Pólos de atração, do ponto de vista urbanístico, são atividades,
estabelecimentos ou locais que produzem nos consumidores um poder de atração, fazendo
com que ele saia de casa e vá até lá. São, geralmente, formados por estabelecimentos
comerciais e de prestação de serviços como as escolas, os supermercados, shoppings,
centros de esportes ou outras atividades que promovem a afluência de um considerável
número de pessoas, diariamente.
É inegável a influência que o pólo
exerce sobre uma determinada região. Pelo fato de proporcionar a presença de um
contingente grande de pessoas, e estas pessoas necessitarem de diversos tipos de insumos,
os pólos acabam facilitando a instalação de outros estabelecimentos com a finalidade
principal de atender à demanda desses frequentadores.
Até há pouco tempo, o Tatuapé só dispunha da praça Silvio Romero como
um grande pólo de atração. Entretanto, investimentos recentes criaram diversos novos Pólos
de Atração. Embora dispersos no ponto de vista geográfico, exercem um poder de
atração muito grande sobre a população.
Talvez essa instalação
"dispersa" seja um dos componentes que multiplicam o o próprio poder de
atração.
Assim, temos o comércio da
Antonio de Barros, da Tuiuti com a Celso Garcia, as clínicas em torno da Biblioteca, o
metrô Tatuapé com o seu shopping, a praça Silvio Romero, o Metrô Carrão, o Largo do
Bom Parto, a Emília Marengo, a Pedreira de Freitas, a Monte Serrat e novo shopping, o
Anália Franco. |
Percorrendo as ruas dos bairros do Tatuapé, verifica-se que ocorreram,
nos últimos anos, investimentos em todos os setores da atividade humana. Comércio,
escolas de línguas, supermercados, academias de ginástica e educação. Todas essas iniciativas deveriam
estar ocorrendo de forma uniforme em toda a zona Leste da Capital, tendo em vista a grande
expansão urbana que se verificou nesse lado da cidade. No entanto, por diversos fatores,
isso não vem acontecendo. E isso valoriza ainda mais a existência dos pólos de
atração da região do Tatuapé.
De todos os pólos, os
mais influentes são aqueles formados pelos Shopping Centers e Supermercados.
Maravilha do mercado de
consumo da era moderna, o shopping e o supermercado representam segurança para a compra e
lazer. Com a tendência da instalação de prestadores de serviços e até de escolas
dentro de shoppings, os 4 shoppings e os hipermercados pertencentes às grandes redes
mundiais exercerão, certamente, uma influência marcante e decisiva no desenvolvimento da
região.
Essa constatação é valorizada
ainda mais quando consideramos as facilidades de acesso a estes pólos como a existência
de 2 estações do metropolitano de São Paulo, além das linhas de ônibus para todas as
regiões da Cidade e da espaçosa malha viária. |