAR:

As pessoas que são super modernas preferem utilizar a energia das máquinas e usam menos as suas próprias energias musculares. Desse modo, seu organismo vai ficando meio que preguiçosos e até atrofiados.

Além do mais deixam a barriga crescer acumulando muito tecido adiposo que ao crescer diminuem o espaço dentro do tórax.

Com isso, cai muito a capacidade pulmonar.

Mulheres não têm esse problema (do tecido adiposo) mas se obrigam a ter cintura fina. Combinado com a vontade de ter a parte de cima do tórax "projetado" para a frente, obrigam a parte de baixo dos pulmões a ficarem comprimidos.

Com isso, cai muito a capacidade pulmonar.

POTÊNCIA SONORA:

Som é energia sonora e como toda energia não se cria e nem se destroi apenas se transforma.

Então, quando queremos produzir a voz com bastante energia precisamos transferir energia para a voz.

O único músculo que dispomos no peito é o diafragma. É o diafragma que transfere energia muscular para a voz.

Vimos que o ser moderno não usa a parte de baixo dos pulmões. Os homens modernos não usam cerca de 1/3 dos pulmões e as mulheres quase metade.

Com isso, o diafragma não consegue transferir energia para a voz.

Essas pessoas, ao desejarem chamar a atenção de alguém distante, gritam. Gritam pois têm a impressão de estar falando mais alto. Lêdo engano. Ao gritar, forçam a passagem do ar pelas cordas vocais e com isso o ouvido vai ter a sensação de voz mais alta. A única coisa que conseguem ao gritar é ficar roucas pois essa voz, sem energia, não consegue chegar até a pessoa que está distante.

AUSÊNCIA GESTUAL:

Muitos de nós falam não apenas com a boca mas também com as mãos e também com o corpo. Nos dias de hoje, com a proliferação da informática e da telefonia celular, a nossa comunicação ficou desprovida dos gestuais. Às vezes vemos gente falando ao telefone gesticulando freneticamente como se isso fosse visível para a pessoa que está no outro lado da linha. Aliás, "linha" é palavreado da época em que o meu telefone era ligado ao outro por meio de uma linha (fio) elétrica.

Na comunicação presencial, nosso linguajar é mais econômico e às vezes mais pobre por que temos a possibilidade de fazer caretas, gestos, movimentos, indicações, etc.

Então, quando a comunicação é mais centrada no verbal (naquilo que se fala) devemos prestar mais atenção e tomar o cuidade de formular frases mais completas.

 

4 - AÇÕES PARA UMA MUDANÇA EFETIVA:

Somente exercícios musculatórios freqüentes e continuados poderão melhorar o seu desempenho ao falar.

CAPACIDADE PULMONAR:

Como vimos, a diminuição da capacidade dos pulmões estão relacionados com os hábitos da vida moderna. Se você deseja aumentar a capacidade pulmonar terá que fazer exercícios para isso.

Recomendo passar a praticar natação.

IMOBILIDADE CILIAR:

É uma idéia maluca, mas recomendo passar a respirar também pela boca. No início você vai tossir muito pois os cílios da laringe e traquéia não estão acostumados.

Recomendo passar a respirar também pela boca.

POTÊNCIA SONORA:

Aprender a "impostar" a voz.

Recomendo entrar para uma escola de Canto. Atenção! Não é um curso de música pois o objetivo não é aprender a cantar mas sim aprender a praticar aqueles exercícios respiratórios, de impostação de voz, de vocalização que tanto faz bem para a sua voz.

POSTURA CORPORAL:

Procure sempre que for falar, colocar-se em posição de tal forma que todo o seu sistema fonador fique livre.

Observe uma pessoa lendo. É muito comum a pessoa encostar o livro no peito e a cabeça virada para baixo vai estrangular laringe dificultando a saida da voz.

Então, se você foi solicitado a ler, coloque o livro à altura dos seus olhos e a boca voltada na direção dos ouvintes, como se você quisesse que os tiros de voz que saem da boca atinjam diretamente as orelhas dos que devem receber a sua leitura.

ATIVAÇÃO DA MUSCULATURA:

Demóstenes foi um político considerado um dos maiores oradores da antiga Grécia.

Como era gago, tinha dificuldade de falar com fluência. Então, desenvolveu uma série de exercícios para melhorar a sua fala.

Um desses exercício era falar em voz alta à beira mar com pedrinhas colocadas na sua boca.

 

5 - EXERCÍCIOS:

1 - Exercício do BRRRR para relaxamento labial.

Antes de entrar em cena, praticar este exercício.

Relaxar a musculatura dos lábios.

Situações de contrariedade enrigessem essa musculatura. Não é a "cara" que as pessoas fazem quando são contrariadas? Cerram os lábios.

Você chegou para fazer uma palestra mas teve alguma contrariedade quando estava estacionando o carro. Então os músculos dos lábios estarão meio que rígidos.

Relaxar a musculatura dos lábios (o de cima e o de baixo) e soltar o ar fazendo BRR, isto é, vibrando os lábios. Não se preocupe se sair espirrando saliva para tudo quanto é lado.

Fazer isso durante 10 segundos.

2 - Condicionamento dos lábios.

Pronucie bem alto BÁ. Prenda bem os lábios. Se for preciso prenda os lábios com os dentes e ao soltar o BÁ abra bem a boca.

Faça isso por 5 segundos.

Pronucie bem alto o PÁ da mesma forma que acima.

Depois intercale BÁ e PÁ por mais 5 segundos. BÁ, PÁ, BÁ, PÁ ....

Se você sentir que ainda não relaxou o suficiente, então faça mais 5 segundo intercalando o MÁ. BÁ, PÁ, MÁ ....

Se você continua sentido que ainda não relaxou o suficiente, então faça o exercício do I-U.

Pronuncie IIIII bem alto com a muculatura toda puxada e mostrando bem os dentes. Observe que a musculatura do pescoço se mobiliza toda.

Logo em seguida pronuncie UUUU bem alto e com um grande bico.

Daí pronucie alternadamente o III e o UUUU. IIII - UUUUU - IIII - UUUU ...

3 - Condicionamento Dento-Labial.

Pronuncie bem alto o FÁ.

A pronúncia do FÁ é feita apertando o lábio inferior aos dentes superiores. O lábio superior não participa da pronúncia do FÁ.

Algumas pessoas têm dificuldade de fazer esse exercício pois o lábio superior insiste em fazer parte. Se for o caso, segure o lábio superior com o dedo.

Algumas pessoas têm dificuldade de pronuciar o FÁ pois "vaza" ar pelos dentes.

Se você tem aberturas interdentais excessivas, consulte um dentista para corrigir esta falha.

Para aumentar o desempenho do exercício, prenda o ar mordendo com força o lábio inferior.

Alterne o FÁ com o VÁ.

4 - Exercício do RRRR para relaxamento da língua.

Da mesma forma que os lábios, a língua também fixa rija (dura) em certas circunstâncias.

Não é bom beber café amargo antes da palestra. As papilas gustavas de língua se fecham ao contato com o café.

Então faça 5 segundos de exercício do RRRRR...

5 - Condicionamento Línguo-Dental

Faça exercício do DÁ.

Aterne com o TÁ e com o NÁ.

6 - Condicionamento Línguo-Palatal

Faça exercício do LÁ. LÁ, LÁ, LÁ ......

Faça exercício do RÁ. Não é RÁ de rato mas sim RÁ de cara.

Alterne LÁ com RÁ.

Crie variações com o LHÁ e o NHA.

7 - Condicionamento Vibro-Lingual

Faça exercício do RRÁ. Agora sim com RRÁ de rato.

Fale alto e exagere no RRRRR antes de soltar o RÁ. Deixe e língua bem solta.

Procure pronunciar bem o R do final das palavras. DAR, MAR, etc. pronuncia-se MA-RR e não MA-HHHH.

8 - Condicionamento Palatal

Faça exercício do GÁ.

 

6 - LINKS INTERESSANTES:

Na INTERNET existem muitos viodeo s interessantíssimos sobre pronuncia. Veja, por exemplo, os vídeos do Arthur: http://www.youtube.com/watch?v=SI1uW2w9rZ4&feature=PlayList&p=F12F466D2AB02372&playnext=1&playnext_from=PL&index=8

Aquecimento da voz masculina - http://www.youtube.com/watch?v=-JmgjdeSJWY

Aquecimento da voz feminina - http://www.youtube.com/watch?v=Fpx11STsjc0&feature=related

Veja a versatilidade do aparelho fonador - http://www.youtube.com/watch?v=vUcLoXqKl5A&feature=related

 

\ET-11\fonador\fonador.htm em 09/03/2008, atualizado em 18/04/2014.

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