RodaDentadaBonita.gif (7175 bytes)

Rotary International

Rotary Club de Mogi das Cruzes - Oeste

logo2003ani2.gif (103314 bytes)

ALQUIMIA

Texto da Palestra proferida por Roberto Massaru Watanabe na reunião do dia 20 de janeiro de 2004 em homenagem ao Dia do Farmacêutico, companheiros Rogerio Kobayashi e Kaworu Kuwajima.

Assista o vídeo da palestra - botaoQV.gif (478 bytes)

A palavra ALQUIMIA é oriunda da palavra grega KHEMIA.

KHEMIA significa TRANSFORMAÇÃO. 

A AL KHEMIA, no Egito antigo, estudava a transmutação da matéria com o objetivo de obter o ouro.

O grande entusiasta da Al Khemia foi ARISTÓTELES que afirmava que toda matéria era composta de 4 elementos (água, ar, fogo e terra). Cada um desses 4 elementos combinados em proporções determinadas formavam todas as matérias do universo. 

Todo processo de alquimia era baseado no trabalho com a matéria, passando-a por 4 etapas de transmutação: CALCINATIO, SOLUTIO, COAGULATIO e SUBLIMATIO.

Os alquimistas passavam muito tempo trancados no laboratório desenvolvendo experiências de transmutação para tentarem obter o ouro. 

Muitos deles ficavam orando a Deus pedindo para revelarem a fórmula dessa transmutação. Trabalhavam orando a Deus (LABOR + ORATÓRIO). 

Acreditavam também que as matérias eram todas transmutações e formavam uma cadeia linear onde, em um dos extremos havia o enxofre (parte mais baixa da cadeia) e no outro extremo o ouro (parte mais alta da cadeia). Num dos extremos estava Deus e no outro o Diabo. Daí se associar o enxofre ao diabo. 

Mais ou menos por volta do ano 1.000, a Al Khemia foi levada para a península Ibérica onde ganhou novas características e além da ciência da experimentação, ganhou ares filosóficos e místicos.

Para ser um alquimista, a pessoa deveria:

    • Paciência franciscana
    • conhecimentos de astrologia
    • guardar em segredo as suas descobertas.

Um grande entusiasta da alquimia foi HERMES TRIMEGISTO que conseguiu fazer grandes avanços e elaborou inúmeras fórmulas que fizeram muito sucesso.

Porém ele guardava em segredo as suas fórmulas e não revelava para ninguém. Daí a expressão: Fechado como Hermes ou Fechado Hermeticamente  

Havia também muitas mulheres se dedicando à alquimia. Uma delas, de nome Maria, conhecida também como A Judia, inventou um banho morno que hoje é conhecido como Banho-Maria. 

No século 16 o médico suiço PARACELSO (Philippus Aureolus Theophrastus Bombatus von Hohenheim) acreditava que era possível transformar o homem através do conhecimento.

Desenvolveu uma série de fórmulas para serem administradas a serem humanos para curar seus males. Ele desenvolveu uma tese segundo a qual existe uma substância que cura todos os males. Seria a Pedra Filosofal ou a PANACÉIA. 

A partir daí, a alquimia ganhou muita força no combate às doenças. Os aspectos místicos foram perdendo valor e com o brilhante trabalho do francês LAVOISIER nasce a QUÍMICA, uma ciência aberta, não oculta, que põe fim à ERA DA ALQUIMIA.

Por causa disso, Lavoisier é considerado PESSOA NÃO GRATA pelos poderosos (todos defensores da alquimia mística) e é decaptado no ano de 1794. 

O Produto manipulado pela alquimia era conhecido como ELIXIR e a ingestão do elixir é que provocava a cura das doenças.

Assim, ganharam muita popularidade certos elixires como por exemplo:

    • Elixir da Longa Vida
    • Elixir para abrir o apetite sexual
    • Elixir para fazer nascer cabelo

Vejamos outros termos de importância relacionados ao assunto:

DROGA: Do alemão DROOG que significa Folha Seca. Os elixires eram elaborados através da maceração de folhas secas. (Macerar=Amolecer uma substância sólida através da ação de um líquido ou socando)

Também Matéria utilizada para o preparo de medicamentos.

FÁRMACO: Do grego PHARMAKON que significa Substância que altera a função biológica. Pode ser um medicamento ou um veneno. Fármaco não significa, necessariamente, remédio.

REMÉDIO: do latim REMEDIUM que significa Aquilo que cura. Termo amplo. O remédio para um certo mal pode ser o exercício físico.

MEDICAMENTO: mesmo que fármaco, Substância capaz de produzir alterações fisiológicas.

Medicamento pode também ser entendido como o Meio da Medicação.

Popularmente, remédio e medicamento significam exatamente a mesma coisa. O povo prefere chamar de remédio e os médicos preferem chamar de medicamento. 

DROGARIA: Vários significados (ao longo do tempo)

    • Coleção de Drogas
    • Local onde se guardam as drogas
    • Comércio de Drogas

A partir do escândalo do LAVOISIER, a até então alquimia passou a ser chamada de Ciências Farmacêuticas e os manipuladores de fármacos passaram a ser chamados de farmacêuticos. 

Nesta época, o médico e o farmacêutico trabalhavam juntos, lado a lado. O médico com maior conhecimento no lado do corpo humano e o farmacêutico com maior conhecimento nos fármacos. Os dois juntos chegavam à conclusão de qual fármaco poderia restaurar melhor a enfermidade do paciente. 

O advento da era industrial, da linha de produção e da produção em escala deu um grande impulso à indústria farmacêutica que passou a produzir medicametnos pré-prontos em grande escala e consequentemente a baixíssimos custos.

Um grande investimento foi feito pela Indústria Farmacêutica no sentido de levar os medicamentos-prontos ao conhecimento dos médicos através de visitas comerciais de orientação técnica.

Com isso, o medico passou a indicar e não mais receitar e o tratamento curativo passou a ser resumido numa simples ingestão de um remédio-pronto.

Proliferaram as Drogarias.

Daí a profissão de farmacêutico entrou em grande declínio. 

Mais recentemente, com a "invenção" do remédio genérico, aquilo que era proibido, isto é, a indicação de um remédio equivalente, passou a ser atividade normal nos balcões das drogarias e farmácias. Qualquer remédio poderia ter o seu conteúdo (fórmula) analisado no balcão para se chagar ao seu genérico.

O simples vendedor de remédio, com a sua experiência na empurroterapia, passou a não ser suficiente para a orientação do genérico equivalente. 

Ao mesmo tempo, o processo de Globalização e principalmente a INTERNET democratizou o acesso ao conhecimento e a população em geral tornou-se mais exigente.

Com isso aumentou a auto-medicação e a procura de medicamentos diretamente na farmácia descartando a consulta médica. 

Com tudo isso, companheiros, acredito que a profissão de Farmacêutico voltará a ganhar grande importância no cenário social dessa população brasileira sofrida, desprovida da mais elementar infraestrutura básica de saneamento e que ainda hoje, em pleno século XXI, ainda sofre de doenças há muito dizimadas.

Uma grande vergonha para o Brasil neste cenário Globalizado do mundo de hoje.

 

Muito Obrigado!

fsp20040119p.jpg (71941 bytes)

[#NNNN#] - ET-11/www/roberto/rotary/PalestraAlquimia.htm em 30/05/04, atualizado em 25/04/2009.