14 - INSTALAÇÃO E MONTAGEM DA JANELA |
Existe uma variedade muito grande de sistemas de instalação e montagem de janelas.
Alguns sistemas são patenteados, isto é, protegidos por patentes, e sua utilização necessita de licença do dono da patente, o que, evidentemente, é feito mediante o pagamento de royalties.
A preocupação dos sistemas é com a facilidade de execução da instalação e da montagem e também com a esqueidade da janela contra a penetração de água, poeira, vento e barulho.
Não podendo descrever aqueles sistemas patenteados, apresentamos os sistemas mais comuns (não necessariamente os melhores):
GRAPA:
Utilizado mais em caixilhos metálicos (aço e alumínio) se baseia nas grapas que são pequenas peças feitas do mesmo material do caixilho com uma aparência seguinte:
As grapas são soldadas, aparafusadas ou rebitadas nas laterais da janela em quantidades que garantem a firme fixação da janela à parede. Quando da instalação na parede, são deixadas pequenas aberturas nas paredes nas posições correspondentes às grapas.
Depois de colocada no local, a janela é nivelada e aprumada.
Então a janela é chumbada na parede, isto é, a abertura é preenchida com argamassa de cimento e areia.
TARUGO:
Utilizado mais em caixilhos de madeira (portas e janelas) se baseia nos tarugos que são pequenas peças feitas de madeira que são aparafusadas nas laterais do caixilho.
Quando da instalação na parede, são deixadas pequenas aberturas nas paredes nas posições correspondentes aos tarugos. A porta é colocada no local e é nivelada e aprumada.
Então a porta é chumbada na parede, isto é, a abertura é preenchida com argamassa de cimento e areia.
ESPUMA EXPANSÍVEL:
O caixilho é colocado no local, onde foi deixada uma abertura um pouco maior que as dimensções do caixiho.
O caixilho é nivelado e aprumado. Daí, preenche-se o espaço entre o caixilho e a parede com uma espuma do tipo expansível, fornecida em tubos pressurizados.
COM CONTRAMARCO:
Método empregado na instalação e montagem de peças de grandes dimensões.
A instalação e montagem são feitas em 3 etapas:
Etapa 1: Instalação do Contramarco.
O contramarco é uma peça fabricada com o mesmo material da janela e que ficará firmemente aderida à alvenaria (parede):
A instalação é feita com argamassa de cimento e areia.
Etapa 2: Instalação do Perfil do Quadro da Janela.
A instalação é feita por encaixe com buchas de nylon. Os perfis do quadro e os perfis do contramarco são fabricados para essa finalidade de modo que o encaixe é perfeito.
As buchas de nylon são importantes principalmente em peças de grandes dimensões (janelas com mais de 1,50 metros de largura). São as buchas que permitem um deslizar suave quando ocorrer a dilatação térmica da janela.
A não colocação de buchas de nylon produz "estalos" da janela, pela manhã, quando aumenta a temperatura do meio ambiente. Se a sua janela está "estalando" pela manhã, então é por que houve desgaste das buchas e está precisando fazer uma manutenção da janela. O Serralheiro vai fazer a substituição das buchas e escovas desgastadas, lubrificar os rodízios e regular as escovas para que não haja penetração de vento pelas frestas com aquele silvo que parece casa mal-assombrada.
Etapa 3: Montagem das Folhas da Janela, completando, assim, a instalação e a montagem.
|
A fabricação, montagem e instalação de toda e qualquer janela, por envolver questões de segurança e de salubridade, deve ser acompanhada por um técnico resposável. As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não pode ser pirateada, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria. |
\janelas\montagem.htm em 19/08/2012, atualizado em 19/08/2012.