Rotary International Rotary Club de Mogi das Cruzes - Oeste |
Texto da Palestra proferida por Roberto Massaru Watanabe na reunião do dia 20 de janeiro de 2004 em homenagem ao Dia do Farmacêutico, companheiros Rogerio Kobayashi e Kaworu Kuwajima.
Assista o vídeo da palestra -
A palavra ALQUIMIA é oriunda da palavra grega KHEMIA.
KHEMIA significa TRANSFORMAÇÃO.
A AL KHEMIA, no Egito antigo, estudava a transmutação da matéria com o objetivo de obter o ouro.
O grande entusiasta da Al Khemia foi ARISTÓTELES que afirmava que toda matéria era composta de 4 elementos (água, ar, fogo e terra). Cada um desses 4 elementos combinados em proporções determinadas formavam todas as matérias do universo.
Todo processo de alquimia era baseado no trabalho com a matéria, passando-a por 4 etapas de transmutação: CALCINATIO, SOLUTIO, COAGULATIO e SUBLIMATIO.
Os alquimistas passavam muito tempo trancados no laboratório desenvolvendo experiências de transmutação para tentarem obter o ouro.
Muitos deles ficavam orando a Deus pedindo para revelarem a fórmula dessa transmutação. Trabalhavam orando a Deus (LABOR + ORATÓRIO).
Acreditavam também que as matérias eram todas transmutações e formavam uma cadeia linear onde, em um dos extremos havia o enxofre (parte mais baixa da cadeia) e no outro extremo o ouro (parte mais alta da cadeia). Num dos extremos estava Deus e no outro o Diabo. Daí se associar o enxofre ao diabo.
Mais ou menos por volta do ano 1.000, a Al Khemia foi levada para a península Ibérica onde ganhou novas características e além da ciência da experimentação, ganhou ares filosóficos e místicos.
Para ser um alquimista, a pessoa deveria:
Um grande entusiasta da alquimia foi HERMES TRIMEGISTO que conseguiu fazer grandes avanços e elaborou inúmeras fórmulas que fizeram muito sucesso.
Porém ele guardava em segredo as suas fórmulas e não revelava para ninguém. Daí a expressão: Fechado como Hermes ou Fechado Hermeticamente
Havia também muitas mulheres se dedicando à alquimia. Uma delas, de nome Maria, conhecida também como A Judia, inventou um banho morno que hoje é conhecido como Banho-Maria.
No século 16 o médico suiço PARACELSO (Philippus Aureolus Theophrastus Bombatus von Hohenheim) acreditava que era possível transformar o homem através do conhecimento.
Desenvolveu uma série de fórmulas para serem administradas a serem humanos para curar seus males. Ele desenvolveu uma tese segundo a qual existe uma substância que cura todos os males. Seria a Pedra Filosofal ou a PANACÉIA.
A partir daí, a alquimia ganhou muita força no combate às doenças. Os aspectos místicos foram perdendo valor e com o brilhante trabalho do francês LAVOISIER nasce a QUÍMICA, uma ciência aberta, não oculta, que põe fim à ERA DA ALQUIMIA.
Por causa disso, Lavoisier é considerado PESSOA NÃO GRATA pelos poderosos (todos defensores da alquimia mística) e é decaptado no ano de 1794.
O Produto manipulado pela alquimia era conhecido como ELIXIR e a ingestão do elixir é que provocava a cura das doenças.
Assim, ganharam muita popularidade certos elixires como por exemplo:
Vejamos outros termos de importância relacionados ao assunto:
DROGA: Do alemão DROOG que significa Folha Seca. Os elixires eram elaborados através da maceração de folhas secas. (Macerar=Amolecer uma substância sólida através da ação de um líquido ou socando)
Também Matéria utilizada para o preparo de medicamentos.
FÁRMACO: Do grego PHARMAKON que significa Substância que altera a função biológica. Pode ser um medicamento ou um veneno. Fármaco não significa, necessariamente, remédio.
REMÉDIO: do latim REMEDIUM que significa Aquilo que cura. Termo amplo. O remédio para um certo mal pode ser o exercício físico.
MEDICAMENTO: mesmo que fármaco, Substância capaz de produzir alterações fisiológicas.
Medicamento pode também ser entendido como o Meio da Medicação.
Popularmente, remédio e medicamento significam exatamente a mesma coisa. O povo prefere chamar de remédio e os médicos preferem chamar de medicamento.
DROGARIA: Vários significados (ao longo do tempo)
A partir do escândalo do LAVOISIER, a até então alquimia passou a ser chamada de Ciências Farmacêuticas e os manipuladores de fármacos passaram a ser chamados de farmacêuticos.
Nesta época, o médico e o farmacêutico trabalhavam juntos, lado a lado. O médico com maior conhecimento no lado do corpo humano e o farmacêutico com maior conhecimento nos fármacos. Os dois juntos chegavam à conclusão de qual fármaco poderia restaurar melhor a enfermidade do paciente.
O advento da era industrial, da linha de produção e da produção em escala deu um grande impulso à indústria farmacêutica que passou a produzir medicametnos pré-prontos em grande escala e consequentemente a baixíssimos custos.
Um grande investimento foi feito pela Indústria Farmacêutica no sentido de levar os medicamentos-prontos ao conhecimento dos médicos através de visitas comerciais de orientação técnica.
Com isso, o medico passou a indicar e não mais receitar e o tratamento curativo passou a ser resumido numa simples ingestão de um remédio-pronto.
Proliferaram as Drogarias.
Daí a profissão de farmacêutico entrou em grande declínio.
Mais recentemente, com a "invenção" do remédio genérico, aquilo que era proibido, isto é, a indicação de um remédio equivalente, passou a ser atividade normal nos balcões das drogarias e farmácias. Qualquer remédio poderia ter o seu conteúdo (fórmula) analisado no balcão para se chagar ao seu genérico.
O simples vendedor de remédio, com a sua experiência na empurroterapia, passou a não ser suficiente para a orientação do genérico equivalente.
Ao mesmo tempo, o processo de Globalização e principalmente a INTERNET democratizou o acesso ao conhecimento e a população em geral tornou-se mais exigente.
Com isso aumentou a auto-medicação e a procura de medicamentos diretamente na farmácia descartando a consulta médica.
Com tudo isso, companheiros, acredito que a profissão de Farmacêutico voltará a ganhar grande importância no cenário social dessa população brasileira sofrida, desprovida da mais elementar infraestrutura básica de saneamento e que ainda hoje, em pleno século XXI, ainda sofre de doenças há muito dizimadas.
Uma grande vergonha para o Brasil neste cenário Globalizado do mundo de hoje.
Muito Obrigado!
[#NNNN#] - ET-11/www/roberto/rotary/PalestraAlquimia.htm em 30/05/04, atualizado em 25/04/2009.