ESCOLINHA ROTÁRIA

- Formação completa em rotarismo -

Resumo do conteúdo a ser apresentado no Painel de Debates sobre Escola Rotary no Distrito 4540 – Conferência do Distrito 4540 – 2 a 5 de junho de 2005 em Águas de Lindóia pelo companheiro Roberto Massaru Watanabe do Rotary Club de São Paulo – Tatuapé – Distrito 4430.

 

As escolas rotárias costumam ater-se apenas aos aspectos de conteúdo e não se preocupam muito com uma possível evolução do nível dos alunos.

Na visão que se propõe, os cursos prevêem diversos níveis evolutivos. As aulas são essencialmente teóricas mas o clube é utilizado como laboratório onde vamos realizar as experiências práticas.

O aluno entra meio "pé de chinelo", "meio-empresário" e sai um ser humano completo, conhecedor, líder, competente, eficaz.

Como qualquer processo de ensino, as escolas rotárias deveriam prever, acompanhar e avaliar o progresso dos alunos.

Assim, sugiro que como diretriz, as escolas procurem responder às 5 perguntas clássicas da investigação que são: QUE, COMO, QUEM, QUANDO e PORQUE. Em cada ano o roteiro do curso é percorrido em um desses níveis.

Após 5 anos, o aluno terá recebido uma formação completa em rotarismo, podendo enxergar o Rotary sobre diversos aspectos.

 

 

Primeiro Nível - Nível de informação – O que É

Neste primeiro ano, o rotariano é considerado companheiro novo. Deve-se "sobrecarregá-lo de atividades do clube, porém evitar de colocá-lo à frente de atividades de forte necessidades rotárias como Admissão, Classificação e Fundação Rotária.

Pelas orientações do PLC, ele deve ficar, ao menos, dois anos como membro de uma comissão antes de assumir a Presidência desta comissão.

As orientações devem se limitar às definições e apresentação de exemplos e casos de sucesso. Basicamente, a preocupação é com o conteúdo.

O aluno vai aprender o que é o Rotary, o que é a Fundação Rotária, quais as atribuições do Presidente, do Secretário, das Comissões do clube, etc.

Cuidado para não transformar as aulas em fórum de debates. As aulas devem ser ministradas por pedagogos e profissionais experientes na arte de ensinar.

 

 

Segundo Nível - Nível de Articulação – Como Fazer

A capacidade de articulação, de motivação, de envolvimento são detalhes importantes na atividade pessoal, familiar e profissional de qualquer ser humano.

As orientações devem mostrar a forma com que a estrutura do Rotary utiliza as comissões e cargos do clube para exercitar a capacidade de articulação de cada rotariano.

Ainda nesse segundo ano do companheiro novo, deve-se evitar de outorgar-lhe maiores poderes ou funções de responsabilidade, pois é grande, ainda, a chance de cometer gafes, equívocos e outras atitudes que poderão oferecer melindres aos demais. Lembre-se que o Rotary é uma organização de líderes e todo líder é meio convencido, cheio de si e muito melindroso.

O Padrinho e o Mentor Rotário devem estar especialmente atentos para aproveitar as oportunidades (principalmente nos erros) de mostrar a "falha" existente no companheiro novo.

Os alunos deixam de ter o comportamento tosco, próprio de um ser pouco evoluído e passam a agir de forma inteligente, civilizada e mais eficiente, humana, profissional.

Antes de sair brandindo aos quatro ventos que fulano está atrasado no pagamento das mensalidades, o Tesoureiro vai pensar e encontrar uma forma adequada para efetuar a cobrança e conseguir que o inadimplente pague os atrasados e não que peça demissão do clube. Muitos companheiros pedem demissão não pelo fato ocorrido mas por causa da "forma" com que o assunto foi encaminhado.

 

 

Terceiro Nível - Nível de Capacitação – Quem

Treinamento de Liderança

Não existe pessoa ideal para esta ou aquela função, assim como não deve haver discriminação do tipo "fulano só serve para aquela função". O verdadeiro líder deve apresentar um bom desempenho em todas as atividades.

Entretanto, líder não nasce feito. É preciso treiná-lo para esta ou aquela responsabilidade.

Oratória, Comunicação Interpessoal, Relações Públicas e outras matérias diretamente relacionadas com o desempenho pessoal do companheiro novo.

O aluno aprende as técnicas de Motivação de Equipes, como Conduzir uma Reunião, etc. e torna-se melhor pessoa, melhor profissional.

Aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos na Escolinha e aplicando na gestão do clube, ele vai ver a efetividade das técnicas e vai sentir muita segurança, muita auto-confiança.

Vai aplicar essas técnicas na sua empresa e vai fazer a sua empresa ter um melhor desempenho e crescer.

Nesse nível, o rotariano que já era bom em algumas coisas, evolui, se completa e passa a ser bom em muitas coisas.

Profissionais da área de comportamentos como psicólogos, fonoaudiólogos, teatrólogos devem ser elencados no corpo docente.

 

 

Quarto Nível - Nível de oportunidades – Quando

Na vida, as oportunidades estão sendo mostradas a todo instante. Nós é que não as percebemos.

Nesse nível, aos alunos são apresentadas técnicas especiais que melhoram a sua percepção quanto às interatividades entre partes e assim aguçar a sua visão para perceber as oportunidades. Uma flecha atirada, uma palavra dita e um momento perdido não voltam mais, nunca mais.

Dentro do clube ou fora dele (Clube Eficaz) o "recém –formado" deve ser colocado à prova, simulações medem a evolução da sua capacidade de percepção de oportunidades.

Deve haver uma vontade sincera do rotariano para submeter-se a esses processos, reconhecer as suas falhas e fraquezas e se dispor (com muita garra) a aprender as técnicas para melhorar a sua vida, a sua performance e seu caráter.  É uma fase difícil, trabalhosa e delicada mas deve ser encarada com naturalidade.

Planejamento, Condução e Motivação de Equipes, e outras ferramentas complementam a formação do aluno para melhorar a performance de equipes por ele comandadas.

Profissionais da área de motivação, auto-ajuda, neurolingüística, etc. como psicólogos, sociólogos e outros devem ser elencados no corpo docente.

 

 

Quinto Nível - Nível de Filosofia – Por quê

Por que fazemos o que fazemos.

Quais são os reflexos e conseqüências das nossas ações? Quando atuamos de forma exemplar ("pela conduta exemplar na sua vida .... "), o que acontece que isto traz melhorias para a nossa comunidade? "Será benéfico para todos os interessados?"

Devemos dar o peixe? Devemos ensinar a pescar? Por que será que eu tento, tento e tento ensinar a pescar e ele não consegue aprender? Dar o peixe não é solução, mas estou vendo que ensinar a pescar também não resolve. "Ao notar determinada carência pela qual a comunidade deva responsabilizar-se, o clube não deve tentar remediar a situação sozinho, procurando, em vez disso, despertar a atenção dos demais habitantes para o problema."

Qual é a estrutura de uma Comunidade. Quais são os poderes atuantes. Qual é o papel do Primeiro, Segundo e Terceiro setores.

Papel dos homens públicos. A ética na política. Alternativas para a melhoria da comunidade.

 

 

NOTAS:

1 - Os níveis 1 e 2 interessam essencialmente aos rotarianos novos. Deve ser seguido o esquema apresentado no STAR - Special Training Action Rotary. Pode ser fornecido um diploma simbólico.

2 - Os níveis 3 a 5 podem interessar também a pessoas da comunidade e poderiam ser abertos e cobrar-se uma taxa. Poderia ser chamado de Curso de Formação de Lideranças. Pode ser registrado no CFMO - Conselho Federal de Mão de Obra. Pode ser fornecido um diploma oficial.

 

 

STAR (Treinamento Especial para Ação Rotária) – do Apêndice 8 do Manual das Comissões de Clube

 

O programa STAR foi criado em 1976, pelo Rotary Club de El Paso, Texas, EUA, e tem se mostrado um instrumento extremamente útil na preparação de sócios para assumir posições de líder no clube, bem como no sentido de manter o quadro social informado.

Incentiva-se os clubes a implementar programas semelhantes que facilitem o estabelecimento de um quadro social atuante e conhecedor de assuntos relacionados ao Rotary.

Considerando que anualmente um novo grupo de novos sócios ingressa no Rotary, o programa pode ser repetido continuamente.

Atividades proporcionadas através do programa STAR, tais como reuniões para o café da manhã, servem não só como veículo de informação sobre o Rotary, como contribuem para que os novos sócios interajam entre si e com os rotarianos mais experientes do clube.

O ambiente informal e amigável, proporcionado por pequenas reuniões de grupo, favorece o esclarecimento de dúvidas e discussões interessantes.

Em grandes clubes, as reuniões patrocinadas pelo programa STAR podem ser um instrumento útil para a promoção de companheirismo. As seguintes diretrizes do programa STAR podem ser adaptadas para uso em seu clube:

Cada novo sócio é encaminhado à comissão do programa STAR, devendo apresentar uma fotografia e preencher questionário com dados biográficos, que servirá para a elaboração de um perfil a ser publicado no boletim semanal do clube.

Os novos sócios utilizam uma estrela e uma fita vermelha em seus crachás enquanto os rotarianos experientes são incentivados a sentar-se junto a eles nas reuniões de clube..

Dentro das duas semanas que sucedem seu ingresso no Rotary, os novos sócios recebem uma visita do presidente e/ou do vice-presidente da comissão do programa STAR em seus locais de trabalho..

Reuniões com duração de uma hora, onde é servido café da manhã, realizam-se uma vez por mês, exceto em dezembro.

Espera-se que todos os novos sócios participem dessas reuniões durante um ano. Esse comparecimento não substitui a participação nas reuniões ordinárias do clube..

A comissão do programa STAR é composta pelo presidente (normalmente um ex-governador de distrito ou ex-presidente do clube), vice-presidente (o último ex-presidente do clube), três ou quatro ex-presidentes de clube, presidente eleito do clube, e alguns integrantes do programa do ano anterior, se assim solicitarem..

Todos os sócios do clube podem participar dos encontros organizados pelo programa STAR caso queiram atualizar seus conhecimentos sobre o Rotary e interagir com os novos sócios. Além disso, sócios de outros clubes da cidade ou do distrito são convidados a comparecer..

A programação dos encontros inclui, de um modo geral, as boas-vindas àqueles que participam pela primeira vez; reconhecimento dos sócios que tenham participado do programa por um ano; divulgação das atividades e eventos do clube e distrito; e apresentação de tópicos específicos, seguida de sessão de perguntas e respostas.

Esses tópicos podem incluir as quatro Avenidas de Serviços, comparecimento às reuniões de clube, história do clube, a Fundação Rotária e os programas do Rotary International.

As apresentações são feitas pelo líder do conselho diretor do clube ou pelo presidente da comissão responsável pelo tópico sendo tratado.

Os novos membros da comissão do programa STAR são responsáveis por organizar um almoço comemorativo em dezembro. Se necessário, encontros adicionais do programa STAR serão realizados, após as reuniões ordinárias de clube, para recuperação da freqüência..

O presidente da comissão STAR publica um relatório mensal no boletim semanal do clube.