perclogo.jpg (29978 bytes)

2 - O FLUXO PERTO DO BARRANCO

SAIBA O QUE ACONTECE QUANDO A ÁGUA INFILTRA NO SUBSOLO ...

percf3.gif (165630 bytes)

A água que entra no terreno vai formar um fluxo de água subterrâneo.
O desenho que a água vai formar, chamado PERCOLAÇÃO, vai depender da permeabilidade dos materiais que constituem o terreno. Argila, areia, silte, saibro, pedra, pedregulho, matacão, etc.

Cada tipo de material possui seu próprio indice de permeabilidade deixando mais, ou menos, água passar por ele. Você diz que um terreno é mais PERMEÁVEL quando ele deixa passar muita água.

Toda água que entra no terreno tem que sair em algum lugar. Esse lugar onde a água sai pode estar a apenas alguns metros de onde ela entrou, mas pode estar também a vários kilometros de onde ela entrou. A água lançada perto do barranco, penetra no terreno e vai sair no barranco logo a seguir. A água lançada longe do barranco, penetra no terreno, forma um fluxo subterrâneo, caminha pelo terreno, percolando pelos diversos tipos de materiais e depois de algum tempo vai sair no barranco na forma de mina ou bica d'água.

Os diversos tipos de materiais funcionam como filtro e vão depurando, isto é, filtrando a água ao longo da trajetória.

Dependendo da permeabilidade dos materiais, a água pode levar muitos meses ou até muitos anos para chegar até a bica.

Quando você fura um poço para pegar água para seu uso, pode ser que um poço raso dê bastante água. Provavelmente o poço estará captando a água que penetrou nas proximidades e que não foi suficientemente filtrada. Pode até dar água em abundância, mas não será uma água de boa qualidade.

percf31.gif (27646 bytes)

Quando você fura um poço e não pára no primeiro veio de água, insiste e vai atrás de um veio mais profundo, você estará captando a água que vem de mais longe, que sofreu um processo de depuração mais longo e portanto uma água mais pura.

1 - O que é Poço Artesiano -

2 - Saiba o que é um DRENO, como funciona e como se constroi -

Volta para a primeira página do site.

Volta para a página anterior a esta.

Avança para a próxima página.

\ET-12\percolacao\perc2.htm em 09/02/2002, atualizado em 24/02/2013.