logop.jpg (9662 bytes)

2 - A Localização da Janela.
Em qual parede deveria ser instalada a janela?

 

1 - RAIOS SOLARES

Os raios solares contém diversos componentes tais como os raios ultravioletas.

Estes componentes são úteis em muitas situações. Por exemplo, ambientes em que se manuseia água (cozinhas e banheiros) tendem, por causa da umidade, a desenvolver musgos, fungos e outros microorganismos indesejáveis. A incidência de raios solares, mesmo que seja por apenas algumas horas por dia, promoverá uma asssepcia do local, eliminando as bactérias que servem de base para os musgos e fungos.

Entretanto, o mesmo raio solar, que nos é útil, poderá ser indesejável em determinados ambientes como adega e despensas onde se deseja ter uma temperatura mais amena.

A posição do sol varia ao longo do dia e depende, também, da latitude do local. Veja o desenho abaixo:

janela2a.gif (4027 bytes)

A terra é redonda. Por causa disso, numa casa construída na linha do equador, o sol do meio dia irá incidir diretamento sobre o topo do telhado. Entretanto, naquela que foi constuída na linha do trópico de capricórnio, o mesmo sol vai incidir meio de lado.

A distância do local em relação à linha do Equador chama-se Latitude.

Quanto maior a latitude, mais inclinado será o sol do meio dia. Além de ser mais inclinado, o sol será proporcionalmente mais fraco. É por isso que o verão na Bahia é mais quente que o verão em Porto Alegre.

Uma casa localizada nas proximidades da linha do Equador, como os estados da região Norte e Nordeste, vai observar uma trajetória do sol vertical como a seguinte: Já uma casa localizada nas proximidades da linha do Trópico de Capricórnio, como os estados do sudeste e sul, vai observar uma trajetória do sol meio inclinada como a seguinte:

janela2c.gif (5414 bytes)
O sol do meio-dia (2) fica a pique e não projeta sombra da casa.

janela2d.gif (5644 bytes)
O sol do meio-dia  (2) fica meio de lado e projeta uma pequena sombra.

A trajetória do sol varia ao longo do ano. No inverno a trajetória é mais inclinada ainda.

Antes de fazer o projeto da nova casa, pegue uma bússola e desenhe no papel as direções dos pontos cardeais. Em cima desse desenho, estude detalhadamente a localização de cada cômodo da casa e em cada um deles estude mais detalhadamente ainda a localização da janela para que a luz solar seja aproveitada ao máximo. Lembre-se que a luz solar é a fonte principal de energia no nosso mundo.

Se você moro em local quente como o Rio de Janeiro ou Cuiabá, procure não localizar a janela do quarto de dormir na face Oeste pois este quarto vai ficar recebendo o calor do sol durante a tarde toda e à noite, o quarto vai estar quente e abafado, difícil de dormir.

Ao contrario, se você mora em local frio é bom que a janela do quarto esteja voltada para a face Oeste.

Se você tem crianças pequenas, não escolha como quarto aquele com janela voltada para a face Sul pois este quarto não vai receber a luz do sol e portanto vai ser um quarto escuro e úmido com propenção à proliferação de bolor e mofos causando rinites e doenças respiratórias.

Cozinhas e banheiros são ambiente ricos em matéria orgânica e atraem microorganismos como os bolores, fungos e ácaros. Ácaros se alimentam exclusivamente de pele humana e o vapor do banheiro é riquíssimo em pele humana.

Embora saudável, a luz do sol em excesso pode incomodar.

Procure aumentar ou diminiur a incidência dos raios solares por intermédio de Paredes pintadas na cor clara, de preferência branco, e de Árvores de copas altas.

janela2e.jpg (33980 bytes)

2 - DIREÇÃO PREDOMINANTE DOS VENTOS

Quem nunca prestou atenção tem a impressão de que os ventos sopram de tudo quanto é lado.

Mas isso dificilmente acontece pois o local possui, geralmente, inúmeros obstáculos que fazem com que o vento seja desviado ou canalizado.

Dentre os obstáculos, existem os naturais e aqueles colocados pelo ser humano.

Obstáculos naturais: Montanhas, fundos de vale, rios, bosques, florestas, lagos, etc.

Obstáculos artificiais: Prédios altos, praças públicas, reservatórios de água, etc.

Os ventos predominantes, ao encontrar a sua casa, irá desviar. Uma parte vai dar a volta pela direita e a outra vai dar a volta pela esquerda. Veja o desenho abaixo:

janela2b.gif (5368 bytes)

A parede que recebe o vento chegando chama-se barlavento e nela vai incidir uma pressão positiva (+), enquanto que na parede oposta, que se chama sotavento, vai incidir uma pressão negativa (-).

Figura N0 1

x082.jpg (15459 bytes)

No exemplo acima, a cozinha mal localizada, em relação aos ventos predominantes, dará oportunidade aos ventos de distribuir o cheiro das frituras pela casa toda.
Figura N0 2

x083.jpg (17784 bytes)

No exemplo acima, a janela do dormitório mal posicionada em relação aos ventos predominantes não irá permitir a circulação de ar no dormitório.

Veja outros detalhes importantes sobre a necessidade de renovação do ar, clicando aqui.

botao.jpg (1810 bytes)

 

NOTA IMPORTANTE: A fabricação, montagem e instalação de toda e qualquer janela, por envolver questões de segurança e de salubridade, deve ser acompanhada por um técnico resposável. As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não pode ser pirateada, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria.

\janelas\janela2loc.htm em 12/10/2002, atualizado em 19/08/2012.