CHURRASQUEIRA EM APARTAMENTO
COMPONENTES IMPRESCINDÍVEIS
Anote este endereço para futuras consultas: www.ebanataw.com.br/churrasqueira/

Muito em moda nos dias de hoje, o Espaço Gourmet vem ganhando a simpatia de cada vez mais compradores pois o Espaço Gourmet proporciona o conforto de uma casa térrea para quem mora em apartamento, permitindo certas liberdades como receber familiares para o tradicional churrasco dominical.

MAS, por estar instalada em um prédio de apartamentos, a Churrasqueira de Apartamento requer certos cuidados não usuais em uma Churrasqueira comum de uma Casa Térrea ou mesmo de uma Casa de Campo.

1 - Não gostaria que a fumaça da churrasqueira de algum outro apartamento saísse na minha churrasqueira espalhando cheiro de churrasco mesmo quando eu não estiver usando a minha. Pior é quando o morador é vegetariano e é obrigado a ficar sentindo o cheiro de churrasco todos os dias.

2 - Não gostaria que a fumaça e cheiro do churrasco de peixe, de fígado e outras iguarias que eu tanto gosto, invadisse e se espalhasse pelos outros apartamentos.

ENTÃO, COMO DEVE SER UMA CHURRASQUEIRA EM UM PRÉDIO DE APARTAMENTOS?

1- Como qualquer outra Churrasqueira, ela deve:

2- Por estar conectada com outras churrasqueiras, ela deve:

Figura 1: CHURRASQUEIRA PARA APARTAMENTOS:

A FUNÇÃO DE CADA COMPONENTE:

1- CHAMINÉ – Conduzir a Fumaça e o Cheiro até a Cobertura do edifício;

2- DERIVAÇÃO – Conduzir a fumaça e o cheiro para a Chaminé. Quando subdimensionada, não consegue dar vazão à fumaça. Quanto mais longa menor será a chance de ocorrência de "refluxos";

3- INSPEÇÃO – Abertura dotada de porta hermética para realizar inspeções periódicas;

4- FULIGEM – Depósito para reter a Fuligem que cai da Chaminé e retenção de eventual água de chuva que penetra pela Chaminé;

5- LIMPEZA – Tampa metálica, normalmente fechada, retém a Fuligem e periodicamente permite a sua remoção. Por ser inclinada e com o Bloqueio aberto formam uma Coifa e ajuda a conduzir a Fumaça para a Chaminé;

6- BLOQUEIO – Tampa metálica, normalmente aberta, permite fechar a saída para impedir que cheiro e fumaça de outro apartamento invada em dia em que a churrasqueira não está sendo usada;

7- LAMPADA – Luminária para iluminar (iluminar bem) para visualizar o “ponto” certo da carne;

8- GRELHA – Apoio da carne que está sendo assada;

9- BRASEIRO – Câmara de combustão do carvão;

10- RESPIRO – Grelha que permite a entrada de ar criando uma zona de maior intensidade do fogo e outra de menor intensidade. Ao mesmo tempo, o Respiro permite a queda das cinzas. As cinzas se formam na queima do carvão e devem ser removidas para que não impeça a transmissão do calor;

11- REGULAGEM – Tampa provida de dispositivo para regulagem da quantidade de ar que entra para o Respiro. O carvão que recebe ar fresco expele as cinzas e emana chama vermelha e quente;

12- CINZEIRO – Depósito para acumular as cinzas;

13- RALO – Ralo metálico para drenar a água de lavagem da Churrasqueira.

 

EXAUSTOR

Por que é necessário um Exaustor? O exaustor é o aparelho que promove a exaustão da fumaça e do cheiro.

Em prédio de apartamento, a Chaminé deve ser única por coluna e deve atender todas as Churrasqueiras daquela coluna.

Então, caso um morador de baixo usar a Churrasqueira e as condições de vento produzir um bloqueio à ascensão da Fumaça pela Chaminé, então a Fumaça irá sair em algum ou em alguns apartamentos acima.

Figura 2: Cheiro e Fumança de uma Churrasqueira invade outros apartamentos.:

Para promover a saída da Fumaça e do Cheiro, a Chaminé deve ser provida de um Exaustor. Como a chaminé é coletiva, alguns cuidados devem ser tomados.

Propagação do Efeito de Sucção do Exaustor – Situação 1.

Figura 3: Força de sucção diminui ao afastar do Exaustor:

Quando a Chaminé é de dimensão constante ocorre a Perda de Carga pelo atrito do ar com as paredes internas da Chaminé.

Então o efeito de sucção vai diminuindo à medida que se afasta do Exaustor. Dependendo da potência do exaustor, do material e do diâmetro da Chaminé, o efeito se torna nulo logo alguns andares a baixo.  

A superfície interna da chaminé deve ser bem lisa. Chaminé feita com tijolos e sem acabamento oferecem muita resistência ao fluxo da fumaça. Interior de material liso como chapas metálicas (aço galvanizado ou alumínio) propiciam maiores fluxos.

 

Propagação do Efeito de Sucção do Exaustor – Situação 2.

Para compensar a Perda de Carga na potência de sucção, a Chaminé deve ter dimensões variadas, sendo maior nas proximidades do Exaustor e diminuindo gradativamente à medida em que se afasta.

Veja como seria um duto de exaustão (chaminé) dimensionado para compensar as perdas de carga. Desenho em escala exagerada para efeitos didáticos.

Figura 4: Variação das dimensções da Chaminé compensa a perda de carga e assim, 
todas as Churrasqueiras podem receber a mesma força de sucção::


No cálculo do dimensionamento do sistema deve ser considerado o equilíbrio entre a Potência do Exaustor, o Diâmetro da Chaminé e o Ruído produzido. Potências maiores permitem fazer a Chaminé com tubos menores mas quanto maior a potência maior será o ruído produzido pelo Exaustor.

Uma alternativa interessante é dotar o sistema com motor de velocidade variável que aumenta a capacidade de exaustão em função do número de churrasqueiras em uso. O barulho produzido pelo conjunto motor-ventoinha do Exaustor não deve incomodar os moradores mesmo quando o churrasco acontece às altas horas da noite varando a madrugada.

O ligamento e o desligamento do Exaustor pode ser automatizado por meio de detectores de fumaça.

Outro cuidado importante é não fazer a conexão direta entre a Chaminé e o Exaustor pois a vibração do motor e da ventoinha será transmitida aos dutos da Chaminé o que irá produzir um certo ruído em toda a coluna. Entre o final da Chaminé e o bocal de entrada do Exaustor, deixar uma folga e fazer a conexão com elemento flexível.  

Dar preferência a exaustor tipo centrífugo em vez de axial pois o centrífugo possui maior capacidade de sucção do que o axial.

Todo o conjunto do motor e ventoinha deve ser apoiado sobre cochins amortecedores de vibração e também deve receber um revestimento atenuador de ruído.

Para evitar desperdícios e obter uma instalação eficiente, encomendar o cálculo de dimensionamento para um Engenheiro Mecânico com experiência em Condutos Forçados e instalações de condicionamento de ar. Exija dele o Projeto (desenhos e especificações) e a emissão da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.

ART - Em todo trabalho técnico é necessário (Lei Federal N0 6.496 de 7 de dezembro de 1977) que seja emitido um documento denominado Anotação de Responsabilidade Técnica - ART que é o documento legal que define exatamente qual é a responsabilidade do profssional contratado. Veja mais detalhes sobre a ART em .

\www\roberto\habitabilidade\hab19.htm em 11/05/2012, atualizado em 14/07/2023 .