umidadelogop.jpg (8512 bytes)

CASOS

6

 

CASO N0 4 - MANCHAS ESCURAS NO TETO DO BANHEIRO.

Veja um caso de má ventilação do banheiro:

fotocondensacao2.jpg (49183 bytes)

Condensação ocorre por que a janela, mesmo totalmente aberta, não consegue arejar adequadamente o banheiro. Isso acontece por que não se dá a devida importância à saúde do usuário do banheiro. Embora haja lei exigindo que janelas de banheiro tenham um mínimo de dimensões e além do mais sejam dotados de dispositivo que permita a Ventilação Permanente, nem todas as construtoras obedecem a lei.

Refiro-me à Lei NO 8.266 da cidade de São Paulo que diz: "Art. 58-I - Qualquer edificação que dispuser de apenas um compartimento para instalações santárias, este terá área mínima de 2,00 m2 e conterá, pelo menos, uma latrina, um lavatório e um chuveiro", outro artigo diz: "Art. 80 - Os compartimentos e ambientes deverão proporcionar conforto térmico e proteção contra a umidade, obtidos pela adequada utilização e dimensionameto dos materiais constitutivos das paredes, cobertura, pavimento e aberturas...", outro artigo diz: "Art. 76-III - Metade, no mínimo, da área exigida para a abertura deverá permitir a ventilação permanente".

Situações como a seguinte são muito comuns:

fotocaso2.jpg (21552 bytes)

Trata-se de um lavatório de um salão de festas de um edifício residencial. Veja, tem até 2 lavatórios mas observe que a janela é do tipo maxim-air e não tem condições de oferecer a opção de ventilação permanente exigida por lei.

Vamos imaginar em que condições este lavatório é utilizado.

As pessoas em geral, quando estão fora de casa têm prisão de ventre e fratulência (vontade de fazer pum). Ora, por uma questão de educação a pessoa não faz o pum no meio do salão de festas, ela pede licença e vai ao lavatório, fecha a porta e faz o pum. Depois ao sair fecha a porta para que o cheiro do pum não invada o salão de festas. O pum que é gás metano fica preso lá dentro do lavatóro. Num dia de frio ou chuva a janela fica fechada.

Uma outra pessoa vai sentir a mesma necessidade e também vai ao lavatório fazer pum.

Lá pelas tantas, uma senhora que está com prisão de ventre se tranca no lavatório e fica um bom tempo fazendo força. Ora, aquele ambiente está repleto de gás metano e dispõe de pouco oxigênio. A senhora fazendo força vai precisar de oxigênio que o ambiente não tem. Então ela vai começar a passar mal e pode até desmaiar.

A idéia da Ventilação Permanente é para que as pessoas não tenham condições de fechar e assim, o ambiente fica permanentemente arejado.

Note que o disposiivo de ventilação permanente não precisa, necessariamente, ficar na janela. Grades podem ser instaladas na parte alta ou na parte baixa da porta ou mesmo na parte da parede que fica sobre a janela.

Outro erro que notamos na foto é que o local está sendo iluminado com lâmpadas do tipo incandencente. Se for utilizada lâmpadas do tipo fluorescentes, os raios da luz possuem componentes de alta freqüência que agem como germicida e assim ajudam com a assepcia do local.

COMO SOLUCIONAR.

A solução ideal é trocar a janela por outra de tamanho adequado e com dispositivo de ventilação permanente.

Entretanto, em muitos casos isso não é possível. Em prédios de apartamentos a troca da janela altera a estética da fachada.

Então, sugerimos instalar uma espécie de coifa para promover a exaustão do ar, isto é, jogar o ar que está junto ao teto para fora e isso deve ser feito através da janela.

sugestao1.jpg (10606 bytes)

O desenho não está essas coisas, mas a idéia é fazer uma caixa que vai pegar o ar bem lá em cima junto ao teto e uma ventoinha tipo FAN dessas que são utilizados nos microcoputadores e que são bem silenciosas joga o ar quente e cheio de umidade para fora através da janela.

Depois que foi resolvida a fonte da umidade, então você pode pensar em resolver a questão da mancha. Embora se deva resolver caso a caso pois a profilaxia vai depender das condições locais, veja uma solução universal que funciona na maioria dos casos em botaomais.gif (1231 bytes)

 

RMW\patologia\profilaxiaCaso4.htm em 12/07/2009, atualizado em 12/08/2012.