CHÃO
DA GARAGEM |
É impressionante os locais que a roda do carro passa. Mais impressionante são os tipos de sujeira que são deixadas no chão das ruas. E, para garantir que a sujeira da rua fique bem aderente à roda, os pneus são dotados de ranhuras.
Se tiver poças de água, como os locais onde ocorrem vazamento da rede pública de abastecimento, parece que os animais dão preferência a fazer suas necessidades justamente nessas poças.
Insetos como o mosquito da dengue preferem pôr seus ovos também nessas poças d'água cheia de excrementos.
Passarinhos, pombas, gatos, cachorros, cavalos, ratos e até gente costumam fazer suas necessidades fisiológicas (xixi e cocô) no meio da rua.
A roda do carro vai passando por todos esses locais infestados. Depois você entra na garagem do seu prédio e descarrega as compras do supermercado no chão, para poder fechar a porta do porta-malas. Aí você leva essa sacola no colo e a coloca sobre a mesa da cozinha.
Crianças adoram derrubar a chupeta justamente na hora que você está colocando ela no carro.
Bem, depois desse papo todo, ainda tem gente que acha que é suficiente lavar o chão da garagem apenas uma vez por mês?
Talvez um dia a gente consiga dar educação de qualidade a todos os cachorros da cidade mas por enquanto é bom adquirirmos Hábitos Saudáveis e convencer nossos vizinhos a terem também.
Uma boa dica para o chão da garagem é:
1 - Lavar ao menos uma vez por semana. Usar na lavagem detergente forte e desinfetante de qualidade. Enxaguar bem com jato forte de água limpa;
2 - Lavar o chão todas as noites no período de chuvas intensas. Aliás, o condomínio poderia ter uma caixa d'água especialmente para esta finalidade e colheria a água da própria chuva.
Sei que têm muitos prédios com drenagem precária, tem condomínio que a tampa do reservatório inferior (de água potável) fica no piso da garagem (um absurdo) e por isso mesmo evita de lavar o piso pois os moradores acham que a água da lavagem pode entrar no reservatório subterrâneo, mas gente, é necessário algum esforço adicional para cuidarmos da nossa saúde. Fezes de animais têm muitas bactérias e principalmente vermes. Vermes que causam dor de barriga, diarréia, febre e outras interferências.
\www\roberto\habitabilidade\hab18.htm em 23/02/2005, atualizado em 13/06/2011 .