RodaDentadaBonita.jpg (3699 bytes)

Rotary International
Rotary Club de São Paulo - Tatuapé

Projeto "O Renascer do Civismo"

Exemplos

O Projeto "O Renascer do Civismo" é extremamente envolvente e no seu desenvolvimento consegue a todos contagiar, idosos, jovens e crianças, marcando com profundo significado a passagem do Dia da Bandeira.

Escolas, empresas, lojas, sociedade amigos, são convidados a desenvolverem uma atividade de promoção do Civismo.

Basicamente, o Projeto é dividido em 2 partes:

Parte 1 - Proposta de um Trabalho:

Nesta parte, os responsáveis pela escola, empresa  ou entidade, reunem-se para a discussão e escolha de uma atividade para a promoção do projeto O Renascer do Civismo.

Algumas regras:

1 - A atividade de promoção do civismo não pode se constituir em uma atividade extraordinária à rotina, devendo estar incorporada ao cotidiano da entidade.

2 - A atividade deve ser aberta à participação do público externo no Dia da Bandeira. Nesse dia o Rotary entregará um exemplar da Bandeira Brasileira.

Delegada de Ensino, Diretora da Escola, Coordenadoras Pedagógicas e Diretores do Rotary realizam reunião de discussão e escolha da atividade:
foto4.jpg (15912 bytes)

Parte 2 - Realização de um evento comunitário:

Nesta parte, a entidade deve organizar um evento aberto ao público onde a presença da Bandeira Nacional seja o ponto alto.

Veja, a seguir, alguns exemplos de realização:

Exemplo 1 - Escola Municipal Presidente João Pinheiro - Vila Matilde.

Nesta escola, a professora Darcy de Oliveira foi quem mais se entusiasmou pela realização do Projeto. Ela é responsável pela disciplina de Educação Artística.

Indagada sobre o que a sua disciplina poderia fazer para promover o Civismo, ela idealizou o Projeto Pinturas da Bandeira.

Grupos de 4 alunos ficaram encarregados de colorirem a Bandeira Nacional, cada grupo empregando uma técnica de educação artística.

O resultado foi uma exposição pública, aberta no dia 19 de novembro (dia da bandeira), onde foram expostas mais de 200 bandeiras, todas iguais no formato, porém diferentes na técnica do colorido: Uma foi colorida com tinta gouache, outra com aquarela, outra com pastel, outra com cereais (milho, ervilha, etc.), outra com fios de tricô, outra com fios de crochê, outra com linha, etc.

Com a presença dos país, os alunos puderam se orgulhar mostrando o resultado do seu trabalho.

foto7.jpg (26339 bytes)

Exemplo 2 - Escola Municipal Guimarães Rosa - Vila Manchester.

Nesta escola, a diretora Sonia Sueli Pereira foi quem mais se entusiasmou pela realização do Projeto.

Indagada sobre o que a escola poderia fazer para promover o Civismo, ela idealizou o Projeto Horta Comunitária.

Gupos de 10 alunos ficaram encarregados de um lote de plantio, escolhendo, para cada lote o tipo de cultura: alface, couve, repolho, etc. Coincidindo com o período da Primavera, as culturas foram iniciadas para serem colhidas na época do Dia da Bandeira.

Com a participação dos pais, as culturas foram colhidas no Dia da Bandeira (dia 19 de novembro) e distribuídas às famílias presentes.

foto6.jpg (26407 bytes)

Exemplo 4 - Escola Municipal Wanny Salgado Rocha - Ponte Rasa

Nesta escola, a diretora Maria Emíla Garcia foi quem mais se entusiasmou pela realização do Projeto.

Indagada sobre o que a escola poderia fazer para promover o Civismo, ela, junto com as professoras de história e geografia, idealizaram o Projeto Ética e Trabalho.

Grupos de 15 alunos fizeram um levantamento sobre o tipo de trabalho do Brasil, desde a época do descobrimento até a data atual, passando pela época do trabalho escravo.

Com a participação dos pais, os grupos fizeram apresentação do resultado do trabalho na forma de JOGRAL.

Diretora da escola e diretores do Rotary entregam a Bandeira a aluna:
foto2.jpg (16186 bytes)

Delegacia de Ensino divulga o evento durante Simpósio Municipal de Educação:
foto5.jpg (19043 bytes)

Exemplo 5 - Metalúrgica Irmãos Gazzarra Ltda - Itaqueta

Construíram um local de exposição das Bandeiras e passaram a hastear as Bandeiras diariamente.

Exemplo 6 - Indústrica Metalúrgica Rhodes Ltda - Cidade Patriarca

Constituíram um grupo denominado Comissão das Bandeiras, uma grupo de 5 funcionários, rotativo entre todos os funcionários da empresa que, diariamente, hasteiam as Bandeiras no início das atividades do dia e recolhem as Bandeiras ao final do dia.

Local escolhido pela fábrica junto à via pública:
foto3.jpg (15834 bytes)


Nos eventos escolares, o Rotary Club de São Paulo - Tatuapé se fez presente efetuando a doação de uma Bandeira Nacional nova para ser doada (algumas escolas sequer tinham um exemplar da bandeira) ou para ser trocada (pois a que eles tinham já não apresentava as condições adequadas para representar a nação brasileira, por estarem rasgadas, manchadas ou desbotadas).

Para realizar a entrega com o respeito que a Bandeira requer, foi formado um grupo de 5 crianças do Primeiro Ano (7 anos de idade) denominados Guardiões da Bandeira.

No dia da Bandeira, toda a escola é reunida no páteo da escola. Em um local é montado a mesa diretora onde ficarão o Diretor da escola, seus principais auxiliares e os convidados como os Diretores do Rotary e autoridades como o Delegado de Polícia, o Comandante da Polícia Militar e o Superior Eclesiástico da região.

Em um outro local, distante da mesa diretora é montado um tablado um pouco elevado, visível por todos.

Todos os alunos são convidados a cantarem o Hino à Bandeira (a professora de música já distribuiu cópias da letra e já ensaiou a música com algumas turmas). Durante a música, os Guardiões da Bandeira surgem portando a Bandeira velha, dirigem-se até o tablado e desfraldam a Bandeira, mostrando que ela não é mais digna de representar a Nação Brasileira (por estar suja, rasgada ou desbotada).

Feita esta apresentação, dobram a mesma e se dirigem à mesa diretora onde um Diretor do Rotary os esperam com um exemplar novo da Bandeira. Chegando lá, é feita a troca das Bandeiras. Recebendo a Bandeira nova, os Guardiões da Bandeira se dirigem novamente até o tablado e lá chegando desfraldam para que todos possam testemunhar que a Escola possui novamente (foi restaurado) um Bandeira digna.

É uma cerimônia muito simples porém muito significativa. Ficamos emocionados só de imaginar a cerimônia sendo realizada.

As Bandeiras recolhidas, são encaminhadas para o Comando da Polícia Militar da Região Leste, o CPA/M4, no dia da Bandeira para serem incineradas. O Oitavo Batalhão da Polícia Militar, desloca o incinerador portátil até a Praça Silvio Romero, no coração do Tatuapé, para promover a incineração pública das bandeiras.

Empresários, Comerciantes e Liderenças Comunitárias participam da Solenidade Pública de Incineração das Bandeiras, ao Meio-Dia do dia 19 de novembro.
foto1.jpg (36036 bytes)

Clique Aqui para voltar à página anterior.


www\roberto\rotary\exemplos.htm em 27/09/2002, atualizado em 22/07/2006