COMO CONSTRUIR UMA FUNDAÇÃO TIPO ALICERCE ETAPA POR ETAPA | ||
CURIOSIDADE |
Veja como foi construída a base de apoio da torre de travessia da Linha de Transmissão de Tucuruí no Rio Guamá:
No local da travessia, o Rio Guamá tem 1.400 metros de largura. A torre para fazer a travessia das linhas em lance único, isto é, com apenas 2 torres uma em cada margem, teria que ter a altura de 130 metros. Mas a Aeronáutica limitou em 95 metros a altura atingível pois o local se situa na zona de aproximação dos Aeroportos de Belém.
Não foi só a Aeronáutica que impôs condições. A Marinha determinou que o gabarito mínimo para a navegação fosse de 45 metros para permitir a passagem de transatlànticos. Então foi projetada uma base suficiente não só para aguentar o peso da torre como também eventual choque de embarcações.
As fundações são de estacas de concreto armado com 1 metro de diâmetro moldadas in loco. Para a confecção das estacas de concreto armado foram cravadas 24 camisas metálicas, cada uma com 1 metro de diâmetro e 1 polegada de espessura. O comprimento médio de cada uma dessas 24 estacas foi de 70 metros. A camisa metálica funciona como forma da estaca e previa-se que em alguns anos a maresia consumiria totalmente a camisa.
A camisa foi confeccionada no local a partir de segmentos de 6 metros que já vinha com a borda chanfrada a 450 de fábrica para receber o cordão de solda em toda a volta.
Depois de cravada (atingida a nega), a camisa recebeu uma limpeza interna com a aplicação vigorosa de uma escova de aço introduzida na camisa.
A armadura longitudinal é feita com aço de 1 polegada de diâmetro com emendas de topo tipo luva. Note-se que a armadura longitudinal percorre todo o comprimento da estaca, que como já disse é de 70 metros em média.
A concretagem foi do tipo submersa com concreto lançado dentro de tubo de concretagem que subia na medida em que subia o nível do concreto.
Toda forma foi apoiada sobre estrutura metálica soldada na própria camisa da fundação.
Vista geral das formas.
Nesta foto, o autor desta matéria tenta, em vão, levantar um chumbador. A torre tem 93 metros de altura e é apoiada sobre 4 pés. Para segurar esta torre, cada pé possui 8 chumbadores embutidos no bloco da fundação.
|
Veja
entrevista sobre comportamento de rios no Record News: O Tietê é um rio velho e cansado from Roberto Massaru Watanabe on Vimeo. |
|
NOTA: Esta site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe que procura melhorar o conhecimento geral das pessoas sobre os fenômenos que envolvem as fundações de casas, sobrados e prédios. Não pode ser utilizado como fonte única de informações para a construção de fundações. Por envolver questões de segurança, a construção das fundações de uma edificação deve ser acompanhada por técnico habilitado e com registro na Prefeitura Municipal.
ET-10\RMW\fundacoestravessia\.htm em 24/12/2006, atualizado em 11/12/2015 .