A cidade de Cajamar está localizada no setor noroeste da região metropolitana da Grande São Paulo.
Nos dias que se seguiram mais casas vizinhas também afundaram no terreno. Em poucos dias, o buraco já atingia 25 metros de diâmetro chegando a quase todo o quarteirão.
Especialistas analisando o subsolo da região, chegaram à conclusão de que o solo era extremamente poroso com a existência de inúmeras cavernas subterrâneas todas cheias de água. A água exerce uma função muito importante no subsolo, equilibrando o peso da terra acima.
Uma fábrica de bebidas havia se instalado alguns meses antes e toda a água utilizada no processo industrial provinha de poços freáticos furados nas dependências da fábrica. A retirada da água subterrânea provocou um rebaixamento do lençol freático que, por sua vez, provocou o desmoronamento do teto de algumas cavernas e como consequencia o solo de algumas casas cederam provocando o afundamento das casas.
A região é formada por metarenitos, filitos, xistos e rochas carbonáticas resultante de metamorfose pertencentes ao grupo São Roque, de idade pré-cambriana superior. A própria origem do bairro Lavrinahs (pequenas lavras) liga-se a esse contexto geológico, tendo surgidno no início do século XX em decorrência da exploração de pedreiras de calcário.
|
As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não pode ser pirateada, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria. |
RMW\pericias\CasoCajamar.htm em 28/03/2006, atualizado em 24/08/2012.