TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO EM LIDERANÇA

2

O ROTARY É UMA ORGANIZAÇÃO DE LÍDERES

O Rotary é uma organização de líderes, pessoas que apresentam uma atuação destacada nos seus respectivos campos de atuação profissional.]

O sócio de um Rotary é um ser humano especial, selecionado dentre os que mais se detacaram em suas respectivas atividades profissionais. Mediante um processo seletivo estratégico, definido pela Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social, ele passa pela crivo da Comissão de Admissão que desenvolve um processo investigativo sobre as atividades do candidato indicado em todos os aspectos de sua vida, seja comercial, profissional, familiar e social, é submetido à análise da Comissão de Classificação, que analisará o mérito da natureza da sua profissão, seu nome é submetido à aprovação do Conselho Diretor e mais tarde a cada um dos membros desse Rotary.

À pessoa física que passa por todo esse meticuloso processo seletvio, dá-se um nome especial: Chamam-no de "rotariano".

Visto sob a ótica das regras rotárias, o simples fato de ser rotariano é condição suficiente para o sucesso das empreitadas a ele delegadas pelo Rotary, pois ser líder foi um dos pré-requisitos para a sua entrada no Rotary.

Entretanto, constatamos na prática que não é bem isso que acontece e é fácil entender quais são os motivos.

Em algumas profissões o "destaque" decorre como resultado de uma dedicação individual do profissional, não exigindo outros talentos como o domínio da oratória, capacidade de compreender a comunidade ou a capacidade de condução de equipes.

Esse grande especialista na sua matéria profissional, com atuação de destaque no seu campo profissional, fazendo parte de um Rotary, estará à frente de uma Comissão de Serviços onde será exigida ou desejada determinadas capacidades de liderança que muitas vezes, não faz parte do dia a dia da profissão daquele companheiro.

Freqüentemente ouvimos depoimentos do tipo: "O Rotary é uma grande escola". Isto significa ou é um importante sintoma de que o companheiro não estava preparado para aquelas habilidades necessárias para a prática daquelas atividades por que ele acabou de passar.

Muitas vezes, esta simples constatação vem tardiamente quando a sua falta de experiência já ocasionou prejuízos de difícil indenização, principalmente no campo dos valores humanos.

Uma Escola de Liderança

O fato de uma pessoa não conseguir comunicar-se ou comandar uma equipe de pessoas com eficácia, não significa que ela não possa ter a habilidade para isso.

A seu modo, todos têm alguma habilidade para a liderança, bastando passar por um processo de treinamento, de exteriorização ou de prática.

Diferentemente dos cargos executivos como Diretor, Gerente, Coordenador e Chefe, a liderança não é cargo e não precisa, necessariamente, de talento e vocação para o seu pleno exercício. É como andar e falar em que a pessoa nasce sem saber mas a partir da prática chega a um estágio de desenvolvimento em que anda e fala sem a necessidade de ficar pensando a respeito.

Um curso preparatório de líderes é uma oportunidade onde as ações de treinamento poderão ser encadeadas de forma racional, empregando metodologias didáticas eficientes e, num curto espaço de tempo, produzir resultados significativos no comportamento de liderança dos participantes.

Em cada gestão rotária é montada uma "escola" com quatro módulos do curso distribuídos ao longo do ano rotário. O curso poderá ter o registro no Ministério da Educação e Cultura, recebendo, os participantes, um Diploma Oficial.

Poderá participar do curso, não apenas sócios de um Rotary mas também qualquer pessoa da comunidade, tendo em vista a raridade de cursos dessa natureza.

Capacitação em Liderança
O Rotary é uma associação de líderes
Os módulos do Treinamento de Capacitação em Liderança